Inventário e Partilha com existência de filho menor de idade
Boa tarde! Fiquei encantada com a existência desse Fórum, que só vim a conhecer agora. Gostaria de contar com a ajuda dos colegas: Minha irmã ficou viúva recentemente. Era casada em regime de comunhão parcial, e tem dois filhos, sendo um menor de idade. Devo fazer o inventário judicial tendo em vista o interesse de menor? Dos bens retiro a meação da minha irmã e dos outros 50% reparto novamente em 3? Minha irmã gostaria que o apto. que hoje é residência da família ficasse para os filhos, mas com usufruto para ela. Como faço isso? Desde ja agradeço a atenção de quem puder ajudar. Abraço!
Boa tarde!
A 8 anos eu comprei uma casa e antes que eu conseguisse transferir essa casa para o meu nome o proprietário veio á falecer;
quando eu comprei essa casa nós fizemos o contrato de gaveta, e o dono da casa afirmou em cartório ser solteiro e não ter filhos;
no dia do seu falecimento eu descobri que ele tinha sido casado e tinha um filho de menor de idade,
entrei em contato com sua ex-esposa e ela disse que abriria mão da sua parte na casa mas queria a parte de seu filho;
nesse caso será que é preciso fazer inventário para ela poder passar essa casa para o meu nome ou será que tem outro caminho? E por ela ser a tutora do filho, será que ela não pode passar sem entrar na justiça?
Olá preciso de ajuda, meu pai faleceu á dois anos,os meus irmão dividiram as casas,só que eu não concordei com a divisão,então quis fazer um enventario,os meus irmão juntos com a minha madastra (qual é representante da minha irmã,po ser de menor) e ela não tem diretos,pois o meu pai já tinha os bens antes de morar com ela . não me entregaram os documentos necessarios para seguir com o processo.
o que devo fazer,para ter direto por igual dos bens ?
posso entar na residencia mesmo sem ter feito as coisa judicialmente?