Jus.com.br

    Jus.com.br Terça, 11 de julho de 2023, 11h05min

    Melhor Resposta segundo o Editor

    O Jus tem um artigo sobre esse assunto!

    jus.com.br/artigos/104992/posso-namorar-uma-menor

    Fizemos uma postagem, com tudo explicadinho.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 13 de junho de 2008, 2h23min

    Sendo um namoro, literalmente, e com a expressa permissão concedida dos seu genitores, não vislumbro violação de crime, seja, no Estatuto da Criança e Adolecentes ou qualquer outra lei incriminadora.

    Atenciosamente, Adv. Antonio Gomes.

    W

    wand Sexta, 20 de junho de 2008, 21h51min

    Oi, tudo bem??
    O meu caso é mais complicado, os pais nao permitem, tenho 22 anos e namoro uma pessoa de 17. Seria Crime?? O que poderia fazer pra reverter legalmente e situação??

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 21 de junho de 2008, 18h47min

    Emancipar a jovem.

    W

    wand Sábado, 21 de junho de 2008, 22h09min

    Mas os pais não querem, de todas as formas tem que ter a autorização deles nos ja tentamos de todas as formas.
    vc teria como me ajudar?? Alguma outra forma que nao engravidar??
    Obrigado

    ?

    João Gabriel Junior Domingo, 24 de agosto de 2008, 13h12min

    mas e se no caso, os pais nao aceitam, e nao ocorre o ato sexual, apenas o namoro em si, sem a permissão dos pais, sendo no caso, uma relaçao homoafetiva entre os dois jovens, os pais podem acusar quem é de maior de cometer algum crime?
    sendo q o d maior agora tem 20 anos e o menor de idade, vai fazer 17.

    S

    Sebastião Marcos Ferreira Sábado, 30 de agosto de 2008, 12h19min

    Caros Wand e João Gabriel, sou novo tanto no forum como na advocacia , mas vou tentar ajuda-los : Se a moça tem mais 14 anos e o namoro ou mesmo o sexo acontecer com o consentimento dela (não á força), mesmo sendo ela virgem, não há crime algum. Antes de 2005 voces poderiam responder por crime de sedução, mas a Lei 11.106/05 de 28/03/2005, acabou com o com esse crime. Portanto pode namorar á vontade, mas cuidado nada á força tá ? Senão pode ser considerado estupro independente da idade dela .

    W

    wand Sábado, 06 de setembro de 2008, 13h20min

    Entao se o pai processar o maior por alguma coisa, como pedofilia, e a jovem afirmar que fez por livre vontade nao instituiria processo ou crime??

  • -1
    S

    sk8 jitsu Sexta, 01 de maio de 2009, 23h17min

    bem eu tenho 19 anos gostaria de saber se namorar com uma menina de 16 anos é crime?? apenas não namoro só por curiosidade que conheci uma menina dessa idade e ela ficou louca pormim,, ai fiquei confuso se eu namoro ela ou não,?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 02 de maio de 2009, 0h34min

    Namorar pode, cerol, não.

    A

    A lana Quinta, 08 de setembro de 2011, 4h41min

    eu acredito que pela lei, não tera acusação se for maior de 14 anos.
    porem gostaria de saber se uma pessoa de 20 anos namorar com outra de 16 sendo q os pais não aceitam, seria considerado pedoflia ?(sendo que é soment um namoro, relações seriam tidas apos o casamento, isso se houver, caso contrario não teria nenhuma relação sexual) se também teria algum risco para o maior ser processado ou ser preso por denuncia dos pais que não aceitam ?

    P

    pensador Quinta, 08 de setembro de 2011, 7h52min

    Não, não é crime. Conduta atípica.

    A

    A lana Sexta, 09 de setembro de 2011, 3h54min

    A sim, obrigado pela resposta O Pensador, mas também gostaria de saber, no caso do não aceitamento dos pais do menor, se eles resolvem abrir um processo por assedio ou coisa do tipo, o maior poderia ter problemas e realmente ser processado ou até preso ?

    P

    pensador Sexta, 09 de setembro de 2011, 8h48min

    Com o consentimento da menor não há que se falar em crime.

  • -1
    Thaison Roots

    Thaison Roots Sexta, 13 de março de 2015, 16h08min

    Eu namoro uma menina de 16 anos, tenho 25, a mãe dela não aceita, sim já houve relações sexuais e tals, gostaria de saber se a mãe dela me denunciar eu posso ser preso ou responder algum processo? tipo tudo com o consentimento da menina, só a mãe e família que não aceita!

    Van Ccb

    Van Ccb Segunda, 25 de janeiro de 2016, 8h23min

    olha eu estou afim de uma de 16 anos ! e ela ja foi ate casada a mae nao aceitava e air ela casou com ele e fgiu nao sei e hoje ela largou ele e eu estou afim de e a mae dela mim aceita! eu ja vi menina casar com 15 anos com consetimento dos pais! se vc esta com ela sem altorização deles é crime!

    Michael Silva

    Michael Silva Quinta, 20 de outubro de 2016, 23h53min Editado

    Olha tou com grande poblema. Os pais da garota quer gosto. Nao quer deixa nos namora. Eu tenho 18 ela tem 16 tem algo poblema nos namora se eles. Nao deixa!!!????

    R

    Rafael F Solano Sexta, 21 de outubro de 2016, 9h32min

    Michael,. vc já é adulto perante a Lei, o mundo vai trata-lo como tal, vc assume agora seus atos, se roubar 1 balinha que seja vc vai para presidio e será tratado como um criminoso como os outros!!!

    Sendo adulto, te pergunto: vc quer ser respeitado, ter sua opinião, seus DIREITOS respeitados?? Creio que sim!! Então, respeite tmb os direitos dos pais da moça, eles são os tutores dela, ela está sob a guarda deles, tem de acatar a decisão deles!!! Ponto final!!!

    Se eles não o querem perto dela faça um favor a vc, não se aproxime ou vai em cana por assédio!!!!

    B

    Beatriz Paixão Quarta, 04 de janeiro de 2017, 0h38min

    Ola tudo bem ? Gostaria de fazer uma pergunta ! Então eu tenho 15 anos, a pessoa que estou noomento tem 23 ele é homem, e tem as suas necessidades, nunca tivemos nada alem de um beijo e abraços! Ele me respeita nunca me forçou a nada, a minha mãe é rígida, acho certo o jeito dela nesse caso, ela sabe que eu e ele se gostamos ! Ela não se converti muito, com essa historia. Mais tbm não proibi! Oque devo fazer para ela liberar mais ?

    Marcello Olliveira

    Marcello Olliveira Terça, 07 de fevereiro de 2017, 0h45min

    Rafael primeiro oq vc falou n e verdade o michael n ira preso Nada a menina tem 16 anos ela ja responde se ela falar q transo ou se relacionou com o rapaz ja era vai dar cana por que ta falando besteira mesmo q os pais n concordarem n da cana michael pode ficar tranquilo a n ser q a moça diga q vc abusou dela ou fez algo a força entao vcs tem q entrar no bom senso so isso mais cana n vai dar pra vc isso e mentira pode consultar um advogado menores de 14 anos sim da problema acima n da nada se vc gosta da garota e ela gosta de vc vai enfrente amigo msm q os pais n for afavor tampa a boca deles com atitides