Srs, sou filho de uma herdeira, descobrimos onde esta o inventário aqui na cidade, porem misteriosamente o funcionário do cartório se informou que o inventário não esta lá, o que podemos fazer ?

Acredito que o cartório esta escondendo alguma coisa, pois o falecido era muito conhecido na cidade, e eles estão puxando para o lado dos outros irmãos, claramente se nota que tem algo que esta sendo escondido.

Respostas

9

  • 0
    E

    Elcio J. B. Segunda, 22 de fevereiro de 2021, 23h14min

    Código Penal

    Art. 305 - Destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor:
    Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa, se o documento é público, e reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é particular.

    Faça um pedido por escrito, caso se neguem, procure o Ministério Público.

  • 0
    ?

    Desconhecido Segunda, 22 de fevereiro de 2021, 23h19min

    Sr Elcio, obrigado pela resposta, mas uma dúvida ainda persiste, inventário é um documento que qualquer pessoa tem acesso, ou somente as partes através de advogados, ou somente as partes ( no caso filhos ) que possuem acesso, no caso, sou neto e interesse direto, inclusive minha mãe já é idosa.

  • 0
    E

    Elcio J. B. Terça, 23 de fevereiro de 2021, 14h27min

    Através de um advogado, você pode requerer vista e carga do processo, especialmente porque é herdeiro necessário.

  • 0
    E

    Elcio J. B. Terça, 23 de fevereiro de 2021, 14h35min

    Mas por que você entende que o processo está no cartório, ou seja, qual cartório, de registro de imóveis, de notas ou no cartório do fórum?

  • 0
    ?

    Desconhecido Terça, 23 de fevereiro de 2021, 15h35min

    Sr Elcio, fomos hoje no cartório de registro de imóveis, não tivemos acesso, por aquilo que entendi, a outra parte deu entrada, porem chegou a ordem judicial para embargar o inventário, e nesse momento ele esta parado, mas só a outra parte tem acesso, e para nós termos acesso a outra parte tem que liberar, é como se eles tivessem deixado os documentos em consignação e confiança, porem parou tudo, achei estranho.

  • 0
    E

    Elcio J. B. Terça, 23 de fevereiro de 2021, 16h58min

    Realmente, está estranho, estão sonegando informações, porém, caso o inventário esteja no cartório de registro de imóveis, justificando os fatos, deve recorrer a um advogado e requerer liminarmente a exibição desse inventário.

  • 0
    E

    Elcio J. B. Terça, 23 de fevereiro de 2021, 17h00min

    Você tem direito, haja vista ser herdeiro necessário.

  • 0
    E

    Elcio J. B. Terça, 23 de fevereiro de 2021, 17h03min

    Em uma situação assim, eu duvido que um juiz deixe de conceder uma liminar.