O entendimento que tenho sobre o assunto que diz respeito à formas e regimes de governo é que formas dizem respeito à origem do poder, enquanto regimes nos diz sobre o exercício do poder. Tendo isso como o certo, resolvi a seguinte questão:

"Nossa constituição preceitua que todo poder emana do povo. O que isto quer dizer? I - significa dizer que estamos em um Estado democrático de direito; II - refere-se à forma de governo; III - refere-se ao sistema de governo."

Marquei que apenas a II estava certo, já que se "todo poder emana do povo", isso nos informa sobre a origem do poder. Para minha surpresa, a resposta tida como certa é que os itens I e II são corretos, sobre o argumento de que o poder sempre exercerá o poder que é dele (ou seja, que toda a república sempre será democrática). Até o dia em que resolvi essa questão, tinha em mente que o poder pode originar do povo, mas não necessariamente ser exercido por ele, como é o caso de Repúblicas Aristocráticas (vide Roma, de 509 a 31 a.C. ou República de Veneza, de 810 a 1797).

Mas enfim, considerando que os itens I e II são os corretos, alguém pode me dar uma explicação (coerente) disso?

Grato.

Respostas

    R

    renata araujo da cruz Segunda, 04 de agosto de 2008, 10h38min

    olá

    Quando lemos que todo poder emana do povo quer dizer q o povo é detentor de todo o poder, estamos numa democrácia e é o povo que dá poderes aos seus representates de governar, eles só atuam pq o povo se subte. A república é democrática à partir do momento em que há equidade entre o povo ou seja seu sufrágio não é parcial.

    grata!