Meu único carro pode ser penhorado?
Olá. Tenho dívidas de cartão de crédito e cheque especial. Não tenho bens imóveis, estou desempregado e morando de aluguel. No entanto, Possuo um único carro quitado em meu nome. Este meu carro pode ser penhorado? É o único bem que possuo quitado em meu nome.
O carro não se inclui na lista dos bens impenhoráveis, seja absolutamente seja relativamente. Contudo, existe uma maneira de deixar o carro impenhorável. Seria coloca-lo em uma atividade profissional, seja como uber, ou como motorista de aplicativo, ou ainda como meio utilizado necessário ao fiel cumprimento de um atividade profissional.
Jorge você pretende passar a vida inteira sem poder ter um alfinete no seu nome? Sem poder financiar uma casa? E arriscado a ter penhorado qualquer valor que porventura você venha a herdar?
Eu falei para negociar a dívida. Normalmente os credores tiram uma boa parte dos encargos. Mas faça o que você achar conveniente, cada um sempre faz.
Jorge, se não tiver processo, ficaria mais difícil de se configurar a fraude na transferência do bem para o nome de sua esposa. Eu não aconselharia isso. Como o carro foi adquirido após a união conjugal, ele pertence a vc e sua esposa na proporção de 50% para cada um. Portanto ele não pode ser totalmente penhorado. Mas a utilização de um veículo como meio de atividade profissional impossibilita a penhora do mesmo.Outra questão é que estar desempregado na altera o entendimento sobre o pagamento de dívidas, devendo as mesmas serem saldadas. A questão é criarmos mecanismos de proteção do patrimônio do devedor.
Gustavo, Vender o carro não seria gambiarra se não tiver com processo ajuizado. a Gambiarra estaria no fato dele transferir o carro para a mulher dele. Ai sim configura a fraude. Mas no caso de vender, antes de um processo de execução ajuizado torna muito difícil ao credor rastrear; E para ele anular a venda apenas com uma ação autônoma.