Filha não ajuda financeiramente a mãe
Olá, estou precisando de orientação sobre como proceder mediante uma situação familiar. Minha mãe tem 68 anos e sofre há 10 com a doença de Parkinson, necessitando tomar muitos medicamentos de uso contínuo para controlar os sintomas de movimento que a doença causa, ela possui dois filhos, eu e a minha irmã, porém ela mora comigo, minha irmã mora em outro bairro, com seu marido, sua filha e sogra. O salário da minha mãe infelizmente não é suficiente para arcar com todas as despesas de seu tratamento, ela toma 10 tipos de medicamentos todo o dia, faz sessões de Fisioterapia, não consegue sair à rua sozinha, precisando sempre ter que gastar mais dinheiro com carros de aplicativo, sem contar os custos com as consultas médicas, sendo assim, eu acabo tendo que tirar de meu próprio salário para ajudá-la nessas questões, tendo ainda que arcar com as dívidas de aluguel e contas e meus próprios gastos. Minha irmã em nada contribui para a ajudar, e ainda há o fato de ela morar com sua família em um apartamento próprio que é de minha mãe sem ajudar em um centavo. Ultimamente, estou sofrendo grande aperto financeiro por essa situação, estou sofrendo uma redução salarial e a renda de nós dois já não está sendo suficiente para arcar com todas essas despesas, gostaria de saber se eu posso exigir judicialmente de minha irmã o pagamento de metade das despesas que minha mãe possui decorrente dessa doença e de seus cuidados, até por que ela possui um cargo de nível superior e ganha mais do que eu, e ainda possui a renda familiar de seu marido e sua sogra, morando em um apartamento que pertence à minha mãe, agradeço as respostas.
Se sua mãe tem Mal de Parkinson, a primeira providência é ingressar com uma ação judicial de interdição, requerendo ao juiz a sua nomeação como curadora, passando assim a ser a responsável legal por gerir os bens e interesses dela.
Na condição de curadora, poderá mover outra ação judicial para que sua irmã seja compelida a pagar aluguel do imóvel que pertence à sua mãe, ou a desocupá-lo para ser colocado à locação, e assim gerar renda para custear as despesas dela (a idosa).
E por que é que sua irmã mora no apartamento de sua mãe, e ainda mais sem pagar?
Obrigado por responder, ela mora lá simplesmente por comodidade, houve uma época em que ela estava desempregada e minha mãe cedeu o apartamento para ela morar, porém, há um tempo ela passou em um concurso e hoje está com melhores condições financeiras, mas da mesma maneira se recusa a vagar o imóvel ou a pagar o aluguel... fica sempre enrolando dizendo que vai sair e nunca sai, e se recusa a pagar o aluguel dizendo que não tem condições por causa da filha.