Busca e Apreensão de veículo automotor
Olá!!
Gostaria de saber se após a apreensáo do veículo, por impossibilidade de entrar em acordo com a financeira, já que a quantia exigida extrapola todos os limites do bom senso e dos meus recursos financeiros, o que acontece se não contestar a respectiva ação em juízo, bem como não comparecer em nenhuma das audiencias. Cabe salientar, que não possuo quaisquer bens em meu nome e atualmente estou desempregado!!!!! Agradeço desde já a sua atenção.
Olá, Ana, digo;
1.Quanto a execução não tenho uma resposta firme sobre a quesão, eis que via na regra a cautelar o seu objeto é apenas a busca e apreensão. O conteúdo da sentença é que vai dizer o comando a ser cumprido, se procedente para consolidar a posse definitiva do veículo ou se condena o réu aos pagamento certo de uma determinada quantia. Dito isso, opino no sentido de que via de regra não poderá ser pelo instituto do cumprimento de sentença, dependendo de um procedimento autonomo isso se o veículo foi entregue. Se ocorreu a convolação (ação depósito) da ação por motivo do carro não ter sido encontrado, nesse caso o conteúdo decisorio da sentença poderá ser no sentido de condenar o réu a um valor liquido e certo, nesse caso o instituto do cumprimento de senteça é o remédio juridico a ser aplicado ao caso.
Em execução não se encontrando bens do executado o processo é arquivado, uma vez apontado bens pelo exequente o processo é desarquivado e segue o seu caminho natural.
Se é possivel penhora on-line? sim, hoje é regra, ou seja, praxe em processo de execução de quantia certa.
Ok.
Tenho um finaciamento de um veiculo com o Banco Itau atraves de um contrato de Leasing. Devido problemas finaceiros atrazei o pagamento e banco entro com busca e apreensão do veiculo, so que o mesmo foi roubado e não tenho como devolve-lo. Posso fazer um acordo na justiça parcelando esse debito dentro das minhas condições? Serei preso? Não possuo bens em meu nome para penhora.
Paulo, bom com o registro da Ocorrencia de furto ou roubo, afasta totalmente o reico de prosão coativa. Se não desejar pagar e não tiver bens penhoraveis, apenas ficará com o nome na lista dos devedores por 5 anos. Se desejar fazer acordo e o banco permitir (bom negócio para o banco), poderá ser realizado em juízo ou fora dele.
Tenho um carro que financiei em 36 pagamentos ja paguei 16, eu Bati o carro e tenho uma audiencia com o juiz que esta perto de acontece. Se a caso eu seja derrotado nessa causa. Tenho chance de perde o carro pois é o unico bem que eu tenho, pois quero arrumar o meu carro logo e tenho mede de perde e entrega o carro consertado
ola dr. comprei um carro em 2001 financiado não pude pagar passei por diversos problemas na epóca, mudei de endereço mas com certeza deve ter ido carta com busca e apreensão do veiculo, estamos em 2009 e ainda estou com o veiculo, em algumas pesquisas que fiz não consta mais a busca e apreensão, ela desaparece Dr ou não? e existe alguma forma de regularizar?
Pode ter ocorrido a extinção do processo, por outro lado, na melhor das hipoteses ainda que venha prescrever a dívida o impedimento referente a transferência permanecerá, havendo uma probabilidade de se verificar uma eventuação aquisição por usucapião, embora se e quando viavel, de forma demorada, não certa e onerosa, portanto, em princípio inviavel. Conclusão, fazer uso como pode e até onde for possível.
Ok.
Obrigado Dr. pela resposta, não existe nenhuma forma de regularizar o documento do mesmo ja que o que eu tenho ainda é de 2001? um amigo me disse que existe esta possibilidade mas queria saber de alguem que realmente sabe sobre este assunto queria muito poder andar tranquilo com o carro ou saber o que pode acontecer caso eu seja parado em uma blitz? eu só tomo uma multa por atrazo no carro ou ele é apreendido? mesmo sem o pedido de busca e apreensão
Gostaria de saber, se quem ja deixou de pagar as parcelas do veiculo e deixou chegar no ponto de busca e apreensao, depois de corrido o processo, e quitado a divida total, a pessoa pode voltar a financiar veiculos e seu nome novamente, ouvi dizer que um novo financiamento podera ser negado, devido a essa busca e apreensao que ouve no passado. Gostaria tambem de saber se isso procede, nao caberia algum tipo de processo contra a financeira que havia feito a busca e apreensao por ter divilgado o fato, ou contra a nova.
Obrigado.
Caro Dr. Antônio,
No meu caso, houve uma busca e apreensão, o veículo está em poder do Banco, o processo encontra-se arquivado, mas o nome continua no Serasa.
Como devo proceder?
Não deveria o Banco retirar o nome deste órgão de proteção ao crédito, tendo em vista a extinção do processo, a retomada do veículo e a quitação da dívida.
Grata por sua atenção.
Caro Dr. Antônio,
No meu caso, houve uma busca e apreensão, o veículo está em poder do Banco, o processo encontra-se arquivado, mas o nome continua no Serasa.
Como devo proceder?
Não deveria o Banco retirar o nome deste órgão de proteção ao crédito, tendo em vista a extinção do processo, a retomada do veículo e a quitação da dívida.
Grata por sua atenção.
Caro Dr. Antônio,
No meu caso, houve uma busca e apreensão, o veículo está em poder do Banco, o processo encontra-se arquivado, mas o nome continua no Serasa.
Como devo proceder?
R- Pagar a dívida final.
Não deveria o Banco retirar o nome deste órgão de proteção ao crédito, tendo em vista a extinção do processo, a retomada do veículo e a quitação da dívida.
R- Bom, se houve quitação da dívida nos autos, constituir um advogado para buscar no judicário o reparo dos danos causado e a retirada imediata do cadastro negativo do órgão.
Grata por sua atenção.
Dei meu nome na compra de um carro 98/99 p/meu ex-noivo, isso foi em 2006 e o carro está alienado. Qdo terminamos, entreguei o carro à pessoa q me vendeu o carro, já q o mesmo me disse ter uma outra pessoa interessada. Resumo da história: esse carro nunca mais veio parar nas minhas mãos e por não entender bem o q "busca e apreensão" refletirá na minha vida, continuo pagando as parcelas, sem saber onde e com quem o carro está. O vendedor fechou a loja e sumiu na vida. Levantei a vida dele e é comprovado q ele é extelionatário. Enfim, isso em nada ajuda. O que eu quero saber é: estou sem condições de efetuar o pagamento das parcelas. Se eu deixar correr os 3 meses ocorrerá busca e apreensão, porém, não sei onde e nem com quem o carro está. Outra coisa: o q busca e apreensão causa na vida da pessoa? Tentei fazer BO em diversas delegacias, porém, não tive sucesso pois ninguém quis fazer o BO. Vivo em uma expectativa constante. A história tem muito + detalhes, mas o necessário está escrito aqui. Já tentei levar este problema no pequenas causas mas devido ao valor em aberto do carro eles não podem pegar o caso. Não estou em condições de pagar um advogado p me auxiliar, então, eu preciso saber o que me aguarda em um futuro próximo com esta busca e apreensão. Muito grata pela atenção, Tatiana.
Prezado Dr Antonio Gomes. Moro no exterior e durante o periodo aqui, adquiri 5 caminhoes em sociedade com um irmao que foram financiados em nome dele. Agora o mesmo se encontra em dificuldade financeira, e para nao me prejudicar, fez emprestimos em bancos e quitou os caminhoes, passando-os para nome de terceiros. Corro o risco de perder esse patrimonio, caso ele nao consiga saldar a divida dele com os bancos? Ha um ano atras fizemos os contratos dizendo que 50% desses bens pertenciam a mim. O que fazer? Obrigado
Bom, se os bens estão em nome de terceiro e não foram ofertados como garantia nos emprestimos não vejo risco, exceto se havia ação de execução em nome dele antes de serem "alienados" os bens. Por fim, resta saber se o terceiro não tem problemas com dívidas e é cidadão de boa-fé, uma vez que legalmente os bens pertence ao terceiro.
Ok.