Oi estou cuidando do meu pai que esta muito doente pois está com cancer em estado muito avançado,ele morava sozinho, mas agora eu troxe ele pra morar comigo, só que não tenho mais tempo pra sair de casa, pois tenho que ficar com ele, tenho mais 4 irmão só que ninguém quer ficar com ele,pois suas esposas não querem meu pai na casa delas, quero saber se eles também teriam que me ajudar a cuidar de meu pai?E qual são os deveres deles p/ com meu pai? desde já agradeço pela atenção.

Respostas

    N

    Nilma de Fátima Barbosa de Lima Sábado, 22 de agosto de 2015, 20h00min

    olá
    sou deficiente, portadora de uma distrofia, tenho mais 4 irmãos,meu pai de 77 anos mora comigo meu marido e meus 3 filhos, sou aposentada e necessito ajuda p algumas coisa pois uso moletas, ha 60 dias meu pai esta internado e somente eu e uma irmã cuidamos dele, eu fico durante toda semana no hospital e minha irmã os fins de semana, outra irmã paga alguém para dormir de vez em quando, ja os 2 irmãos n ajudam com nada, agora o meu medico me proibiu de cuidar dele pois meu problema piorou muito e se n manter um repouso corro risco de perder minha perna,os dois nem se importaram com isto e agora o q faço?? posso requerer na justiça q eles cuidem do nosso pai? papai é aposentado mas mal da p pagar despesas com fraudas e remedios o q devo fazer???

    K

    keila Segunda, 31 de agosto de 2015, 14h15min

    acho que muitas pessoas julgam os filhos ; mais se o filho[a] estiver sobrecarregado ele pode deixar o ente querido e vir a falecer de estresse ; aconteceu aqui perto da minha casa ;uma mulher de 35 anos morreu ; e a mae acamada ficou vivinha da silva; ela morreu de ataque fuulminate ; então antes de julga r um filho ébom ver mos o p q que ele pede ajuda. no meu caso eu peço que me ajude . p q minha mae tem transtorno mental e cuido dela há 3 anos. só que tenho uma bb que tb depende de mim; me separei do pai da minha filha ;e estou desesperada não aguento mais tanta responsabilidade. minha mae tem 53 anos. tem diabetes e esquizofrenia.conviver com ela já é um desafioenorme .

    K

    keila Segunda, 31 de agosto de 2015, 14h18min

    no meu caso o que fazer ?

  • -1
    Juliana Cidrack

    Juliana Cidrack Terça, 15 de setembro de 2015, 15h49min

    Preciso de uma orientação: Meu pai nos abandonou a própria sorte quando tinha uns 12/13 anos, sumiu no mundo, Agora quando estou com 38 anos ele aparace, ele esta doente e sua família com quem vivia não quer mais ter responsabilidade com ele(ele mora com a irmã, sobrinhas etc.)fomos denunciados como abandono, mas foi ao contrario ele nos abandonou( no caso eu e meu irmão), no ministério publico.Mas nem sabíamos que ele estava vivo. enfim,eu moro na capital e ele no interior,não temos condições financeiras ,Mas ele tem sua aposentadoria, sai de casa para andar, ele não é incapaz , tem dificuldades de saude, mas leva sua vida. Seremos punidos, mais uma vez, sim porque ele nos abandonou passamos por inúmeras dificuldades e agora estamos passamos por ameaças de assistente sociais que temos que dar o nosso jeito, como podemos resolver isso? desde ja obrigada,

    R

    Rafael F Solano Terça, 15 de setembro de 2015, 19h38min

    Mas nem sabíamos que ele estava vivo. enfim,eu moro na capital e ele no interior,não temos condições financeiras ,Mas ele tem sua aposentadoria, sai de casa para andar, ele não é incapaz
    R: Esta será sua defesa em resposta a denuncia. Apresente as testemunhas (vizinhos e amigos) que confirmem que ele abandonou os filhos desde o ano tal, e que como ele tem recurso e não é total incapaz, não pode exigir nada dos filhos hoje.

  • -1
    A

    Adriana Rafaela Soares Amaral Quarta, 09 de dezembro de 2015, 16h18min

    Oi. Boa tarde. Eu cuido da minha vó ( mae da minha mãe) tenho duas tias que não. Querem cuidar dela, eu não trabalho fora p poder cuidar da minha vó que e cega e da minha filha de 1 ano. Moro de favor na casa da minha sogra e ajudo a cuidar da mãe da minha sogra. A minha mãe. Me ajuda financeiramente. As minhas tias uma so mandou dinheiro uma vez so e a outra parou de mandar o dinheiro. Será que eu tenho o direito de pedir que elas ajudem financeiramente??? Desde já agradeço.

    A

    Adriana Rafaela Soares Amaral Quarta, 09 de dezembro de 2015, 16h22min

    Oi boa tarde. Eu cuido da minha vó. De 87 anos que e cega. Ela e aposentada. Será que eu tenho o direito de pedir ajuda financeira??? Desde já agradeço.

    K

    kamilla azevedo Quarta, 09 de dezembro de 2015, 16h58min

    Boa tarde,

    Tenho uma prima, que junto com sua mãe, cuidam do pai que tem uma doença grave, acontece que minha tia é sua companheira há 25 anos, e o enfermo já fora casado anteriormente e já se divorciou, tendo alguns filhos do casamento, esses filhos, pediram para leva-lo para passar um final de semana na casa deles, e já faz duas semanas que nao querem devolver o pai alegando que sofre maus tratos por parte de minha prima e a sua mãe, o que não é verdade!

    D

    Desconhecido Sexta, 18 de dezembro de 2015, 18h14min

    O enfermo está impossibilitado de se manifestar, de voltar pra casa, de falar, está acamado?

    I

    INGRID Domingo, 29 de maio de 2016, 0h42min

    Boa noite!

    Estou aqui eu em meu plantão, sou operadora de monitoramento de segurança eletronica e trabalho a noite por extrema necessidade. No momento me encontro em desepero total, minha mãe mora comigo desde que eu comecei a trabalhar aos meus 17 anos de idade e sempre consegui sustento para o nosso lar. So que hoje minha mãe com 77 anos esta com mal de azhaimer e necessitando de cuidados especificos tenho mais 3 irmãos o quais ja fiz uma denuncia na defensoria do idoso para poder me ajudar, la eles concordaram em cumprir porém como foi com a assistente social em poucos dias desse acordo ja foram dizendo que não eram obrigados a cumprir! Estou em total desespero por que ganho um salario minimo, moro de aluguel tenho um filho de 8 anos que mesmo sendo uma criança me ajuda com a avô por ver sua mãe desesperada. Não sei o que fazer, estou sem rumo vivo pedindo ajuda a amigos que durmam com minha mãe enquanto venho trabalhar para levar sustento para minha casa. por favor gostaria de uma ajuda pois não sei o que mais fazer aonde ir, aonde recorrer e sem contar que ja estou me vendo em total desespero sem condições de resolver mais nada, desculpem meu desabafo pois não esta sendo facil minha vida, não tenho esse coração frio de colocar minha mãe em um asilo, porem não sei o que irá acontecer por não ter condições de cuidar dela sozinha ja que não possuou uma vida financeira que possa lhe dar um amparo, so possuou amor, mais vendo que como posso cuidar da minha mãe se nem dormir eu durmo pois ja chego do plantão ás 06:00 da manha para cuidar dela minha escala é de 12/36 trabalho 12 horas e folgo 36 mais não tenho como descansar pois como todos sabem um portador de alzhaimer necessita que esteja uma pessoa olhando para ele 24 horas por dia! mais uma vez me desculpem o desabafo e o total desespero em que me encontro. Fiquem com deus.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 29 de maio de 2016, 13h43min

    Ingrid, não faça denuncia, apenas. Requeira pensão para sua mãe, eles tem essa obrigação. Visitar, cuidar, realmente, não tem como obriga-los. Pense em coloca-la num abrigo de idosos, a tendência é piorar cada vez mais.

    D

    Desconhecido Terça, 31 de maio de 2016, 15h55min

    Ingrid

    Se ganha apenas um salário mínimo, deve precisar do benefício/aposentadoria de sua mãe para ajudar pagar as contas.
    Pode ser melhor para todos, deixar sua mãe em alguma clínica de repouso, aquelas que aceitam o benefício do idoso como pagamento.
    Na clínica, sua mãe será cuidada pelo valor do benefício dela, e a família colabora com outros itens, como remédios e alimentação.
    O tratamento das clínicas de repouso pode não ser bom, mas, pode acabar sendo melhor do que o seu, tendo em vista que você precisa trabalhar e tem filho menor.
    Sorte.

    P

    patricia dias pinto Quarta, 01 de junho de 2016, 13h14min

    minha duvida seria, essa minha mãe mora com um senhor de 75 ano, que a quatro anos atrás deu um AVC, e família o abandonou, minha mãe pegou para cuidar e morar com ele, nesta época ele tinha uma pensão de auxilio ao idoso, pois a mais de um ano perdeu, pois somaram a pensão que minha mãe recebe de meu pai falecido. e tiraram a dele, que era auxilio ao idoso, mais na época ele não tinha dado o AVC ainda, tentamos mudar a pensão auxilio a deficiente, sem sucesso, então ele não tem renda. minha mãe sustenta a casa sozinha, com todas as despesas e medicações que ele tem que usar, ta muito difícil para ela sozinha, ele tem duas filhas casadas e trabalham fora, já pedimos ajuda e elas não querem ajudar, ele tem o direito de entrar com um processo pedindo ao juiz a ajuda das filhas? tentamos conversar mais não querem, ele usa uma medicação de auto custo para dormir, pegávamos pelo governo , parau de mandar, não vira mais e ele não pode ficar sem pois não dorme devido a sequelas do AVC, queria só uma orientação, elas tem que ajudar, devo entrar com uma ação contra elas, ele tem direito? são essas minhas duvidas, desde já agradeço!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 01 de junho de 2016, 13h47min

    Sua mãe mora com esse idoso por qual motivo???

    Qual o motivo para o INSS tirar o LOAS que ele recebia?? Eles não param de pagar do nada!

    "tentamos mudar a pensão auxilio a deficiente" - O que vcs fizeram para isso??

    Nada impede que seja novamente requerido o LOAS para o idoso enfermo. Se esse idoso está em união estável com sua mãe, será dificil requerer qualquer ajuda aos filhos dele.

    D

    Desconhecido Quarta, 01 de junho de 2016, 19h18min

    Patrícia
    O LOAS é pago quando a renda per capta da família é inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. Se perdeu o benefício deve ser porque ele é casado ou tem união estável reconhecida com sua mãe.
    Sua mãe deve pleitear na justiça pensão alimentícia para os filhos do marido/companheiro:
    PENSÃO ALIMENTÍCIA

    O idoso pode pedir pensão alimentícia para
    seus parentes?
    Sim. Para suprir suas necessidades e dentro
    das possibilidades de seus parentes.

    Para quais parentes o idoso pode pedir pensão
    alimentícia?
    O idoso pode pedir pensão alimentícia para
    seus ascendentes (pais, avós etc.), descendentes
    (filhos, netos etc.), cônjuge que, apesar de
    não ser parente, deve obrigações decorrentes
    da sociedade conjugal. E, na hipótese de não
    existir nenhuma das pessoas acima mencionadas,
    pode pedir pensão alimentícia para seus
    irmãos, tios e sobrinhos.

    Se o idoso estiver recebendo um benefício
    previdenciário, pode pedir pensão alimentícia
    aos parentes?
    Sim, desde que seu benefício previdenciário
    não satisfaça suas necessidades, ele pode pedir
    pensão alimentícia aos parentes que devem
    concedê-los dentro de suas possibilidades econômicas.

    O que acontece com os parentes que não
    prestarem pensão alimentícia ou ajuda ao
    idoso?
    Caso a pensão alimentícia já esteja fixada judicialmente
    ou por acordo, o idoso pode ingressar com ação de execução de pensão alimentícia
    contra o devedor. Se a execução tiver por base
    uma decisão judicial, ele pode pedir a prisão do
    parente inadimplente, caso este não pague os
    atrasados.

    O que é interdição?
    Interdição é uma medida que existe para proteger
    pessoas incapazes de praticar atos da vida
    civil, nomeando-se uma pessoa chamada de
    Curador para cuidar dos interesses pessoais e
    patrimoniais do incapaz.

    Quem pode promover a interdição?
    A interdição pode ser promovida pelos pais, pelos tutores, pelo cônjuge, por qualquer parente ou pelo Ministério Público nos casos de doença mental grave ou de não existir nenhum parente ou todos estes também forem incapazes." Fonte: cartilha do idoso

    Fernanda Liima

    Fernanda Liima Sábado, 25 de junho de 2016, 15h10min

    Olá, tenho várias dúvidas faz 1 ano que minha mãe trouxe os pais maternos pra morar conosco, sendo o meu avô com 97 anoa acamado, não anda e não enxerga e com vários problemas de saúde e minha avó com 97 anos aonde a mesma tem mal de Alzheimer e vários momentos de ser agressiva até com o meu próprio avô, resumindo os dois tem 9 filhos e apenas minha mãe nunto com uma tia minha toma conta, nisso todo o trabalho com meu avô fica por minha conta desde o banho ao trocar de fraldas e várias outras coisas...as duas dorme ao lado DA cama deles por medo do que ela venha a fazer com ela mesmo com todo o tratamento que ela recebe tantos dos médicos como delas ela não deixa de ser agressiva, minha mãe está com vários problemas de saúde e nenhum dos outros irmãos querem pelo menos tomar conta da minha avó....o que fazer?????

    R

    Rafael F Solano Sábado, 25 de junho de 2016, 16h56min

    Sugira a sua mãe a pedir na justiça que os demais filhos paguem pensão, caso os 2 idosos não tenham renda propria, e como vc tem de se dedicar a sua vida, que o ideal seria colocar ambos idosos num abrigo, numa clinica especializada, se todos os filhos se unirem para pagar; Sua mãe deverá buscar a justiça para interditar os idosos, e como curadora deles providenciar a pensão dos filhos e a internação dos pais dela

  • -1
    J

    Júlia sousa Quarta, 31 de agosto de 2016, 2h14min

    Boa noite. Meu pai tem 74 anos e tem dificuldades para andar (anda com omauxilio de muletas) mesmo assim é independente e faz algumas atividades sozinho ( banho, almoco). Tenho outras duas irmãs que são casadas e moram no mesmo lote. Eu moro na casa da frente com o meu pai. Como a aposentadoria dele é pouca e da apenas para custear os medicamentos eu tenho que trabalhar fora para garantir o sustento da casa. Algumas vezes deixei de limpar a casa, mas não em dias consecutivos, por conta da correria do trabalho e com a crise tive que me desdobrar em 3. Antes de sair para o trabalho eu ainda fazia o almoço do meu pai e algumas vezes ele pedia p deixar q ue ele fizesse. Uma das minhas irmãs entrou na minha casa, tirou fotos e fez filmagens alegando que vai entrar na justiça por abandono de incapaz e assim me processar.Acredito que ela possa sim fazer isso, mas diferente de mim ( que trabalho e estudo o dia inteiro para dar conforto ao meu pai) a minha irmã não trabalha e não faz absolutamente nada passa o dia em casa (no mesmo lote que meu pai mora). Graças a Deus eu consigo custear tudo sem precisar pegar a aposentadoria dele, mas a minha irmã sempre pede dinheiro para ele e ele não nega.
    Acho que ela está querendo me processar para de alguma forma ficar com a nossa casa. O que pra mim não importa pq meu bem maior é ele. Mas tenho medo de chegar a ser presa, não sei se essas acusações podem chegar ao ponto de uma prisão, mas tenho medo ja que o marido dessa irmã é sargento da policia Militar e tem alguns amigos influentes. Tenho como comprovar que trabalhei várias vezes após o meu expediente para fazer a entrega de algum trabalho e fazia isso com receio de ser demitida. Mesmo assim sempre levava o meu pai as consultas médica. Mas ela tem essas imagens que mostra a pia de louças sujas e sem o almoço (que ele optava por fazer e acabava não fazendo, comia lanches). Com essas "provas" ela pode acionar a justiça? Mesmo morando no mesmo lote a responsabilidade de cuidar dele e da casa que ele mora é somente minha ou ela também deveria me ajudar.? Eu que mantenho o meu sustento e o do meu pai, elas não entram com nenhuma ajuda financeira. A única coisa que faz eh dar alguma medicação em horários que eu não estou em casa. O que posso fazer?

    J

    Júlia sousa Quarta, 31 de agosto de 2016, 2h24min

    Boa noite. Meu pai tem 74 anos e tem dificuldades para andar (anda com omauxilio de muletas) mesmo assim é independente e faz algumas atividades sozinho ( banho, almoco). Tenho outras duas irmãs que são casadas e moram no mesmo lote. Eu moro na casa da frente com o meu pai. Como a aposentadoria dele é pouca e da apenas para custear os medicamentos eu tenho que trabalhar fora para garantir o sustento da casa. Algumas vezes deixei de limpar a casa, mas não em dias consecutivos, por conta da correria do trabalho e com a crise tive que me desdobrar em 3. Antes de sair para o trabalho eu ainda fazia o almoço do meu pai e algumas vezes ele pedia p deixar q ue ele fizesse. Uma das minhas irmãs entrou na minha casa, tirou fotos e fez filmagens alegando que vai entrar na justiça por abandono de incapaz e assim me processar.Acredito que ela possa sim fazer isso, mas diferente de mim ( que trabalho e estudo o dia inteiro para dar conforto ao meu pai) a minha irmã não trabalha e não faz absolutamente nada passa o dia em casa (no mesmo lote que meu pai mora). Graças a Deus eu consigo custear tudo sem precisar pegar a aposentadoria dele, mas a minha irmã sempre pede dinheiro para ele e ele não nega.
    Acho que ela está querendo me processar para de alguma forma ficar com a nossa casa. O que pra mim não importa pq meu bem maior é ele. Mas tenho medo de chegar a ser presa, não sei se essas acusações podem chegar ao ponto de uma prisão, mas tenho medo ja que o marido dessa irmã é sargento da policia Militar e tem alguns amigos influentes. Tenho como comprovar que trabalhei várias vezes após o meu expediente para fazer a entrega de algum trabalho e fazia isso com receio de ser demitida. Mesmo assim sempre levava o meu pai as consultas médica. Mas ela tem essas imagens que mostra a pia de louças sujas e sem o almoço (que ele optava por fazer e acabava não fazendo, comia lanches). Com essas "provas" ela pode acionar a justiça? Mesmo morando no mesmo lote a responsabilidade de cuidar dele e da casa que ele mora é somente minha ou ela também deveria me ajudar.? Eu que mantenho o meu sustento e o do meu pai, elas não entram com nenhuma ajuda financeira. A única coisa que faz eh dar alguma medicação em horários que eu não estou em casa. O que posso fazer?

    Zilma Antonio

    Zilma Antonio Segunda, 12 de dezembro de 2016, 0h51min

    Olá Bom dia gostaria de obter informações sou separada tenho 3 filhos do meu casamento 14 18 21 meu ex marido foi diagnosticado com câncer no esôfago e o irmão dele quer usar de oportunista porque ele está fragilizado influenciando ele vender o único imóvel que é fruto de matrimônio comunhão parcial de bens eu não autorizo a venda e nem meus filhos nesse momento que ele está lutando contra a doença mas ele quer vender porque os irmãos estão manipulando como proceder e estão querendo parar tam bem de pagar as despesas da casa estou desempregada cuidando de meus filhos ele foi para casa dos irmãos para fazer o tratamento não para tramar contra eu e os meus filhos me orientar por favor desde já agradeço