Vendi meu carro,particular. E querem devolver depois que estragam o carro.
Vendi meu carro ano 2004,particular. O carro ficou um ano comigo,NUNCA deu problema na minha mão,p carro vale 17.500 vendi por 11.700. A pessoa que comprou,teve todo direito de levar ate se mecânico,na qual olhou e apontou oque tinha para fazer no carro. Deixamos a pessoa a vontade para vistoriar o carro o quanto quisesse,sempre que perguntavam algo,foi dito que não tínhamos mexido,sendo sinceros o tempo todo. 1 semana depois a pessoa disse que agimos de MÁ FÉ,POIS O CARRO APRESENTA PROBLEMA NO MOTOR e QUE ESTA FUMAÇANDO. tal pessoa saiu dirigindo o carro,viu como estava. Agora disse que quer o dinheiro de volte e devolver o carro. Não entendo como agimos de má fé? Ela tem esse direito,sendo que ela levou ao seu mecânico? O carro deu problema na mão dela 1 semana depois de comprado,e comigo nunca deu nada.
Se não tem vício oculto, nem se preocupe, como os colegas responderam, você não tem que dar garantia de nada, nem de 1 dia. A garantia prevista no Código de Defesa do Consumidor não se aplica em negócios feito entre particulares. Um exemplo de vício oculto seria calçar as bronzinas de biela para fazer o motor parar de rajar, ou atrasar ponto de ignição em carros com distribuidor de forma que ocultasse a famosa "batida de pino", ou atrasar correia dentada para esconder barulhos, ou colocar um óleo bem grosso para o motor não soprar no cárter e fumacear no escape, etc ....
Outro detalhe é que quem compra de particular assume o risco do veículo. Se ele quer garantia, compre de uma garagem ou de pessoas que façam da venda de veículos o próprio negócio. Aí sim tem garantia de 90 dias do carro todo, e não só motor e câmbio como muitos dizem.
Obrigada pelas resposta. Agora existe outro problema. Ela está dizendo que mexemos no carro e que vai nos processar por agir de má fé e vender com vício oculto por problema no motor. Alegando que ao colocar óleo no carro,o carro "FUMOU",Sendo que quando trocamos o óleo, colocamos o óleo adequado,e fazia um tempo,meu marido e o mecânico avisou que teria de ser trocado.Porem como disse antes,ela levou ao mecânico dela,e ele disse oq havia no carro e tudo que a mãe dela perguntou ,foi respondido. Como o carro nunca teve problema conosco,entendemos que ela usou o óleo errado. Agora ela esta nos difamando pelas redes sociais. Como proceder? Devo me preocupar? Seria melhor me precaver com um advogado?
Se a pessoa está ligando pra vocês, gravem a chamada. Se é via whatsapp, messenger, SMS ou qualquer outro meio digital tirem print das conversas. Se está citando o nome de vocês em redes sociais, tirem print de tudo e procurem o advogado de vocês. Uma coisa é certa: a quem acusa, cabe o ônus de provar. Alegar que vocês agiram de má fé, que venderem com vício oculto, etc tem que ser PROVADO. Se a ela foi oportunizado de levar o veículo no mecânico que quisesse, o problema é dela agora. Quer carro sem defeito? Vá na concessionária e tire um 0KM.
Havendo dúvidas de como proceder, leve todas as provas ao advogado e o mesmo analisando tudo, verá qual a melhor ação cabível.
Obrigada a todos pelas respostas. Ela entrou com processo porém não foi para frente, pois quando foi perguntado a Ela se ela teve o direito de escolher um mecânico de conhecimento dela para avaliar o carro e ela disse que Sim,o caso foi encerrado na mesma hora. Pois como falamos deixamos ela com total liberdade para revirar o carro de ponta cabeça.