Pessoal, eu soltei uma bomba perto do meu colégio (Não foi em frente, nem dentro) e veio 3 funcionários atrás de mim falando que iria ser a "conversa" no canto da parede sendo que ele acabou me levando para dentro do colégio. Lá eles recusaram a me deixar fazer a prova (provão) o horário do provão havia acabado e mesmo assim eles me seguraram. Fizeram um boletim contra mim e acionaram o conselho tutelar

Respostas

    P

    pensador Domingo, 01 de dezembro de 2019, 11h14min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Temos um sério problema em nossa nação e, pelo que observo está arraigado também nos operadores do direito. É o caso para refletir se é por este motivo que até mesmo medidas inconstitucionais são apoiadas por parcela da população; é caso para refletir se é por este motivo que se aventa o AI-5, se por isso podemos apresentar projetos que autorizem força policial sem consequências...
    No modesto entendimento dos dispositivos legais, comete crime aquele que vende ou disponibiliza a menor (salvo talvez os que se enquadrem nas categorias A e B, conforme R105). Quanto ao menor, não vislumbro conduta típica que não seja a regulada na Lei de Contravenções Penais, que se aplicada, teria que ser aos milhões de brasileiros que soltam fogos em dias de jogos e outras datas comemorativas. Mas a questão não é essa. Mesmo que praticando conduta ilícita o menor, não se justifica outra conduta ilícita para reprimi-la. Este é o cerne da questão. Não pode o particular obrigar mediante ameaça corpórea ou mediante violência, o menor a adentrar a instituição ou qualquer lugar que seja. Como aventado pelos colegas, se fosse o caso, o que não é, poderia ser dada voz de prisão, se crime houvesse.
    Pela ótica do direito, perfeitamente cabível medidas para reprimir o excesso. É o que o direito tem a dizer. Quem não gostar, pode solicitar aos nobres parlamentares para dar poder de polícia a funcionários de instituições de ensino. Melhor ainda, podem solicitar a confecção de Lei que autorize o espancamento do menor.
    Saudações,

    P

    pensador Sábado, 30 de novembro de 2019, 12h12min

    Conduta irregular da instituição de ensino. Acompanhado de um responsável e de um advogado, registre ocorrência na Delegacia por constrangimento ilegal e cárcere privado a depender dos fatos.

    Felix Sehnem

    Felix Sehnem Sábado, 30 de novembro de 2019, 12h26min

    Pensador. Incentivando alunos a fazerem baderna.

    I

    ISS// Sábado, 30 de novembro de 2019, 14h26min

    Pois é! Pensa muito. Fizeram o correto e se houve alguma irregularidade o proprio concelho teria tomado providencias, mania de acreditar em tudo que menor fala.

    P

    pensador Sábado, 30 de novembro de 2019, 15h33min

    De maneira alguma. Apenas disse em tese, face ao relatado pelo consulente. E, em tese é a resposta que o direito nos dá.
    A mera legalidade não tem o condão para incentivar o ilícito e, de outra maneira não se combate o ilícito com outro ilícito.
    Face ao narrado, estando em via pública, o menor não está no poder de detenção que exerce a instituição de ensino e o funcionário ou servidor a depender, comete ilegalidade ao conduzir de maneira forçada. O correto seria chamar o conselho tutelar ou autoridade policial.
    Quanto ao restante, apenas a análise do caso concreto poderá dizer. Em tese cabível as medidas mencionadas.

    I

    ISS// Sábado, 30 de novembro de 2019, 15h41min

    Foi chamado, foi conduzido ao dp acompanhado do concelho tutelar, se tivesse ocorrido alguma ilegalida as providencias teriam sido tomadas, o resto e mimimim

    ?

    Desconhecido Sábado, 30 de novembro de 2019, 15h49min

    ISS// E FELIZ SEHNEM, eu não estava em horário de aula, então a escola não tinha nenhuma autoridade em cima de mim, muito menos me forçar a entrar dentro da escola dizendo que "SOLTEI UM FOGO DE ARTIFÍCIO DENTRO DA UNIDADE ESCOLAR"

    I

    ISS// Sábado, 30 de novembro de 2019, 16h06min

    Pode reclamar com o bispo.

    ?

    Desconhecido Sábado, 30 de novembro de 2019, 16h07min

    Aiai KKKKKKK se até mesmo a polícia falou que não podia fazer nada, por não está dentro da unidade escolar. Fui pro conselho da guarda

    F

    fauve Sábado, 30 de novembro de 2019, 17h15min Editado

    Cleber escolas não comprometidas com os alunos apenas mal e mal resolvem o que acontece em suas dependências. Escolas comprometidas se envolvem também com o que acontece em seu entorno. Principalmente quando o mal elemento em questão usa o uniforme escolar, comprometendo assim o bom nome de todos os alunos.

    O ECA que diz o seguinte: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Qualquer cidadão pode interferir com sua falta de educação. E se você não gostou é direito seu, representado ou assistidos pelos seus responsáveis, acionar a justiça. As chances são que você leve um "passa fora" de juízes e prometeres da vara da infância e juventude.

    Além de que menores de 18 anos nem ao menos podem adquirir, mesmo que gratuitamente, fogos de artifícios.

    No "ping e no pong" você está errado. O que papai e mamãe disseram? Vai me dizer que eles são ocupados demais para educar o filhote?

    ?

    Desconhecido Sábado, 30 de novembro de 2019, 18h46min

    Fauve, eu nem estava com uniforme escolar. Soltei em frente ao meu condomínio que fica ao lado do colégio, nem usava a farda escolar, estava de calça com uma camiseta da Lacoste e usando um chinelo. Então eu acho que a escola não tinha essa autoridade em cima de mim :)

    F

    fauve Sábado, 30 de novembro de 2019, 19h06min

    Cleber você é menor de idade, certo? Qualquer cidadão poderia ter interferido pelo simples fato de você estar portando fogo de artifício.

    H

    Hen_BH Sábado, 30 de novembro de 2019, 22h01min

    Sem contar que papai e mamãe podem vir a responder civil e criminalmente caso essa "brincadeira" cause danos de ordem material ou corporal no patrimônio ou em alguém que esteja transitando na via.

    ?

    Desconhecido Sábado, 30 de novembro de 2019, 22h14min

    Que eles venham me processar, ferir ninguém e nem destruir um patrimônio público. Meus advogados estão prontos para tudo

    H

    Hen_BH Sábado, 30 de novembro de 2019, 22h24min

    Então por que é que não formulou as suas dúvidas aos seus advogados "que estão prontos para tudo", ao invés de vir postá-las aqui? Eles estariam também prontos a respondê-las.

    ?

    Desconhecido Sábado, 30 de novembro de 2019, 22h38min

    Eu chamei eles depôs que eu concluir a pergunta aqui, depois que o cara falou oq deveria fazer amigo <3

    F

    fauve Domingo, 01 de dezembro de 2019, 6h58min

    Só para constar:

    Depois = em um momento posterior; em seguida.
    Depôs = forma conjugada do verbo depor na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.

    I

    ISS// Domingo, 01 de dezembro de 2019, 7h15min

    Um mimizento só isso. Há algum tempo se isso ocorresse com meu filho, alem da reprimenda na escola ao chegar em casa ainda teria uma vara de marmelo à esperar pelo engraçadinho.

    ?

    Desconhecido Domingo, 01 de dezembro de 2019, 9h35min

    Que bom, ótimo para o seu filho, Mas eu estava na calçada do meu condomínio e tinha total liberdade

    I

    ISS// Domingo, 01 de dezembro de 2019, 10h15min

    Errado. Vc nao tem nunca total liberdade e se vc for da capital deve se comecar a se preocupar com multa pois é proibido a soltura de fogos com estampido.