Inventário e Partilha com existência de filho menor de idade

Há 17 anos ·
Link

Boa tarde! Fiquei encantada com a existência desse Fórum, que só vim a conhecer agora. Gostaria de contar com a ajuda dos colegas: Minha irmã ficou viúva recentemente. Era casada em regime de comunhão parcial, e tem dois filhos, sendo um menor de idade. Devo fazer o inventário judicial tendo em vista o interesse de menor? Dos bens retiro a meação da minha irmã e dos outros 50% reparto novamente em 3? Minha irmã gostaria que o apto. que hoje é residência da família ficasse para os filhos, mas com usufruto para ela. Como faço isso? Desde ja agradeço a atenção de quem puder ajudar. Abraço!

22 Respostas
página 2 de 2
helton manoel
Há 14 anos ·
Link

Boa tarde!

A 8 anos eu comprei uma casa e antes que eu conseguisse transferir essa casa para o meu nome o proprietário veio á falecer;

quando eu comprei essa casa nós fizemos o contrato de gaveta, e o dono da casa afirmou em cartório ser solteiro e não ter filhos;

no dia do seu falecimento eu descobri que ele tinha sido casado e tinha um filho de menor de idade,

entrei em contato com sua ex-esposa e ela disse que abriria mão da sua parte na casa mas queria a parte de seu filho;

nesse caso será que é preciso fazer inventário para ela poder passar essa casa para o meu nome ou será que tem outro caminho? E por ela ser a tutora do filho, será que ela não pode passar sem entrar na justiça?

mgug
Há 13 anos ·
Link

Olá preciso de ajuda, meu pai faleceu á dois anos,os meus irmão dividiram as casas,só que eu não concordei com a divisão,então quis fazer um enventario,os meus irmão juntos com a minha madastra (qual é representante da minha irmã,po ser de menor) e ela não tem diretos,pois o meu pai já tinha os bens antes de morar com ela . não me entregaram os documentos necessarios para seguir com o processo.

o que devo fazer,para ter direto por igual dos bens ?

posso entar na residencia mesmo sem ter feito as coisa judicialmente?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos