Depois da mudança de maioridade civil o término da pensão alimenticia é com 18 ou 21 anos? Para continuar pagando depois da maioridade, os filhos precisam estar em nivel universitário ou técnico? Ou desde que estejam estudando não importa o grau, tem que continuar pagando pensão?

Respostas

    Dalva Dadu

    Dalva Dadu Terça, 17 de janeiro de 2017, 7h58min

    Meu filho vai fazer 18 anos, e continua estudando. gostária de saber se ele tem direito da pensõa,se tiver que medidas devo toma.

    R

    Rosano Hoffmann Camargo Terça, 17 de janeiro de 2017, 10h30min

    Prezados(as), bom dia
    O filho - que disseram ser meu através de exame de dna público, completará 21 anos em maio/17; irá cursar o 6º (de 8) período de Ciências da Computação - segundo informações da secretária da FIPP,-Unoeste, ele está cursando 5 disciplinas/cadeiras, e é em período integral(?) e o mesmo não trabalha. Ora, cursou 62,5% da faculdade, tem quase 21 anos, é saudável e apto ao trabalho e ainda tenho que pagar pensão(?!). Estou pagando 1/2 SM, mas não suporto mais tais situações*.
    Gostaria aqui de adicionar uma informação paralela: Nesta mesma Unoeste, no meu último ano de faculdade (EC), havia 52 aulas por semana - 10 eram no sábado. Creio que em torno de 10 disciplinas/cadeiras. Isso sim é período integral. Ah! Sim. Trabalhava e de madrugada (no extinto CESEC BB - Pres. Pte/SP).
    Este é o resumo da minha história.
    Posso fazer uma indagação, talvez à sua colega de trabalho(?): Uma mulher pode afirmar que após 10 dias da relação,está grávida(?)

    Agradeço-lhes ao empenho de V. atenção
    Rosano

    M

    MARIANINHA Quarta, 05 de abril de 2017, 2h48min

    A JUSTIÇA INFELIZMENTE E MUITO FALHA. JÁ IMAGINOU UM PAI SER OBRIGADO A PAGAR UM CURSO DE MEDICINA? A FILHA VAI LEVAR UNS 7 ANOS NO MINIMO EM CASA. PARA QUE ELA VAI TRABALHAR? TEM UM BABACA SUSTENTANDO.

    S

    Shandley Melo Sábado, 20 de maio de 2017, 20h31min Editado

    Olá, meu filho completa 21 anos no próximo dia 01/06, trabalha como jovem aprendiz desde os 19,mas seu contrato de trabalho termina em julho, ele NÃO estuda. Posso pedir a exoneração da pensão alimentícia? O fato do seu contrato de trabalho encerrar em julho, pode influenciar a decisão do juiz?

    B

    Brenda Ponciano Quinta, 14 de setembro de 2017, 22h31min Editado

    Olá,tenho 21 anos.
    Tenho uma irmã gêmea,fomos registradas por nosso pai aos 18 anos,até então nem conhecíamos ele.
    Foi combinado que ele pagaria pensão para nós duas,mas ele pagou os três primeiros meses e parou. E até agora aos 21 anos ele não pagou mais.
    O que podemos fazer em relação a isso?
    Podemos receber o que ele deveria pagar mas não pagou?

    Michele Machado

    Michele Machado Segunda, 02 de outubro de 2017, 13h12min Editado

    Olá pessoal, meu esposo tem duas filhas com a ex mulher. Uma das meninas tem 21 anos e faz 3 anos que só estuda (pre vestibular) ainda não está na faculdade, ela está tentando medicina, o que significa que se ela passar ficará mais 7 anos estudando(sem trabalhar). Ao tomar essa decisão, nem ela nem a mãe perguntaram para o pai se ele teria condições de ajudar, eu acho assim...meus pais não puderam pagar uma faculdade de odontologia pra mim, então eu não fiz, ponto! não importa se sao separados ou casados. Ele pode pedir exoneração da pensão?
    Se ela entrar na faculdade no proximo ano ele tem que continuar com a pensão??

    Marcos Pereira

    Marcos Pereira Segunda, 02 de outubro de 2017, 15h31min

    Quero sabe mais e quem paro de paga pensao a muito tempo tem como corre atras desse anos perdido ou nao??

    Janio Ferreira

    Janio Ferreira Quarta, 24 de janeiro de 2018, 12h51min

    Boa Tarde olha eu tenho uma filha e pago pensão a ela sobre 30% do salário mínimo ela terminou os estudos dela em Dezembro 2017 e em novembro deste ano ela completa 18 anos ela disse que irá fazer uns cursinhos pelo estado, posso parar de pagar a pensão?(sim ou não)

    Janio Ferreira

    Janio Ferreira Quarta, 24 de janeiro de 2018, 13h13min

    Devo ou não parar de pagar a pensão

    Valeria Rocha

    Valeria Rocha Segunda, 05 de fevereiro de 2018, 7h15min

    Bom dia !Meu filho recebe pensao por morte do pai . Desde 16 anos apresentou problemas psquiatros e esta sendo acompanhado sem condicoes de estudar parou no 2 ano ano medio , Vai completar 18 anos como proceder para ao perder a pensao ?tenho que pedir ajuda de advogado ?

    Tatiana Yop

    Tatiana Yop Sábado, 10 de fevereiro de 2018, 18h11min

    Oiê , eu tenho 18 anos não estou estudando ( mais não conclui o ensino médio ) , e nem trabalhando . Gostaria de saber se tenho direito a pensão?

    F

    Fabiodeflech Souza Domingo, 25 de fevereiro de 2018, 21h35min

    Minha filha vai fazer 18 anos em janeiro do ano que vem quando posso entra com o pedido de exoneração com o fim da pensão?

    Raytana Rodrigues

    Raytana Rodrigues Quinta, 08 de março de 2018, 19h39min

    Olá,meu nome é Raytana tenho 18 anos,gostaria de tirar um dúvida? Completei 18 em fevereiro mais estou estudando,meninas recebem pensão até qual idade? Fizemos o DNA eu tinha 14 anos ele começou a pagar pensão pra mim por sua própria vontade 200 reais sendo que ele tem condições de pagar mais até ai tudo bem eu não quis ir na justiça e ficou por isso,ele nunca reajustou a minha pensão sempre foi o mesmo valor...Ainda não conversei com ele,mais não sei o que ele vai fazer se vai continuar pagando ou vai parar?

    Pedro Lysboa

    Pedro Lysboa Sexta, 13 de abril de 2018, 11h34min

    Sou casado tenho 19 anos e n tenho emprego minhas esposa fez o bolsa família e bloqueio por causa da pensão que meu pai reserve.mas ele não que mim da minha parte o que eu faço?e

    Lucas Fernando

    Lucas Fernando Sexta, 04 de maio de 2018, 23h55min

    sou amigado, não casei legalmente... mas ouve tempo quando jovens em que eu e ela nos conhecemos, e ficamos, e ela engravidou, mas não assumi o filho de mediato e ficamos separados... , e o pai dele pagava a pensão alimentícia conforme ele achava melhor, um mês sim, dois não... apos ele completa 18 anos ele disse que não pagaria mais nada... pois ela então entro com um pedido no fórum, para que revisassem, e ver se ela ainda tem direito.. hoje ela esta com 21 anos esta estudando 3 ano do ensino médio, esta trabalhando registrada com 1200,00 de salario, e moramos juntos, e só agora ela recebeu a intimação para comparecer ao fórum, e la já foi estabelecido o pagamento dos atrasados, e ela e ele precisa ir só para entrarem em acordo,... na sua opinião, apos o pagamento dos atrasados ela ainda poderia receber o beneficio. Obrigado

    C

    Christian Santos Terça, 10 de julho de 2018, 15h48min

    Boa tarde,
    Tenho 20 anos, sou estudante e trabalho ganhando 1 salário mínimo, não conheço meu pai, nunca tive contato com ele porém sou registrado em seu nome, tive uma "pessoa" para auxiliar no pagamento da minha faculdade porém a pessoa não tem mais condição de manter essa despesa agora não tenho como arcar com o custo da faculdade sozinho e me manter. É direito meu receber pensão?

    D

    Desconhecido Terça, 10 de julho de 2018, 16h04min

    e de quem vc quer receber a pensão?

    C

    Christian Santos Quinta, 12 de julho de 2018, 10h46min

    eu não recebo pensão de ninguém, era apenas meu tio que me ajudou porém sempre estive ciente que isso poderia acabar pois sei de suas condições....

    C

    Christian Santos Quinta, 12 de julho de 2018, 10h55min

    no caso é tio por parte de mãe

    D

    Desconhecido Quinta, 12 de julho de 2018, 14h01min

    se não recebe de ninguém se não conhece o pai não tem contato e não sabe como encontrar então simplesmente será impossível receber pensão de alguém