Fui acusado de algo que não fiz.
Trabalho em uma Locadora de veículos. Recebi um carro que o cliente devolvia, fiz toda inspeção ao lado do cliente e guardei o carro na vaga. Pouco depois o mesmo voltou e disse que havia esquecido um dinheiro no banco do carro. O que é mentira, pois fiz toda a inspeção ao lado dele. Ele me avisou de roubo e chamou a polícia e disse que vai abrir um BO contra mim? O que devo fazer? Faço um BO contra ele também por calúnia? Como saber se realmente ele abriu um BO contra mim. Estou preocupado de ser acusado de algo que não fiz.
Se você está de consciência tranquila, se tem as imagens do carro entrando e sendo revistado na entrega e posteriormente, não vejo razões para preocupação. Se ele começar a te denegrir, aí você toma providência dentro da lei. Se ele te denunciar e não provar o que alegou, processe ele por denunciação caluniosa, represente contra ele e peça uma indenização por danos morais.
Quando é feito o check list na devolução do veículo, o cliente assina algum termo? Se sim, o que diz neste termo?
Alguém acompanhou a inspeção? Tem câmeras de segurança onde você trabalha? Quando ele voltou você deixou olhar dentro do carro novamente? Se por acaso não tenha deixado, qual a razão desta decisão?
Tudo tem que ser analisado para que, caso ele te acuse de algo você tenha como se defender. A regra é simples: a quem acusa, cabe o ônus de provar. Tem a questão de hipossuficiência do consumidor no CDC, no entanto, não quer dizer que a palavra dele é verdade absoluta. A análise de provas e verossimilhança das alegações será feita.