Padastro não e pai ?
Moro junto a 1 ano e meio , e minha esposa tem 2 filhos , só que o pai biológico deles nunca teve interesse em velos um tem 3 o outro 5 anos , tanto que ela teve que entrar na justiça pra reconhecer a paternidade do de 3 anos , gostaria de saber se posso pedir a guarda ou paternidade dos dois , ja crio eles mais a família da minha esposa fala que. Não tenho direito de educar eles nem nada parecido por que não fiz eles e não sou pai de verdade , sendo que o cara que falou que queria que os dois morece só por que os fez tem mais direito do que eu
Você não é o pai biológico, porém, é você que as crianças tem como figura paterna, no meu ponto de vista, as crianças devem saber quem é realmente o pai biológico, ter o sobrenome do mesmo, inclusive receber pensão alimentícia, é direito das crianças e dever do pai biológico, entretanto, você é quem está cuidando, criando e educando, seria o pai de coração, no meu ver, teria todo o direito de corrigir e educar, você estaria fazendo isso para o bem das crianças, não é nada fácil cuidar e educar de filhos sozinha e nesse caso, sua esposa está fazendo papel de pai e mãe, com você ao lado dela. As crianças precisam de figura materna e paterna, ter exemplos e espelhos dentro de casa, já que o biológico não faz questão alguma de estar presente, você está fazendo o papel dele, e acho também que a mãe, no seu caso, deveria dar apoio a você, já que você vive com ela de união estável, ela deveria se impor diante da família dela, dizer que é você quem está com ela e é você quem vai ajudar ela a cuidar e educar seus filhos, vocês são uma família. Conheço muitos padrasto que são muito mais pais, que os próprios biológicos, assim como madrasta e mãe. Mas é aquela coisa, o combinado não sai caro, vocês deveriam sentar e conversar, resolver isso, porque fica um clima desagradável também para as crianças vendo tudo isso, é desgastante e afeta o psicológico das crianças, elas são as que sempre são mais prejudicadas. É minha opinião.
BoaSorte
A criança será cuidada e educada pelos seus guardiões. Normalmente guarda compartilhada entre pai e mãe. Não é porque os genitores não vivem juntos que o pai é mero coadjuvante na vida do filho.
O papel da mãe só pode ser exercido pela mãe, o papel do pai só pode ser exercido pelo pai e o papel da padrasto só pode ser exercido pelo padrasto.
Você pode tentar a guarda deles, E CONTINUARÁ NÃO SENDO PAI. Se consegue? Depende. Eu acho pouco provável porque mesmo na ausência do pai e da mãe a preferência pela guarda seria dos avós.