Boa noite. Uma funcionaria da Lotérica, subtraiu R$ 6.000,00 do caixa, em janeiro/2019. Conversei com ela e a mesma concordou em repor em 06 vezes de R$ 1.000,00. Decorridos 05 meses, quando estava terminando de pagar subtraiu novamente mais 12.000,00, ficando devendo R$ 14.000,00. Mais uma vez reconheceu a subtracao, concordando dessa vez em pagar R$ 1.500,00 ao mes. Pouco menos so que ela ganha. Ocorre que no final do mes, de julho, novamente ela apoderou-se de mais dinheiro, ficando devendo R$ 20.500,00 no total. No dia 01/08, ao final do expediente, fizemos uma conferencia geral dos caixas e confirmada a falta, tomamos a decisao de registrar um Boletim de Ocorrencia Policial e demiti-la por justa causa. Ela apavorada, pediu para devolver-nos no ato R$ 15.000,00 em 03 cheques do marido e no decorrer do mes de agosto, o restante. A partir dai, nao voltou mais e mandou recado que nao tem como pagar. O que é aconselhavel fazer ???

Respostas

    H

    Hen_BH Quarta, 28 de agosto de 2019, 7h59min

    Ela furta uma vez e vocês ainda a deixaram tendo contato com o dinheiro da lotérica??

    Na primeira subtração vocês já deveriam tê-la mandado embora por justa causa e deunciado à polícia.

    Se já o fizeram, cabe agora um processo cível para cobrar o que ela furtou. Mas se ela não tiver bens a serem penhorados, a lotérica ganha mas nao leva. Ou infelizmente leva...um tremendo prejuízo...

    ?

    Desconhecido Quarta, 28 de agosto de 2019, 10h37min

    Obrigado pela orientação. Vou despedi-la por justa causa. É aconselhável registrar um B.O. ??? Não estou mais pensando em reaver meu dinheiro - cerca de R$ 5.500,00, já que os três cheques do marido ($ 15.000,00) foram compensados.
    Grato / Forte abraço.

    I

    ISS// Quarta, 28 de agosto de 2019, 10h42min

    Registre o bo pq se não ainda vai ter mais dor de cabeça

    ?

    Desconhecido Quarta, 28 de agosto de 2019, 10h45min

    Grato / Jomar

    ?

    Desconhecido Quarta, 28 de agosto de 2019, 22h35min

    Boa noite, tudo bem ?
    Estou optando pela demissao sem justa causa, pois embora nao tenha interesse em macular a imagem da funcionaria, também nao posso correr o risco de amanha ela se fazer de morta, esquecer tudo e virar-se contra mim.
    O Boletim de Ocorrencia com o relato acima, com as devidas datas e valores seria por qual motivo:
    IMPROBIDADE ou PRESERVAÇAO DE DIREITOS ???
    Nao pretendo dar sequencia para tentar reaver os R$ 5.500,00 que ela levou.
    Muito obrigado / Forte abraço - Jomar

    H

    Hen_BH Quarta, 28 de agosto de 2019, 22h48min Editado

    Em tese, furto com abuso de confiança.

    E se assim for, furto é crime de ação pública incondicionada. Ou seja, uma vez lavrado o BO, o delegado instaura inquérito e segue a investigação, independente de você querer ou não.

    Se ele tiver elementos suficientes, encaminha à Justiça e ao MP, podendo ela vir a ser condenada.

    Não existe "BO para preservação de direitos". Ou você o faz para que tudo seja investigado, ou então não o faz.

    Macular a imagem dela? Depois de dizer que ela tirou dinheiro do seu caixa 3 vezes, você ainda fala em imagem a ser maculada?? Quem a maculou parece ter sido ela própria.

    Mas se depois de 3 possíveis demonstrações de "honestidade" você ainda quer preservá-la, basta ficar em silêncio e não fazer BO algum. Pois se fizer, o delegado pode instaurar investigação, como dito acima.

    Se você a dispensar por justa causa, e depois ela ingressar na Justiça cobrando algo, e na audiência ou na petição você disser ao juiz que ela furtou, ele pode mandar extrair cópia da sua declaração e encaminhar ao Ministério Público para investigação.

    Aí é com você.

    I

    ISS// Quinta, 29 de agosto de 2019, 6h26min

    Barbaridade...va gostar de ser furtado assim la longe

    ?

    Desconhecido Terça, 03 de setembro de 2019, 0h01min

    Boa noite.
    Para dispensá-la Com Justa Causa, é pré requisito o Registro do Boletim de Ocorrência Policial ???
    Obrigado / Forte abraço / Jomar

    F

    fauve Terça, 03 de setembro de 2019, 7h39min

    Santo Jomar. Você tinha um caso com essa funcionária? De outra forma não se explica tanta complacência.

    Felix Sehnem

    Felix Sehnem Terça, 03 de setembro de 2019, 8h51min

    Homem sempre entra em confusão por causa de mulher. Kkkk

    ?

    Desconhecido Terça, 03 de setembro de 2019, 12h32min

    Não. De forma alguma. Servem para minhas netas. O que ocorre é que, na Empresa sempre tivemos e continuaremos a ter, uma relação de família, com respeito e casos semelhantes, até aqui, foram resolvidos com o diálogo.
    Será o primeiro que vou ter que recorrer a esse recurso.
    Porisso minha pergunta : É exigência da justa causa o Boletim de Ocorrência Policial ??
    Mais uma vez, grato / Jomar.

    F

    fauve Quarta, 04 de setembro de 2019, 7h16min

    Jomar empresa é empresa, família é família e misturar as coisas é o caminho mais rápido que eu conheço para a falência. O que você acha que é melhor para seus funcionários: um paizão falido ou uma empresa saudável, que gera emprego e renda? Isso é com você. Como bem coloca Harvey Mackay "tome decisões com o coração e acabará cardíaco".

    Se você demiti-la por justa causa e ela questionar a demissão você precisará comprovar o alegado. E pode acontecer do juiz da trabalhista encaminhar cópia da sua declaração ao ministério público para investigação.

    Foram quatro chances que você deu a ela. E isso serviu apenas para fortalecer a conduta criminosa dela. Eu jamais daria o prêmio da demissão imotivada e das "férias" do seguro desemprego.

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de setembro de 2019, 15h01min

    Boa tarde. Gostaria de agradecer as orientaçoes recebidas que foram extremamente uteis. Vou despedí-la COM JUSTA CAUSA, porém sem fazer o B.O. Se ela ingressar na Justiça reinvindicando algo, aí sim, na audiencia ou petiçao (conforme orientaçao acima) eu direi como ela me furtou e apresentarei todos os documentos comprobatórios e tenho ainda o testemunho das colegas da Lotérica os quais também foram vitimas de furtos.
    Obrigado a todos. Abraço / Jomar

    I

    ISS// Quinta, 05 de setembro de 2019, 15h07min

    Para demitir por justa causa vc DEVE motivar e vc pretende motivar o ato de demissão por justa causa como?se nem um registro policial vc tem.
    Lembrando que crime de furto ainda mais este que é qualificado é de ação pública incondicionada, ou seja, cabe a autoridade policial instaurar IP e o promotor oferecer denúncia.
    Ao que parece vc está com "do" da criatura e aí vem a pergunta digamos que vc a demita com sem justa causa, caso ela solicite uma carta de referência vc vai dar?
    Se vc demitir por justa causa vc ainda daria boas referências dela a outro empregador?

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de setembro de 2019, 15h22min

    Minha preocupaçao prende-se ao fato de que nosso Pais passa por um processo de moralizaçao profunda, e eu lutei arduamente para que isso ocorresse e acho incorreto e contra meus principios que o Estado seja penalizado com as parcelas indevidas do Seguro Desemprego, além do que me sentiria desconfortável em utilizar de artificios que na verdade reverteriam em benefício proprio - A proposta dela é Sacar o FGTS e utilizar o Seguro Desemprego para ressarcir-me do que ela me roubou. Por outro lado, condeno o pecado, mas perdoo p pecador. Essa é minha indecisao. Com 72 anos, transformei-me nisso....

    I

    ISS// Quinta, 05 de setembro de 2019, 15h25min

    Ela saca o FGTS mete os pés em vc é vai receber o seguro desemprego.

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de setembro de 2019, 15h58min

    Mas a demissao sera COM JUSTA CAUSA.

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de setembro de 2019, 15h59min

    NAO HAVERA SAQUE.

    I

    ISS// Quinta, 05 de setembro de 2019, 16h29min

    E o que de fato vc vai constar na motivação da justa causa?