O Mercado Livre (junto do Mercado Pago, por serem empresas parceiras) pediram foto do meu RG ou CNH na hora de me cadastrar. Achando que era um procedimento padrão do site (pois era minha primeira vez comprando lá) acabei enviando a foto do documento, frente e verso como o site pedia. Depois de uns minutos percebi que era uma atitude bizarra fora do comum. Fui pesquisar e isso acontece com várias pessoas. Tenho certeza de que era o próprio Mercado Livre pedindo, e não era nenhum vendedor do site pedindo. Acontece que não sei se é uma prática legal, e não tenho certeza de quão seguro estou agora, pois o site não fornece nenhum tipo de informação sobre pedir Cópias de RG ou CNH. Devo abrir um boletim de ocorrência? Eles podem ficar com a cópia do meu documento? Isso é uma ação fraudulenta por parte do Mercado Livre?

Respostas

    R

    roseane cristina santos Quinta, 09 de janeiro de 2020, 11h45min

    o mercado livre bloqueou minha conta porque recusei enviar documentos com foto, cpf ,identidade e depois tirar foto pela web cam...

    Silvana Espeschit Amaral

    Silvana Espeschit Amaral Quinta, 15 de outubro de 2020, 1h26min

    Eu também não estou conseguindo comprar nem acessa porque tambem não quero enviar copia de meus documentos. NENHUMA LOJA OU SITE EXIGE ISSO. AZAR O DELES1 COMPRO DE OUTRO.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    A

    Alexandre Vieira da Silva Segunda, 15 de março de 2021, 14h44min

    Pra comprar do mercado livre alem de pagar adiantado e sem qualquer risco antes de receber o produto porque tanta burrocracia

    Milton Levy de Souza

    Milton Levy de Souza Segunda, 15 de março de 2021, 17h33min

    Não tenho procuração do Mercado Livre (junto do Mercado Pago) , mas atrevo-me a oservar o seguinte:

    Pode ser em decorrência de haver muito tempo sem compras no Mercado Livre.

    Tente correspondência com eles e confirmem sobre a prática.

    G

    Gbs Segunda, 15 de março de 2021, 17h36min Editado

    A pratica tem por objetivo garantir maior segurança a quem compra e a que vende pela plataforma

    A

    Antonio Soares Domingo, 18 de abril de 2021, 21h55min

    Compro muito no ml, agora eles vem com essa , não vou colocar minha CNH pois o qrcode tem toda minha documentação, o ml é um site estrangeiro se vazar as informações vou ter prejuízo
    Tem problema não azar o deles vou comprar em outros

    L

    Luiz de Sousa Domingo, 20 de junho de 2021, 11h03min

    Comprei um produto no mes de maio de 2021 no mercado livre, preciso fazer outra compra e nao consigo entrar na minha conta do mercado livre, digito a senha e não entra e eles pede a foto do documento pra confirmação, estou até inrritado.

    I

    ISTONY DE SOUZA GOMES Segunda, 18 de outubro de 2021, 18h52min

    Tem algo de estranho nessas confirmações solicitadas. Como uma senha pode estar vencida diante de compras feitas com menos de 06 meses. Se eu quero comprar e pago antecipado, de que segurança estamos falando? Além disso tem a dificuldade do site interpretar as fotos inseridas. Tem algo errado!!

    G

    Gbs Segunda, 18 de outubro de 2021, 19h03min

    Tem nada errado. Se acham que é burocrático naao acessem nao comprem. Simples assim.

    V

    Vlad g. Sábado, 20 de novembro de 2021, 22h04min

    MercadoLivre está impedindo eu de sacar meu dinheiro não quero usar mais a plataforma e ta obrigando eu enviar meus documentos!pra sacar o mru dinheiro sendo que já tem código em dois fatores e meu mail registrado abusa absurdo,e se apropriando do Meu dinheiro

    J

    JURIDIQUES Domingo, 21 de novembro de 2021, 2h15min

    A política de proteção de dados mudou recentemente.
    Se não enviar os documentos comprovando sua identidade, não há como realizar a liberação do valor

    H

    Helio Cardoso da Silva Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 14h50min

    Tem algo e suspeito no ML mesmo. Dia 31/jan fiz uma compra normalmente sem que fosse solicitado a foto do documento. Como o produto não me serviu por ter tamanho incorreto, fiz a devolução gratuitamente hoje. Mas enquanto isso achei produto semelhante de outro vendedor...mas quanto tentei fazer pergunta ao vendedor para confirmar as dimensões do produto me apareceu esta solicitação sem sentido. E não tem outra opção! Não consigo mais comprar, fazer perguntas ou qualquer outra operação sem passar pela tela onde exigem a foto do documento. Até pra acessar canais de ajuda via 0800 ou chat eles exigem que se passe pelo logon na conta onde é exigido a foto do documento. Não tem nenhum lugar avisando que o documento é pra abrir uma conta digital no Mercado Pago...como me informei em outro artigo. Se isso continuar o ML vai perder clientes...eu não vou fornecer meu documento porque não tenho interesse em abrir essa conta digital. Compro pela internet há muitos anos e nenhuma loja pede foto de documentos..

    A

    ADVOGADO MARCOS FERNANDES 100793/RJ Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 17h31min

    Tudo bem que podem pedir fotos da identidade e selfie , porém , já era cadastrado e tinha comprado por pix , uma semana antes deles virem me pedindo a identidade e foto selfie ... Após enviar minha CNH frente e verso, tirei a selfie , a foto estava perfeita , mas mandaram tirar outra dizendo que não era boa foto , tirei , depois de novo , depois de novo , após mais de meia hora , tirando fotos minhas, mas de 30 fotos,que eram perfeitas para se ver , cansei e comprei em outro lugar ... Olha que iria pagar por pix ...por isso entendo que perdem clientes com isso , e talvez já percam dinheiro nos tribunais , caso os juízes entenderem que se trata de constrangimento , obrigar a tirar selfie e dar identidade , para se comprar algo a vista pelo pix ou pelo próprio cartão de crédito... Qual mistério para que eles tanto precisam de identidade e fotos das pessoas ? Será que é somente questão de segurança ?

    J

    João Avelino da Silva Neto Sexta, 05 de agosto de 2022, 10h05min

    Ontem 04/08/2022 fui surpreendido com esse pedido, eles alegam segurança, estão me vendo pessoalmente para saber se o documento enviado sou eu mesmo? A partir dessa data deixo de comprar, temos outros canais, os vendedores que deixam de vender, como já fiz!!

    R

    ROMMEL BERNARDES DA COSTA Terça, 09 de agosto de 2022, 21h44min

    Compro no Mercadolivre desde 2002, e esta frescura de abrir câmera para realizar compras! Pedir documentos frente e verso ISSO É INVASÃO DE PRIVACIDADE!
    Eu não quero abrir conta corrente no banco deles (Mercado Pago).
    Perderam mais um cliente!!!!!!!

    Estou comprando em outro portal de compras bem maior e mais ágil que o deles e SEM FRESCURAS!!!!!!!

    G

    Gbs Quarta, 10 de agosto de 2022, 6h41min

    Ta! E dai? Isso nao é duvida juridica. E nada sera feito sobre esta situação aqui.