abuso de autoridade policial
Meu namorado dirigiu-se a uma viatura policial para informar q havia visto 2 suspeitos armados em uma moto. A viatura estava sobre uma ilha na Pça João Mendes. Para não atrapalhar o trânsito, ele q estava de moto subiu pelo guia rebaixada em um pedaço da calçada, e ficou bem ao lado da viatura para falar com os policiais. Um deles disse a ele para descer da moto, apresentar documentos e mandou q ele calasse a boca. Não deixou ele falar e multou-o por trafegar sobre a calçada e IGNORAR A VIATURA POLICIAL. Ele ia participar de uma corrida de rua no centro histórico de SP.Foi multado em R$500,00 e 7 pontos na carteira. ONDE É QUE NÓS ESTAMOS????? Os bandidos da outra moto foram embora tranquilamente. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
Bem minha amiga pelo que entendi seu namorado cometeu uma infração de trânsito em transitar com seu veículo sobre calçada o que preve no codigo de trânsito brasileiro no seu. Art. 193 - Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes).
Mas tem o porém quando seu namorado deslocou para informar sobre o ocorrido que seria pessoas suspeitas armados em uma moto eles apresentaram seu despreparo mediante situações de vultuos seria profissionais pouco atuantes na sociedade pois veremos algo nessa situação se uma viatura policial em uma base em uma praça pode permanecer nesse local devera ter uma placas regularizadora de transito local privativo policia militar ou sinalização solo pintada em amarelo embora tem que estar documentada na prefeitura municipal esse ponto especificado caso ao contrario a viatura policial estaria cometendo uma infração de trânsito. Mas tem o lado correto deveria houvi-lo e repasar a situação ocorrencia as demais viaturas do setor e na sequencia fazer o que fizeram a autuação. Pois vejamos uma moto transitando em uma praça situação de perigo.
Jandira,
Neste caso, acredito que o policial realmente não teve bom senso e demonstrar o interesse de proteger o cidadão priorizando à segurança e a vida. É claro que o policial precisa se proteger e "prevenir sempre", mas, tudo tem limite lembrando que o policial tem o dever de tratar o "contribuinte" com respeito e dignidade atendendo as suas solicitações que dizem repeito a segurança publica.
Quando ao colega que diz que os policiais podem processar por danos etc..., não acredito que há motivos,pois, o direito de expressão é livre e o direito de resposta deve ser na proporcional.
Faltou sensibilidade!