Dúvidas Imóveis Herança Família

Direitos de filhos e companheira

Há 6 anos ·
Link

Bom Dia ! Meu pai faleceu a 3 meses e convivia com uma mulher a aproximadamente 8 anos, sendo que o imóvel aonde vivia foi adquirido anteriormente a essa união aonde meu pai e minha mãe construíram juntos. Eu estou desempregada e pago aluguel, tenho direito de morar nessa casa, visto que sou herdeira da mesma que consta em nome do meu pai e estado civil do mesmo consta solteiro.

7 Respostas
fauve
Advertido
Há 6 anos ·
Link

Não. A companheira tem direito tanto à sua parte na herança quanto direito real de habitação enquanto for viva.

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Então qual seria o meu direito de herdeira, tenho dois filhos de menor e a companheira tem um comércio e renda própria.

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

E enquanto vivo meu pai e ela comprar um terreno aonde foi dada uma entrada e a mesma continuou a pagar após o falecimento do meu pai, nesse caso o documento do novo terreno adquirido está também em nome do meu pai

fauve
Advertido
Há 6 anos ·
Link

Jessica tudo o que o casal adquiriu onerosamente durante a união estável será partilhado metade para a companheira/meeira e metade para todos os herdeiros. E a companheira herda junto com os filhos do falecido os bens particulares dele (é o caso da casa que ele já tinha antes da união estável). E a companheira também tem direito de morar no imóvel que servia de moradia do casal. A situação financeira sua e dela não será levada em conta.

Já fizeram inventário?

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Não, e uma casa comprada a mais de 20 anos porém não tem escritura ao documento de compra e venda da época e alguns papéis da associação em nome do meu pai.

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Eles não construíram nada, porque ela adquiriu dívidas indiretas e tiveram que entregar o único carro que tinham, na época meu pai ainda era vivo.

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

O comércio foi feito na garagem da dessa casa, nesse caso o lucro dele também e parte minha e do meu irmão ?

Esta pergunta foi fechada
Há 6 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos