Oi estou cuidando do meu pai que esta muito doente pois está com cancer em estado muito avançado,ele morava sozinho, mas agora eu troxe ele pra morar comigo, só que não tenho mais tempo pra sair de casa, pois tenho que ficar com ele, tenho mais 4 irmão só que ninguém quer ficar com ele,pois suas esposas não querem meu pai na casa delas, quero saber se eles também teriam que me ajudar a cuidar de meu pai?E qual são os deveres deles p/ com meu pai? desde já agradeço pela atenção.

Respostas

    A

    Andressa Cristina Tanello Santos Quarta, 30 de janeiro de 2013, 17h44min

    Boa tarde!!!

    Vou contar o que está acontecendo com minha família e gostaria de ajuda.
    Minha Avó possui 5 filhos, ela tem parkinson nas pernas e está começando com falta de memória, logo não pode morar sozinha pois toma muitos remédios e durante a noite a bexiga esvazia umas 3 vezes. Minha mãe tem 54 anos, filha mais velha, e está tendo que cuidar da mãe sozinha, ela está pedindo ajuda para os irmão faz 2 anos e ninguém quer levá-la para sua casa, nem mesmo por uma semana para a minha mãe descansar, pois acorda de 3 a 4 vezes para trocar a frauda da minha avó. Minha mãe conseguiu uma pensão para a minha avó que dá para pagar os remédios e seus alimentos.
    O que poderia ser feito judicialmente para ajudar a minha mãe???

    Obrigada

    J

    Julianna Caroline Quarta, 30 de janeiro de 2013, 18h09min

    Pedir ajuda judicialmente.
    Obrigando os demais filhos a ajudar financeiramente e obrigando os filhos a dividir o tempo nos cuidados com a idosa, cada um fica com ela uma semana por exemplo.
    Todo mundo colabora e descansa tbm.
    Ou até mesmo a contratação de uma cuidadora que durma no trabalho ou que fique pelo menos até final da tarde, e os irmãos obrigados a pagar um X mensal pra pagamento dessa cuidadora.
    Procurem um advogado e estudem minha sugestão.
    Boa sorte**

    A

    Andressa Cristina Tanello Santos Quarta, 30 de janeiro de 2013, 18h11min

    Obrigada. Vou fazes isso mesmo.

    F

    flá maria Quarta, 20 de fevereiro de 2013, 19h30min

    Não concordo com a resposta dada ao marcelo, na outra página:faça a sua parte e deixe que os outros que não se importam de lado".Enfrento uma situação semelhante e, creio que todos os filhos devem ajudar, estejam com os pés doendo, com pressão alta, com compromissos.... Quem cuida de idoso, principalmente de mãe e pai, cuja relação é extremamente delicada, visto que se há educação formal não há espaço para reclamações com a mãe, ou com irmãos, sente-se por vezes acuado!.... Sei muito bem como funcionam os irmãos..... Amamos todos.... A vida é bela... Mas há que ser repartida a tarefa , mesmo a tarefa do amor, do carinho do passeio..... Os pais ficam felizes, por se sentirem amados/cuidados pelos filhos, e consequentemente o filho que cuida se sente um tanto aliviado, e também feliz, pois os irmãos o respeitam, não o deixando com sobrecarga emocional, que é natural de pai e mãe. Portanto, marcelo, bota a boca no trombone!!!! Caso contrário acabará como eu, que apesar de amar minha mãe e de preferir tê-la sempre ao meu aldo, sinto=me com uma enorme responsabilidade , além do desrespeito de meus irmãos que pelo meu bom senso ou artigos que já li, deveriam de dois em dois visitá-la, guardá-la, acarinhá-la, levar ao médico, se for dia de consulta..... E tentar relevar chantagens emocionais, horas e horas de uma mesma lembrança..... Hoje, encontro-me em conflito com meus irmãos,na fase da menopausa, tenho gastrite, esofagite,ectomia do esôfago, meu cabelo está caindo...... Tudo issso, porque deixei , relevei, fingi que não estava magoada com meus irmãos..... Enfim, hoje, hoje mesmo! Deverei ser crucificada, pois estarei ditando regras que não são do meu feitio, mas me farão , com toda a certeza, lembrar que se não me cuidar, eu mesma estarei me desrespeitando.!!! E, ainda tenho vontade de ser mais leve , alegre e porque não dizer, disponível para cuidar dos que de mim precisarem!!! Boa sorte marcelo!!!

    P

    preciso d conselho Domingo, 27 de outubro de 2013, 23h43min

    gostaria de uma ajuda....
    minha mãe cuida dos meus avós a quase 14 anos, deixamos a casa onde morávamos para vir cuidar deles, o combinado era que por ela cuidar deles ficaria com a casa, ok até aí, mas a alguns anos minha avó já com sério problemas de saúde não andou mais, ficando mais complicado ainda para minha mãe, ela que trabalhava fora teve que deixar seu emprego para cuida mais ainda deles em tempo integral, eles não podiam cuidar desde o começo pois tem seus negócios, mas ela também tinha, será que não se tocam disso? A exatamente 2 anos ela pediu ajuda a eles em uma reunião feita numa data festiva pois só aparecem para isso, e depois disso sumiram completamente, minha mãe hoje está com vários problemas de sáude também pois é dificil conviver e cuidar de pessoas de idade, meu avô é bem de idade também mas cada dia mais fraquinho.... a unica coisa que ela gostaria e que acho que no mínimo teriam que fazer é vir pelo menos em um domingo ajudar, ficar com eles para que ela possa sair sem ter horários para voltar e tantas preocupações, acho que eles pensam que por ela ganhar a casa não tem mais obrigações como filhos, sendo que se for jogar os valores a receber de um cuidador de 2 idosos ainda já teria pago o valor da casa há anos, queria uma opinião se posso fazer algo a mais pra ajudá minha mãe, tenho defender e falar umas boas verdades mas parece que eles não tem noção do que fazem, ou deixam de fazer ao deixar tudo com minha mãe. Só queria que algo os obrigasse a ter mais respeito com ela, que ela tem seus direitos, já não tem uma renda para comprar as coisinhas dela, e ainda tem o fato de que eu amo muito ela, e não gostaria de perde-la por algum estress por causa deles, pois o desgaste dela e a tristeza estão tomando conta, e queria passar a minha parte da vida ao lado da MINHA MÃE, JA QUE ELES NÃO QUEREM, EU QUERO. Eles podem não dar valor, mas eu dou.
    Obrigada.

    J

    JezaBela Suspenso Segunda, 28 de outubro de 2013, 0h05min

    O acordo verbal de que sua mãe ficaria com a casa não tem qualquer garantia. Se não está no papel, não é nada.

    Se de boa vontade eles não ajudam, sua mãe busca a justiça para obriga-los a colaborar financeiramente (só com dinheiro).

    E

    eppp Segunda, 28 de outubro de 2013, 15h11min

    preciso d conselho,

    Sugestão: essa de que a tua mãe vai fcar com a casa... tá no papel? MUITO BEM amarrado? Um advogado analisou o negócio? Depois que a tua avó morrer, as coisas podem mudar de figura.

    Quanto a ajudar, tua avó pode pedir pensão para os filhos. Se ela estiver interditada, o curador pode pedir em nome dela. Mas certamente o relacionamento vai ficar pior ainda...

    D

    dinahz Segunda, 28 de outubro de 2013, 20h13min

    preciso d conselho

    Seus tios devem ir até o Cartório de Notas/Tabelião mais próximo e providenciar documento renunciando o direito de herança em favor de sua mãe.

    Sem a renúncia deles, sua mãe provavelmente não ficará com a casa.

    Conheço dois casos iguais ao seu, onde os parentes não cumpriram o combinado.

    J

    Julianna Caroline Terça, 29 de outubro de 2013, 15h21min

    Preciso de conselho

    Antes da sua avó morrer não dá pra renunciar a herança (seus tios) pois não existe herança de pessoa viva.
    Seus avós se quiserem garantir pra sua mãe um pedaço maior da herança podem testar até 50% de cada pra ela, sem interferir no direito dela herdar.

    D

    dinahz Terça, 29 de outubro de 2013, 16h23min

    Bem lembrado juliana.

    Acho que a saída é contrato particular, com firma reconhecida.

    Ou providenciar escritura de doação para a filha cuidadora, com autorização/assinatura de todos os filhos.

    Contudo, a filha pode falecer primeiro!!

    C

    cris lopes Segunda, 24 de março de 2014, 0h58min

    Preciso de uma orientação. Meu pai tem problemas cardíacos graves e não possui aposentadoria nem auxílio doença. Cuido sozinha de todas as despesas dele. Aluguel, luz, alimentação e remédios. Minha mãe sofre de uma doença grave parecida com alzheimer. Quem cuida dela no sul é a minha avó com ajuda dos seis irmãos da minha mãe e dos meus dois irmãos. Cuidei dela sozinha junto com meu pai por quase dois anos. Sem que ninguém me ajudasse. Como a doença do meu pai se agravou ele levou minha mãe pra lá. Não tenho condições financeiras de ajudar minha mãe e ninguém da família me ajuda com as despesas do meu pai, mas nem faço questão. Só queria saber se mesmo cuidando sozinha do meu pai. A família dela pode me cobrar ajuda financeira. Já que os irmãos nem queriam cuidar dela qdo ela morava comigo. Não ganho o suficiente pra ajudar os dois. Mas não cobro mais ajuda pois ainda dou conta de pagar as despesas do meu pai sozinha. Ele tbm é diabético e não consigo quase nada de medicação pelo sua pois os remédios são caros e não tem no posto de saúde. Nem em farmacia popular. Peco orientacao pois não sei o q fazer.

    D

    dinahz Segunda, 24 de março de 2014, 21h39min

    cris lopes

    Não entendi muito bem seu problema, é medo de ser cobrada?

    Entendo, que, se cobrarem de você terão que cobrar também dos outros filhos. E se você cuida/sustenta seu pai, certamente ficará livre de contribuir nos cuidados de sua mãe.

    Se seu pai tem mais de 60/65 anos, e não tem renda, pode ter direito ao BCP-LOAS, um salário mínimo por mês. Procure o posto do INSS e se informe.

    Quanto a sua mãe, se seus irmãos, sua avó e seus tios ajudam, não há necessidade de sua ajuda.

    Aguarde outras respostas.

    P

    Pamela rochet Segunda, 08 de setembro de 2014, 0h30min

    Boa noite Dr Jaime,
    meu avô tem 66 anos e foi internado no hospital publico salgado filho, com dores enormes na colunas e injeçoes nao solucinavam suas dores, nas quais anteriormente ele ja havia tomado pois as ajudavam, porem ele foi internado no dia 27/08, dali foi diagnosticado que ele esta com cancer na prostata e esse cancer esta se alastrando infelizmente esta em mestastatico, onde ja começa atinguir os orgaos, mesmo se vinhesse a ser o cancer benigno nao tem como fazer raspagem, pois precisa fazer quimioterapia, no qual infelizmente esse hospital nao tem como trata-los. e pedem para que eu tirem ele de lá, mas eles nao me conseguiram vagas para por ele em outro hospital que possa fazer esse tratamento, eu estou tentando recorer porem todos eles dizem que nao tem vaga e nao podem me ajudar, ja teve caso de destrato com a maca do meu avô e dizem que ele nao deve ficar ali, porem nao posso tirar ele do hospital sem encaminhamento, meu avô esta tendo crises de dores a ali ele esta sendo medicado podendo aliar as dores, temos alguns hospitais no rio de janeiro que pode atende-lo sendo que alegam nao ter vaga.
    apareceu uma vaga no hospital para tratamento, sendo que falaram que o caso dele nao vale a pena pegar pois chegou em um grau elevado, e nao iriam por ele nessa vaga pois era melhor por uma pessoa que tenha mais chances de recuperação do que ele.
    Porem doutor, eu sou a favor da vida, nao é por que ele esta idoso que deve deixar ele apodrecer por dentro sem ao menos tentarem fazer o tratamento nele, as vagas sao para serem usadas, e permitir uma morte sem ao menos uma chance é injusto, Preciso de uma ajuda, ao menos informaçoes nas quais eu possa recorrer, eu entendo que a morte chega para todo mundo, mas morrer por nao lutar é a pior parte e isso sim eu nao entendo e nao aceito. Por favor nos ajuda com informaçoes nas quais eu possa ter meio legais de recorrer,, agradeço.

  • -1
    M

    Maria de Fátima Alves Chagas Segunda, 29 de dezembro de 2014, 13h10min Editado

    Oi Dr. Jaime! Boa tarde.
    Sou a 10ª filha da minha mãe, todos os filhos casados e com filhos criados... Há 07 anos minha mãe foi agredida pelo um neto, onde fraturou a coluna em 03 lugares... Fiquei sabendo e trouxe minha mãe para morar comigo, ao chegar na minha cidade, logo de cara minha irmãs mais velhas do que eu, morando na mesma rua, recusou-se ajudar a cuidar da minha mãe... Abri uma Ação de Alimentos, onde alguns foram punidos em pagar 20% do salário mínimo para ajudar no sustento da minha mãe. Mas, mesmo assim o juiz não a isentaram de cuidar da mamãe como: higiene pessoal, etc... Por entender que eu ficaria sobrecarregada. Mas, elas não vieram me ajudar e eu deixei pra lá... Elas então ficaram apenas pagando 20% do salário mínimo... Só que agora, já se passaram 07 anos e minha mãezinha se encontra linda, bem cuidada e muito feliz. Mas, eu não sou mãe, então resolvi ter um filho, porque durante todos esses anos só me dediquei a mamãe. Mas, acordei! E que eu também teria que ter minha vida... Pensei que cuidaria da mamãe os 09 meses de gravidez. Mas, logo no 1° mês descolou parte da placenta devido a eu cuidar da mamãe, a médica pediu pra mim repouso absoluto, então mais uma vez procurei minhas irmãs para cobrar que me ajudasse, já que não tínhamos condições financeiras de pagar 02 cuidadores, porque minha mãe além de não andar, também tem mal de Parkinson... Infelizmente chegando ao 4° mês, meu bebê morreu dentro de mim... Até para retirar meu bebê morto, tive que acionar a justiça para elas ficarem com minha mãe... Foram 04 dias, com o meu bebê morto dentro de mim para conseguir então me internar na maternidade, graças a uma promotora de justiça, competente que tem aqui na minha cidade... Gostaria de saber, se agora após perder meu bebê, pretendo ser mãe, não desistir... O que faço para que elas assumam a minha mãe neste período e logo após ser mãe, quero que seja dividida em partes iguais todo o trabalho com a mamãe?

    J

    Jaime Domingo, 04 de janeiro de 2015, 18h49min

    Boa noite. Minha mãe tem 77 anos, morava sozinha em um apartamento no RS e diariamente tem que tomar, em média, 8 medicamentos. Ela não consegue mais se medicar sozinha pois esquece que tomou e toma novamente a medicação. Chegou a ser hospitalizada por intoxicação de medicamentos. Eu a trouxe para morar comigo em SP e ela quer voltar a morar sozinha no RS. O que posso fazer para evitar que ela faça isto?

    A

    ana karla bezerra Domingo, 01 de fevereiro de 2015, 20h58min

    olá!

    minha mão tem 69 anos e é diabética, no entanto é lucida e não faz dieta, eu morava com ela, mas me mudei há pouco tempo, ele recebe duas pensões, porém, por não seguir uma dieta séria, vive tendo complicaçõs, ás vezes esquece as coisas e sai para comprar cigarro, correndo o risco de cair na rua. as irmães dela me acusam de tê-la abandonado, quis trazê-la para morar comigo mas ela se recusou, porque não queria deixar meu irmão de 32 anos de idade morando sozinho. Eu estou com problemas de hipertensão, e por vez me sinto mal com as acusações não formais de minha família, embora a vizinhança possa testemunhar minha luta com minha mãe, ela atualmente fica com meu irmão, eu contribuo com a despesa de alimentação dela, contratei uma moça para lavar a roupa deles, visito todos os dias porque nossa casa são próximas uma da outra,até que ponto essa situação de fato configura abandono, não estou suportando a calúnia de minha família, não quero deixar de cumprir as obrigações com minha mãe, se for para ela morar comigo não tem problema só não queria trazê-la a força uma vez que ela não quer vir, como posso agir para respaldar-me legalmente a respeito dessa situação.

    Bruno Santos

    Bruno Santos Sexta, 22 de maio de 2015, 10h49min

    Olá, sou policial civil, e cuido da minha mãe idosa, principalmente no que diz respeito a medica-la nos horarios corretos, quando meu chefe me transferiu para outra cidade bem mais longe de moro, existe possibilidade de eu conseguir pela lei uma transferia para um local mais próximo para que eu possa continua com os cuidados com minha mãe?

    V

    Valeria Terça, 02 de junho de 2015, 20h55min

    Ola doutor Jaime gostaria de tirar uma dúvida e o seguinte meu esposo e eu cuidamos do pai dele so que ele tem uma irmã e ela não que ajudar nos moramos de aluguel meu esposo teve q sair do emprego e nos não temos condições ele e aposentado mais tem um empréstimo na aposentadoria dele então nos queríamos q a irmã ajudasse nos ela e obrigada a nos ajudar doutor Jaime obrigada

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de junho de 2015, 3h02min

    Valeria, seu esposo deve recorrer a justiça para pedir que a irmã dê uma ajuda financeira.

    R

    rosangela oliveira Quarta, 12 de agosto de 2015, 18h21min

    MEU IRMAOS TODOS ACIMA DE 30 ANOS NAO QUEREM TER COMPROMISSO COM MINHA MAE IDOSA DE 75 ANOS QUE E LUCIDA MAIS TOMA VARIOS MEDICAMENTOS E NAO PODE FICAR SO ....COMO FAÇO LEGALMENTE PRA FAZES ELES EM GERAL FILHOS TER OBGRIGACOES DE CUIDO COM ELA... SENDO QUE TODOS MORAM NA CASA DELA, POIS SOMENTE EU ME PROCUPO E M LEVAR E COMPRA REMEDIOS A ELA. TAMBEM TRABALHO E TENHO UMA FILHA ,MAS NAO ESQUEÇO QUE TENHO MAE.