Multa na provisória pode cassar a definitiva?
Boa tarde. Ano passado estava com a minha permissão para dirigir e fui autuado em blitz, por esta em rodovia com o farol apagado. Isso foi em agosto/2018. Fui prorrogando a multa com os recursos, peguei a definitiva em fev/2019, e o recurso está em sua última fase (CETRAN) agora no mês de junho/2019. Caso este seja indeferido, minha CNH definitiva pode ser cassada devido essa multa no período da provisória? Obrigado.
Como já dito pelo ISS//, a CNH definitiva será cancelada se o recurso for indeferido. Importante ressaltar que para este cancelamento, não tem necessidade de abrir um processo administrativo, já que o cancelamento será uma consequência de infração cometida em período de permissão. Em caso de indeferimento, o Detran irá te comunicar do cancelamento da habilitação ou quando você for renova-la, será impedido. Claro que você pode recorrer judicialmente desta infração, se por exemplo, os indeferimentos não vierem motivados e fundamentados. A falta de motivação e fundamentação de uma decisão, fere os princípios Constitucionais, bem como o Artigo 50 da Lei 9.784/99. Aliás, se já teve nulidade no processo administrativo, você pode ingressar com ação judicial independente da conclusão do processo administrativo. Havendo dúvidas, procure um advogado com especialização em direito de trânsito e leve todas as notificações recebidas para que seja feita uma análise minuciosa da situação.
O especialista de trânsito que está me orientando no caso diz que não vou perder a definitiva pois isso não é previsto no CTB. Porém, estou obtendo outras opiniões com vocês aqui, e sim, os recursos indeferidos não vieram com nenhuma motivação ou fundamento explicando o real motivo pelos quais não foram aceitos, sendo que, foram muito bem fundamentados com artigos do CTB dos quais eu estava ''protegido'' no ato da infração. Vou tentar recorrer à uma ação judicial então, tendo em vista que nenhuma das notificações explicaram o indeferimento.
Com certeza haverá cancelamento da CNH se for indeferido este último recurso.
Leia você mesmo o Artigo 148, do CTB, que tem, dentre outras, as seguintes informações:
§ 2º Ao candidato aprovado será conferida Permissão para Dirigir, com validade de um ano.
§ 3º A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.
Veja que o parágrafo 3º é categórico ao dizer que somente será concedida habilitação caso o permissionário cumpra o estabelecido. Como todo recurso tem efeito suspensivo, você estando recorrendo, não poderia ser impedido de solicitar a CNH definitiva, no entanto, caso indeferido os recursos, o Detran irá cancelar de ofício a habilitação, pelo fato de que em período de permissão você cometeu infração de natureza grave. E lembro novamente; Não é obrigatório instaurar processo administrativo, visto que não será imposta uma penalidade, o cancelamento, nestes casos, é uma consequência de infração cometida em período de permissão, período este em que foi lhe dado completa oportunidade de contraditório e ampla defesa.
A ação judicial pode salvar sua CNH caso de fato não tenha havido motivação e fundamentação das decisões. Procure um advogado.
Obrigado pelas respostas, apenas para finalizar as dúvidas, caso este último recurso venha a ser indeferido e por consequência minha CNH por ventura ser cancelada sem um processo administrativo eu devo entrar com a ação judicial de imediato à resposta do recurso ou após o cancelamento da definitiva?
Ñao ha processo administrativo a ser instaurado para cancelar a cnh definitiva neste caso. E, se foi dado direito a ampla defesa e neste caso foi dado uma vez que ja foi parar no cetran e ocorreu devido processo legal a justiça nao vai interferir na decisão adm. Entao, neste caso é melhor analisar muito bem se há elementos para a acao judicial ou se não é melhor iniciar novo processo de habilitação. Por curiosidade qual foi o argumento utilizado pelo especialista no recurso contra a autuação da lei seca?
Eu não esperaria finalizar o processo administrativo. Ingressaria já com a ação judicial. Se teve falta de motivação e fundamentação das decisões, o ato administrativo está viciado, deve ser anulado. O processo judicial pode ser instaurado concomitante ao administrativo. Se esperar finalizar o processo administrativo e for indeferido, o Detran poderá cancelar a CNH imediatamente, e estando com um processo judicial em andamento, ainda que indeferido o último recurso, o Detran não poderá cancelar a CNH pois, ele deverá ser avisado do processo em andamento, o que o deixará por força de lei, impedido de cancelar sua habilitação.
É importante que seja defendido por um advogado com especialidade em direito de trânsito, ele saberá dessas peculiaridades.
MTB Recursos, entendi, bom no caso então acho que já é melhor eu deixar pra la, já que em poucos dias devo receber a carta com resposta do julgamento. E uma ação judicial não seria algo que eu conseguiria fazer de um dia para o outro. Obrigado pela ajuda! ISS// não entendi a pergunta, o recurso por ele fornecido foi à respeito do passageiro deixar de usar o cinto de segurança. É isso que você quer saber? Foi um recurso muito bem elaborado com cerca de 7 folhas utilizando artigos do próprio CTB nos quais eu me encaixava, porém, é provável que os órgãos nem leiam para analisar rsrs..
Gabriel, a ação judicial você pode estar fazendo pela defensoria pública ok? Se não tiver como pagar um advogado, vá na defensoria pública.
A quantidade de páginas em uma defesa não aumenta a chance de êxito. Não estou dizendo que não foi necessário, apenas digo por experiência própria. Tenho clientes que com 4 páginas arrematamos tudo o que precisava e foi Deferido, tenho clientes que foi necessário utilizar 10 páginas e foi Deferido, e tenho clientes nas mesmas circunstâncias que foram Indeferidos.
Eu, particularmente, construo o recurso ao Cetran questionando os julgamentos de instâncias inferiores, principalmente quando diz respeito à falta de motivação e fundamentação.
Correto posso fazer isso mais tarde pois o texto é bem extenso. Voltando ao caso me parece interessante o fato de eu conseguir entrar com uma ação através da Defensoria Publica, dependo do carro para trabalhar e ter que realizar o processo de reabilitação me atrasaria muito, principalmente a minha renda. Vou estudar como posso proceder desta forma.