Condomínios tentando proibir passagem de fio da fibra ótica pela garagem
Tenho o seguinte problema: Estou tentando fazer a instalação de internet fibra ótica no meu apartamento mas como não é possível fazer por uma tubulação específica seria necessário a passagem do fio pela garagem do prédio até o meu apartamento. O problema é que os condomínios não querem deixar pelo motivo de "vai ficar feio e afetar a beleza do prédio", porém já me disponibilizei a deixar tudo bem arrumadinho e bonitinho e mesmo assim eles usam essa desculpa e não deixam o pessoal da instalação ter acesso a garagem para fazer a instalação. Gostaria de saber se é permitido essa proibição, no caso eu trabalho remoto e estive esperando a disponibilidade da fibra ótica no meu endereço a mais de dois anos pois a minha internet atual tem atrasado muito meu serviço e esse problema está me dando uma baita dor de cabeça.
A passagem de cabeamento de internet, TV a cabo etc. deve ser feita por meio dos dutos adequados e que já existem na estrutura do condomínio. Fora disso, a instalação realizada fora do local adequado deve contar com a concordância dos condôminos.
Se cada morador quiser prover as suas demandas individuais, cada qual pretendendo efetuar ligações e instalações de qualquer natureza fora dos locais adequados, daí a pouco a fachada e as áreas comuns irão virar um verdadeiro "varal" de cabos e conexões expostos.
É como disse a fauve: convença os demais moradores a alterarem a estrutura de passagem da fiação para que todos quantos queiram se utilizar de internet de fibra ótica a ela tenham acesso. Ou então talvez seja interessante cogitar morar em uma casa.