Olá Gostaria de um esclarecimento com relacao ao tempo de permanencia de um alemao no Brasil com visto de turista. No site da PF sao mencionados 90 dias com possibilidade de mais 90 dias num período de um ano. Neste caso, os próximos 6 meses ele precisa passar FORA do território brasileiro. Ok, isto está claro. Mas, e quando ele fica 90 dias, se retira e volta 90 dias depois, esta intermitência pode ser de 3 meses, nao? Como é na Alemanha ( reciprocidade), ou seja, eu posso ficar na Alemanha 3 meses, voltar para o Brasil e esperar 3 meses para poder voltar. O caso é que temos que proceder assim pois ainda nao somos casados e vivemos juntos. Estamos sempre cuidando para nao exceder os 180 dias por ano, mas ele sempre sente uma ponta de inseguranca na entrada, apesar de sempre ter dado certo até aqui. Ah, e o ano é contado de 1. de janeiro a 31 de dezembro, ou a partir da entrada no ano até o exato dia um ano depois ( tipo de 2 de abril de 2008 a 1. de abril de 2009) ? Ficaria agradecida pela ajuda e pelo relato de casos parecidos :-)

Um abraco, Dana.

Respostas

    Regina Machado & Advogados

    Regina Machado & Advogados Quinta, 14 de agosto de 2008, 18h16min

    Dana
    o periodo de 1 ano é contado da data do carimbo no passaporte, aconselho que seu noivo requeira atraves de advogado o visto permanente marcando e casando logo, assim vcs ficaram mais tranquilo
    Regina Machado
    www.advocaciareginamachado.com

    M

    Magda Maria Ludtke Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 15h34min

    Senhores, por favor, qual e o tempo de visto que e dado a alemaes como turistas, existe visto de 41 dias....pois, este casal de alemaes faz anos que vem para o Brasil para passar alguns meses, visto que eles teem casa na praia e sao aposentados, sempre coneguiram visto de 90 dias, agora, sem mais nem menos ljes foi dado um visto de 41 dias.....

    K

    Klaus_1 Sexta, 27 de março de 2009, 15h53min

    Dana,na Alemanhavc tem possibilidade de mais 90 dias igual no Brasil. Écomo aqui, tem pessoas que aceitam e dão na hora e outros que nao dão...
    Mas aqui, tem mesmo problemas de entrada com turistas. So a lei Brasileira fala de entrada de 90 dias e possibilidade de mais 90 dias cada ano, eles só me deram visto de 26 dias! Porque? A PF nao explicou, mas consegui entender atraves de outras informações. Se vc entra regularmente,conta-se a data da PRIMEIRA entrada
    Ex:Entrei dia 03 de Dec 2007, 90 dias com mais 90 dias, saida foi em 05 de Maio 2008. Retornei entrando no dia 24 de Nov 2008. Com base no calculo dia 03 de Dec ficaria faltando26 dias para completar 180 dias , eles so me deram ovisto de 26 dias E NAO 90 dias. Mas só faltariam 9 dias para completar ate dia 03 de Dec e depois contaria novamente os 360 dias . Com visto de 90 dias eu ficaria na lei. Com 5 meses no Brasil e 7 meses fora eu nunca passaria o limite de max 180 dias, mas o calculo da PF é incompleto. Talvez eles ja calcularam 8,00R$ por dia ilegal para multar.

    M

    michelly soares Domingo, 20 de fevereiro de 2011, 16h38min

    Advocacia Regina Machado
    Fui fazer trabalho voluntario no Caribe e Equador e tive um filho no Equador, passei vivendo lá com meu convivente que é equatoriano quase dois anos, semana passada regressei ao Brasil por motivo de doença na familia. Atualmente não estou trabalhando. Gostaria de saber se é possivel meu convivente que é equatoriano tirar o visto de permanencia por prole no Equador sem que seja necessaria minha presensa no Equador por meio de advogado, procuração ou embaixada ou ele vir ao Brasil como turista e dar entrada daqui mesmo. Não sei o que fazer por favor me me ajude.

    B

    BRM Sábado, 10 de setembro de 2011, 0h12min

    Boa noite ,minha situaçao [e um pouco complicada,sou portuguesa e fui convidada por uma amiga brasileira para trabalhar em brasilia,me dizendo para vir com visto de turista que depois ela tratava do resto,o que aconteceu cheguei cá em janeiro fiquei em sua casa e só comecei a trabalhar em fevereiro,ate ao dia 13 de julho,eu tinha que renovar o visto de turista e ela disse que nao era preciso pois ela estava tratando do contrato com advogada,em conversa com advogada descobri que nao havia contrato nenhum nada em meu nome nem para assinar,como ela soube que eu descobri me pediu para sair de sua casa e do trabalho,eu consegui casa e estou trabalhando em casa.....fui na policia federal e eles disseram que eu tenho que sair do país e voltar novamente com o visto de turista,fui fazer carteira de trabalho e nao posso fazer sem o RG entao ando de um lado para o outro ja tenho cpf desde que cheguei,se eu abrir empresa poderei adquerir o visto permanente,poderei viajar dentro do brasil estando elegal?qual o caminho mais certo para o meu caso? preciso resposta urgente

    F

    Francisco M. Terça, 13 de setembro de 2011, 10h09min

    Minha amiga, sou português e também estou no Brasil, e a legalização aqui não é fácil.No seu caso, se ainda está com visto de turista, vá à policia Federal e peça a prorrogação do visto de turista por mais 3 meses(isto se você ainda não usufruiu de 180 dias de visto de turista no espaço de um ano).
    Para abrir empresa e ganhar o visto permanente, você precisa investir um minimo de 150 000 reais.Mas durante esse processo não convem ficar ilegal.
    Outra hipotese é tentar arranjar uma empresa que a contrate com um contrato de trabalho e entre com o contrato de trabalho no Ministério do trabalho, ou então matricule-se numa universidade e peça o visto de estudante.
    Infelizmente, um português aqui não tem grandes direitos, pelo contrário os cidadãos do mercosul, entram e podem pedir visto temporário sem requisitos nenhuns e os argentinos podem adquirir logo visto permanente.
    Boa Sorte.

    M

    mariano portela Quinta, 22 de setembro de 2011, 21h37min

    Oi... alguem saberia me informar o que significa o numero 5 nos carimbos emitidos nos passaportes ou cartoes entrada/saida pela policia federal?
    Eu sei que o numero 1 significa entrada e quando um turista ingressa no Brasil e carimbado esse numero no quadradinho direito inferior do carimbo seja no passaporteou no cartao de entrada/saida.
    E o numero 2 significa saida.
    Muito obrigado
    Mariano

    M

    mariano portela Segunda, 26 de setembro de 2011, 16h02min

    Francisco M.

    Infelizmente, um brasileiro ou um argentino la no portugal nao tem grandes direitos, pelo contrário os cidadãos da uniao europea, entram e podem residir permanentemente sem requisitos nenhuns....

    F

    Francisco M. Quarta, 28 de setembro de 2011, 11h17min

    Ai sim? Onde foi buscar essa ideia? Está redondamente enganada. è precisamente o contrário.

    F

    Francisco M. Quarta, 28 de setembro de 2011, 11h19min

    Sr. mariano, um dia com mais tempo, conto-lhe a minha história.

    M

    Manuel Marques Terça, 05 de março de 2013, 19h55min

    Sou Portugues e estou no Brasil como turista fez 10 meses sei que terei de pagar uma multa por exceder o prazo de estadia no pais mas preciso de regressar para me casar com a minha atual companheira que é Brasileira, e como o meu passaporte está no termino se acaso eu regressar e trouxer um passaporte sem nenhum carimbo será que terei algum problema de entrar antes de completar os 6 meses fora do brasil? Alguem me poderá informar ou se acaso teve algo parecido como conhecimento?
    Abraços e grato pela atençao

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 05 de março de 2013, 20h03min

    Claro, até aqui no Brasil usam computadores. Sua entrada e saida é registrada pela policia federal.

    A questão é, por que retornará para Portugal se quiser casar? A pesar que os cartorios dizem que tem, não há nenhum impedimento para casar estando irregularmente no Brasil. Poderá até ajuizar um Habeas Corpus para poder ficar até o casamento, há jurisprudencia das tribunais federais neste sentido.

    A

    Ana Sofia Marques Segunda, 14 de outubro de 2013, 22h17min

    Olá a todos.

    Estou no Brasil com um visto de estudante que termina dia 29 de Outubro, mas quero ficar no Brasil mais tempo. Como já terminei o meu período de estudos não posso prorrogar o visto de estudante mas na Polícia Federal me falaram que se que sair e voltar a entrar no país posso ficar mais 3 meses como turista

    Já marquei a minha viagem para a Argentina, com regresso marcado para dia 21 de Outubro, e a minha dúvida é a seguinte: Será que eles me dão o visto de turista na mesma, sendo que no dia 21 ainda não terminou a vigência do visto de estudante (que só termina dia 29)? Ou tenho que remarcar a viagem para depois de dia 29, quando já não tenho visto nenhum, para que eles me dêem o visto de turista?

    Como já paguei a viagem, não queria nada ter que desmarcar.

    Pf se alguém souber a resposta, me ajude.

    Obrigada

    H

    Honorio Suspenso Segunda, 14 de outubro de 2013, 23h01min

    Boa noite Ana,

    Infelizmente, você não pode ter dois tipos de vistos simultaneamente, de estudante e de turista, e como a PF e nem você tem autonomia para cancelar o visto, pois foi emitido pelo MRE, só depois do vencimento do visto de estudante que poderá ingressar com o visto de turista. Sugiro para que não tenha problemas, só retorne depois do dia 30 de outubro, caso contrário, terá que sair novamente.
    Att.

    Honorio - [email protected]

    A

    Ana Sofia Marques Terça, 15 de outubro de 2013, 8h36min

    Bom dia Honório

    Obrigada pelo esclarecimento. Fiquei na dúvida, porque no meu Passaporte não consta a data de término do visto de estudante e um amigo me falou que se eu pedir na alfândega, eles me colocam o visto de turista, anulando o de estudante. Como supostamente é do meu interesse ter um visto, eles não controlam a data de término e me concedem o de turista sem problemas.

    Isto não é verdade, então? Tenho mesmo de regressar depois, correto?

    H

    Honorio Suspenso Terça, 15 de outubro de 2013, 13h10min

    Boa tarde Ana,
    Mesmo que não tenha no seu passaporte, mas tem na sua carteira de estrangeiro, e consequentemente no seu cadastro quando fez o registro quando vc chegou ao Brasil. Mas o correto é carimbar o no seu passaporte a validade do seu visto, pois a partir do momento que ingressa no Brasil com o visto consular de estudante, vc tem 30 dias para efetuar o registrro, e o seu tempo de visto, começa a contar a partir do momento que vai até a polícia federal.
    Caso não tenha efetuado o registro, você será multado no valor de R$ 8,28 por dia que exceder os primeiros 30 dias, pois o registro é obrigatório (artigo 30 da Lei 6.815/80).
    Att.
    Honorio - [email protected]

    H

    Honorio Suspenso Terça, 15 de outubro de 2013, 13h22min

    Boa tarde Ana,

    Em complemento, informo que o visto consular não poderá ser cancelado pela Imigração, a Polícia Federal é responsável apenas pela fiscalização do período de estada legal estipulado no seu visto de Temporário IV (Estudante). E reafirmo, você só poderá retornar após o dia 29 de outubro/13 que o prazo que vc passou, e caso queira retornar antes, deverá ir até o consulado brasileiro para fim de anulação do visto, pois só eles que podem anular o seu visto.
    Att.
    Honorio

    L

    Lua_89 Terça, 22 de outubro de 2013, 21h48min

    Boa noite,
    Meu namorado está vindo para o Brasil com intenção de ficar 6 meses como turista.
    Como vimos que a PF só permite a estada por 90 dias e 180 dias por ano, pensamos se seria possível que ele entrasse e saísse do país durante esses primeiros 90 dias para que esse periodo de estada fosse renovado por mais 90.
    Ele chegará, portanto, no dia 28 de novembro/2013, cruzaria a fronteira no fim de fevereiro/2014 e assim teria mais 90 dias para ficar no país, até maio/2014.
    Gostaria de saber se essa manobra é válida ou se há outra solução para o caso.
    Muito obrigada!

    H

    Honorio Suspenso Quarta, 23 de outubro de 2013, 8h13min

    Bom dia Lua,

    Para que eu possa lhe dar uma resposta mais correta, seria necessário informar a nacionalidade do seu namorado, pois apenas alguns países europeus, por burrice e idiotice dos seus governos não estão renovando os vistos dos brasileiros na Europa, e por isso, o Brasil usa o princípio da reciprocidade não estão prorrogando os vistos de apenas estes estrangeiros europeus, os demais países podem serem prorrogados, sem a necessidade de sair do Brasil.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 23 de outubro de 2013, 9h28min

    Honório,

    Nao se trata de aplicação da reciprocidade. É um tratado entre os países Schengen e Brasil que foi ratificado pelo Brasil em outubro.

    Os países Schengen na verdade são a maioria dos países da Uniao Europeia inclusive Suíça (membro do Schengen, mas nao da União Europeia), excluindo Inglaterra e Irlandia.