Dúvidas Família

Posso acionar a polícia/ justiça devido o pai não cumprir com os horários de retirada e entrega do nosso filho?

Há 6 anos ·
Link

Prezados,

Na minha separação foi estipulado que eu ficaria com a guarda de meu filho e o pai ficaria com ele um final de semana a cada 15 dias, metade das férias escolares e ano novo ou natal intercalado ano a ano, e o aniversário do nosso filho será junto. Desde a separação em 2019 ele não cumpre o que foi estipulado referente a retirada e entrega do menor em minha residência.

Conforme a minuta do divórcio ele deve retirar nosso filho sábado às 10h da manhã e devolver no domingo às 16h.

Mas, isso não ocorre! Já chegou ao ponto da criança ser devolvida as 22h.

Isso impacta no planejamento que eu realizo, pois, diversas vezes cancelei ou me atrasei para compromissos pré agendados no domingo final de tarde/noite por causa do descumprimento das normas.

Quero saber se judicialmente eu posso interferir? Ou se eu posso acionar a polícia caso isso ocorra novamente?

11 Respostas
ISS//
Advertido
Há 6 anos ·
Link

A polícia nao tem nada a ver com isso. Se quiser comunique ao juiz.

fauve
Advertido
Há 6 anos ·
Link

A polícia não. Cabe intervenção da justiça. No tocante à retirada das crianças nada te obriga a entrega-las após o horário estipulado, pouco mais ou pouco menos do que 10 horas. No tocante à entrega das mesmas só em casos esporádicos essa entrega pode ser tão atrasada, e ainda assim com comunicação a vocês.

A justiça deu apenas um norte; nada impede que vocês conversem e adaptem esse horário de acordo com a conveniência de vocês. Mas para isso é preciso colocar ressentimentos de lado e conversarem ao menos sobre os filhos. Ou busque a justiça novamente.

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Obrigado pela resposta

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Em muitos casos o pai não avisa que vai atrasar a entrega do nosso filho. E a maioria das vezes pede para avó trazer ele de volta pra mim.

Cabe ir ao conselho tutelar então notificar a situação?

ISS//
Advertido
Há 6 anos ·
Link

Ja foi dito: cabe ao juiz resolver. Conselho tutelar nao vai fazer nada

Felix Sehnem
Advertido
Há 6 anos ·
Link

Converse com o pai da criança. Foram capazes de fazer um filho podem agora se acertar.

fauve
Advertido
Há 6 anos ·
Link

Nenhum problema a avó trazê-los para você. Converse com ele sobre o horário.

Autor da pergunta
Há 6 anos ·
Link

Obrigado pelas respostas

M
Há 3 anos ·
Link

Boa tarde, foi estipulado que o pai pegasse a filha no sábado e entregasse no domingo, ele pegou na sexta e pretende trazer ela na segunda sem ao menos me pedir ou avisar.. eu acho isso errado pois quando ele pegou na sexta ele não me avisou ou pediu eu que tive que mandar mensagem perguntando, não acho certo ele trazer na segunda sem me comunicar ou pedir pq se não vira costume ele fazer esse tipo de coisa sem me comunicar, o que devo fazer a respeito

Gbs
Advertido
Há 3 anos ·
Link

A resposta à sua pergunta vc encontra nas postagens acima.

Autor da pergunta
Há 3 anos ·
Link

Obrigado pela resposta

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos