Definição de: decreto, resolução, portaria e parecer
Olá! Por favor, alguém pode me definir e distinguir quando devo usar para uma norma interna de uma instituição educacional - decreto, resolução, portaria ou parecer?
Olá, Você pode me ajudar?
Fui designada para ser responsável pela cofecção de portarias, por isso gostaria de receber no meu e-mail As Normas de Direito referentes a data, datas retroativas e datas posteriores. Quando ou por que? se faz Decreto ou Portaria? Em qual Lei, parágrafo etc. posso me orientar? além da Lei Organica do Município.
Agradeço pela preciosa atenção e colaboração.
Atenciosamente,
Lenaldah
Caros internaltas, Decreto é quando uma autoridade regulamenta alguma lei que foi editada pelo poder Legislativo, pois vale para todos. EX; Exoneração de funcionário. Resolução é somente quando a determinação é interna corporis (somente para o poder legislativo). Já a Portaria é quando o chefe de um poder determina que alguma coisa que era feita de uma forma, deverá, doravante, ser feita de outra maneira. Ex: A partir desta data fica proibido usar o telefone para fins pessoais; A partir desta data a limpesa de datas será apenas as quartas feiras...etc