Viúva herda herança do cunhado?

Há 17 anos ·
Link

Boa tarde. Estou fazendo um inventário, a minha dúvida seria a seguinte: o falecido apenas deixou herdeiros colaterais, porém um dos herdeiros é falecido e deixou a viúva, com regime de comunhã de bens e mais filhos. A viúva herda a herança do cunhado juntamente com os filhos, como representantes ou apenas os sobrinhos herdam na qualidade de representantes do pai, já que a herança recaía apenas para o pai, no caso o irmão do "de cujus".

4 Respostas
JULIANA
Há 17 anos ·
Link

Somente os filhos sao herdeiros, a esposa nao herda por representaçao.

Maria Helena_1
Há 17 anos ·
Link

A minha dúvida é parecida com a da Juliana de Ribeiro Preto, ou seja, o "de cujus" faleceu em 02/01/09, deixou apenas herdeiros colaterais, porém um dos irmãos faleceu anteriormente em 22/12/06 deixando apenas a viúva, sendo que, não tiverem filhos. No entanto eles foram casados em regime de comunhão universal de bens. Assim, a cunhada por causa do regime de bens, tem direito à herança do cunhado? Ela tem direito à representação? Ficarei agradecida por me tirarem esta dúvida. Obrigada.

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 17 anos ·
Link

Em Direito das Sucessões é sempre dificil dizer sim ou não perempetoriamente, pois são muitas as situações.

Veja-se que a data do óbito é importante, pois diz que CCB é o aplicável.

Depois, o regime de casamento tem especial relevância.

Por último, há a cadeia sucessória legal.

Se alguém morre, a ordem é: descendentes, ascendentes, colateriais.

Ora, um homem morre sem deixar descendentes ou ascendentes. Em seguida, vem a cônjuge supérstite. Se ela não existir, chamam-se os irmãos, tios, primos, etc.

Porém, a mim parece claro, cada um desses pode ser substituído por descendentes (ou ascendentes).

Em tese, um irmão falecido antes do morto NÃO poderia herdar, se não deixou descendentes (nem ascendentes, pois estes, se existissem, herdariam direto do morto). Com maior razão, sua viúva também não poderia herdar, por não integrar (mais) a cadeia sucessória.

Sub censura.

Maria Helena_1
Há 17 anos ·
Link

João Celso, pesquisei com outros colegas e também acho q a viúva não tem direito à herança. Minha dúvida era somente com relação ao regime de bens. Assim, fico-lhe grata por sua informação.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos