Engavetamento com 3 veículos
Em janeiro me envolvi engavetamento de trânsito, envolvendo 3 veículos.
O primeiro veículo avistou acidente a frente e freou bruscamente sem sinalizar, o segunda veículo era moto não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do primeiro veículo e eu era terceiro mesmo com distância segura não consegui frear a tempo e bati na moto imprensando com primeiro veículo, agora quem é o culpado e quem vai pagar prejuízo?
Você e o motoqueiro pagam os prejuízos do carro da frente, e você paga o do motoqueiro.
Nenhum de vocês dois guardou distância de segurança do veículo da frente, caso contrário não teriam colidido na traseira dele.
Se essa distância de segurança, tendo como parâmetro a velocidade na via, tivesse sido respeitada, haveria tempo suficiente para evitar a colisão.
Como é que o carro da frente, se deparando com um acidente e por isso tendo de frear bruscamente, iria ter tempo de sinalizar antes de frear?
Quem bate atrás é presumidamente culpado, e se não fizer prova em contrário não escapa da obrigação de pagar.
Entendi mas o primeiro veículo também tem ter distância de segurança, e no caso dele, disse que havia 10 metros a frente, não sinalizou simplesmente freou bruscamente, no dia a pista estava molhada e com óleo, eu estava com distância segura e mesmo assim não puder frear a tempo. Eu penso que primeiro veículo deve está distância permitida ao veículo da frente para que não haja engavetamento causado por ele mesmo.
Agora eu deveria pagar somente dano da moto é o rapaz da moto pagar do primeiro veículo já que foi ele quem colidiu primeiro, o que acha?
"o primeiro veículo também tem ter distância de segurança"
Cada veículo deve manter distância segura dos veículos que transitem À FRENTE, e não dos que transitam atrás.
Torno a repetir: se o veículo que segue à frente se depara com um acidente e necessita frear bruscamente, como é que ele vai sinalizar?? Se atravessar uma pessoa, um animal etc. na frente dele, como é que ele irá sinalizar??
Como bem disse o colega ISS, a sinalização que ele faz quando vai parar é acender as luzes traseiras.
Além do mais, se você e o motociclista colidiram na traseira, é porque não mantiveram a distância de segurança, de modo que a colisão teria ocorrido mesmo com qualquer sinalização.
Além do mais, ele não colidiu com o veículo que estava inicialmente acidentado, e sendo assim ele conseguiu frear a tempo e antes de se chocar com esse veículo. Sorte dele.
Você e o motociclista não observaram a regra básica de manter a distância entre os veículos. Xii... que azar... Sendo assim, mantenho totalmente a minha opinião.