O que fazer com apropriação Indébita ?
O que é necessário para dar entrada no processo por apropriação indébita ? Que documentos preciso? procuro um advogado ou consigo por conta própria ?
Temos uma empresa de peças para tratores, o meu pai que era o diretor, administrador da empresa estava hospitalizado(diagnosticado com um câncer em estagio 5, onde veio a falecer dias após o delito) e em posses das chaves da loja estava um irmão dele. Esse deu acesso as demais irmãs e sobrinha(os), adentraram no empreendimento sem autorização dos responsáveis legais e fizeram a apropriação de uma maquina de prensar mangueiras no valor de compra de $ 26.020,00(vinte e seis mil e vinte centavos) com nota fiscal em nome da nossa empresa. Já fiz o B.O online, mas o delegado da circunscrição que atende o local do delito. Encontra-se de férias, e segundo o escrivão o substituto só comparece a delegacia para delitos graves. O que devo fazer nesse caso, preciso reaver a máquina. Uma fez que é de propriedade da nossa empresa, comprado no CNPJ da loja?
Voce pode ingressar no juizado especial sem a necessidade de contratar um advogado basta registrar a causa com o valor da maquina usada, que sera menor que o valor da nota e não extrapola o limite de 20 salários mínimos. importante pedir ja em caráter liminar, ou seja, que o pedido seja concedido no inicio do processo. Procure o Juizado de sua cidade , eles vão te orientar. Voce ja tentou falar com seu Tio? pode tentar reaver a maquina amigavelmente, se mesmo assim ele se negar envie uma correspondência para ele , registrada e com prazo para resposta., coloque la seu numero de telefone , e mail, endereço. Assim voce estará demonstrando que esgotou as possibilidades que estavam em seu alcance e que precisa da justiça para garantir o seu direito. importante dizer que para falar em nome da empresa será necessário que haja um representante capaz para fazê-lo( proprietário/socio/administrador). como ja disse procure o Juizado, eles com certeza irão te orientar.
Eu trabalhava em uma loja no aeroporto e certo dia ligaram no telefone da loja se passando pelo o dono, e eu cai em um golpe transferindo 12 mil reais pra 2 CPF diferentes, isso pode ser considerado um crime dê apropiação indébita? Se não, o que posso fazer a respeito? Tenho os CPFs e os nomes completos, e outras provas também.