Dúvidas Imóveis

Entrada de serviço pode ser considerado discrimanção pelo prestador?

Há 6 anos ·
Link

No condominio tinhamos apenas uma entrada de moradores e prestadores. Recentemente construimos uma entrada de serviço no Condominio. Estamos direcionando os prestadores a começarem a entrar por essa entrada. Existe alguma lei que fala sobre descriminação de entradas de serviço ou social em condominio? Podemos deixar a entrada social somente para os moradores e visitantes dos mesmos?

8 Respostas
Hen_BH
Advertido
Há 6 anos ·
Link
· Editado

Não existe qualquer tipo de discriminação por esse motivo. Cabe ao condomínio regular como se dará o acesso de prestadores de serviços em suas dependências, inclusive podendo exigir que se eles se dirigirem aos apartamentos, sejam acompanhados pelo correspondente morador.

Considerando que prestadores de serviços, no mais das vezes, ingressam no condomínio carregando coisas (ferramentas, caixas, fazendo entregas de móveis, eletrodomésticos), a entrada separada facilita tanto para eles quanto para os moradores.

Caso contrário, a instalação de elevadores de serviço, separados dos elevadores sociais, também equivaleria a discriminação.

Discriminação seria, por motivos óbvios, se houvesse uma entrada ou elevadores separados para negros, homossexuais e outros.

fauve
Advertido
Há 6 anos ·
Link

Tenha em mente que o elevador é de serviços e não de serviçais. Os prestadores de serviços do condomínio podem ser direcionados à entrada de serviços; os prestadores de serviços dos condôminos NÃO. Tente direcionar minha empregada para uma entrada de serviços e compra briga feia comigo.

Funciona assim: morador ou empregada de morador portanto carrinho de compras ou pizzas usam o elevador de serviços. Mas morador ou empregada de morador portanto apenas sua mochila entram pela entrada social.

Hen_BH
Advertido
Há 6 anos ·
Link
· Editado

Exatamente por isso a minha resposta se refere aos prestadores de serviço do condomínio, (e não dos condôminos) que inclusive me parece ser o caso da pergunta postada.

Ou mesmo aqueles que, estando a serviço exclusivo dos condôminos, sejam prestadores eventuais (entregadores, instalação de TV a cabo etc).

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Muito obrigado.

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Teve um morador que reclamou falando que era discriminação a manicure dela entrar pela entrada de serviço.

Sendo que Criamos a entrada de serviço para facilitar e ajudar tanto os moradores quanto os prestadores.

fauve
Advertido
Há 6 anos ·
Link

Vinicius sobre os prestadores de serviços do condomínio o condomínio pode impor regras. Sobre os prestadores de serviços dos condôminos NÃO. A pessoa que está adentrando em uma unidade autônoma é tratada como visitante dessa unidade. Portanto é discriminação que apenas pelo status de manicure a pessoa seja direcionada para o elevador de serviços.

Disse e repito: o elevador é de serviços e não de serviçais. Por que é que uma manicure deve usar o elevador de serviços? Vocês tem o topete de perguntar, na portaria, a profissão do visitante do condômino?

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Acredito que a palavra usada Discriminação e muito forte na qual foi usada pelo morador. Pois temos algumas funcionarias de aptos que entram pela porta social ou de serviço sem nenhum problema, ate por que esses prestadores estão todo dia aqui e já tem cadastro. Agora quando se trata de prestador esporádico direcionamos pela entrada de serviço.

A minha preocupação e se existe alguma leia que fala sobre a discriminação de prestador pela entrada de serviço. Sendo que o condominio e que empoem as leis dentro do condominio seguindo todas legislação legal.

fauve
Advertido
Há 6 anos ·
Link

É arriscar a sorte na justiça porque direito não é ciência exata. O condomínio legisla sobre a coisa comum e não sobre a minha unidade ou quem nela adentra.

A maioria das pessoas é passiva e aceita as ordens do síndico como se o síndico tivesse alguma autoridade. Eu processaria o condomínio. E entendo que ganharia a ação. Vai do poder de convencimento de cada advogado. Mas em hipótese nenhuma eu, condômina, permitiria que funcionário meu fosse relegado à entrada de serviço sem motivo. Nas mesmas situações que os condôminos devem usar a entrada de serviços os serviçais a usam.

Esta pergunta foi fechada
Há 6 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos