NÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA.PROCESSO ARQUIVADO..POSSO ENTRAR NOVAMENTE CONTRA A EMPRESA???

Há 17 anos ·
Link

Olá!Meu cunhado entrou com um processo contra uma empresa(financeira),por conta de um financiamento feito para a compra de um automóvel,onde enviaram um carnê para ele com o valor maior do que o acertado em contrato.Depois de muito ter tentado negociar com a empresa e passar por muitos constrangimentos,ele ingressou com a ação e não obteve êxodo nos danos morais,porém a empresa seria obrigada a reenviar o carnê com os valores acordados no prazo máximo de 30 dias.A empresa não entrou com recurso e após o transito,até hoje,a empresa não cumpriu a sentença.Isso ocorreu em julho de 2007.Tentamos desarquivar o processo para executar,mas meu cunhado prefere ingressar novamente com outro processo. Gostaria de saber se cabe novo processo,e se desta vez,configura-se dano moral,já que ele está até hoje pagando por um valor maior do que o acordado e hove um descumprimento judicial por parte da empresa. Desde já agradeço e aguardo o retorno. Gisele

7 Respostas
Ollizes / Advogado
Há 17 anos ·
Link

Gisele..

Caso vc entre com novo processo, com a mesma causa de pedir, a empresa vai alegar coisa julgada e requerer a condenação de seu cunhado a custas e honorarios..

Sugiro q vc entre com execução da sentença ja prolatada, combinada com restituição de quantia paga a maior em dobro.. o codigo do consumidor te ampara para este pedido

Danos morais, (não sei a justiça dai do rio ta vendo diferente) os tribunais superiores estão vendo com muita reserva, e não esta muito facil a comprovação e pelo q vc narrou, não vi "dano moral".

Boa sorte..

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Enfim, como o colega acima já aludiu, basta desarquivar o Processo e requerer o Cumprimento da Sentença por parte do Réu então !!!

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Meu professor de Direito processual,me disse a mesma coisa,Ollizes,porém gostaria de saber como faremos,então a execução...peço o desarquivamento do procvesso(q me informaram no cartório q foi destruído),e faço como???ou seja,a execução é feita no próprio cartório de destribuição do antigo processo,ou tenho q peticionar e fazer tudo de novo???por favor..me oriente nesse caso.Obrigada!Gisele

Ollizes / Advogado
Há 17 anos ·
Link

Gisele.. Fico feliz de saber que minha orientação foi aprovada pelo seu professor..

para execução de sentença, basta cópia da sentença.

As sentenças ficam arquivadas em livro próprio no forum, eles apenas vão pegar o livro e tirar copia. Talvez o cartorario te cobre uma taxa por isso. Como não é segredo de justiça, não vão te exigir procuração, basta vc fazer um pedido simples.

De posse da sentença, pegue um modelo de execução e ajuize.. pode ser no juizado especial mesmo, caso o valor nao ultrapasse 40 salarios minimos.

Ok?

Boa sorte..

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Ah sim...então...após esses procedimentos..pego o modelo de execção(onde???) e ajuizo...faço isso como uma distribuição normal???faço uma distribuição no juizado especial..como se fosse uma ação comm???/desculpe..mas é q to meio perdida...rs Obrigada Ollizes...agardo!!Gisele

Ollizes / Advogado
Há 17 anos ·
Link

gisele, mantenha contato por e-mail, que te mando o modelo..

aqui no forum, não é permitido postar modelos..

[email protected]

Alessandra Santana
Há 17 anos ·
Link

Olá pessoal estou com um problema e gostaria de orientação:

Em 2006 estava engresssei em um concurso público da Policia Militar de Pernambuco no teste físico me machuquei no salto em distância e tive uma fatura de sacro mediante treinamento anterior ao teste, fiz o teste não obtendo sucesso no mesmo pela incapacidade fisica.Entrei com pedido de Tutela Antecipada para realização de novo teste o qual foi indeferido pelo Juiz.Já se passaram 2 anos e o processo esta arquivado .Posso entrar com novo processo, alguns advogados dizem que tenho chance de ganhar .O que posso fazer?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos