Frentista paga por receber nota falsa
Eu sou frentista e hoje após abastecer um veículo o cliente perguntou se eu poderia receber o dinheiro com ele e levar ao caixa, eu falando que sim peguei peguei o dinheirio e estava indo pegar o cupom fiscal para ele e entao ele arrancou rapidamente e foi embora, e eu sem entender entreguei o dinheiro ao caixa que então me falou que uma das notas era falsa... o gerente fez um vale para mim, eu gostaria de saber se realmente pode ser cobrado esse valor de mim...
Você pode questionar a empresa quanto ao desconto sim. Você pode, inclusive, registrar um boletim de ocorrência na polícia civil, onde certamente será requisitada a nota ao seu empregador. Há vários julgamentos judiciais sendo desfavoráveis ao empregador que descontou do empregado o valor referente à nota falsa que este tenha recebido. A questão é: será que se você tomar alguma atitude o seu empregador não vai te demitir??? As vezes compensa você pedir uma cópia do vale de desconto, exigir que esse desconto venha especificado na sua folha de pagamento e o dia que você se desligar da empresa, ingresse com ação para ter seu valor ressarcido.
O risco de empreendimento é do empreendedor, e não de seus empregados. Agora, se existe uma DETERMINAÇÃO por parte da empresa para que somente o caixa receba o pagamento ou se existe um sistema para detecção de notas falsas e você não utilizou, pode até ser justificável o desconto.
Não existe uma resposta CONCRETA, pois, cada caso é um caso.