Olá.. Tenho 16 anos.. faço 17 no fim desse ano Posso sair da minha casa e ir morar com uma outra pessoa, independente, de maior, e que me aceita plenamente com ele? Mesmo meus pais não aceitando? Uma vez me disseram que eu posso sair de casa, e que se forem atrás de mim, eu posso optar por não voltar, e que ninguém pode me trazer a força, porém se eu não estiver bem no lar no qual eu resolvi morar, meus pais não tem obrigação de me aceitar na casa deles novamente. Isso seria verdade?

Quais os procedimentos que a pessoa que irá me aceitar deve tomar pra estar nos direitos da lei?

Obrigada, e Boa Noite.

Respostas

    J

    Julianna Caroline Quarta, 22 de janeiro de 2014, 14h31min

    Lilian

    De brisa kkkkkk de certo.

    H

    Henrique Silveira Quarta, 30 de julho de 2014, 21h33min

    Olá,
    Tenho 13 anos, faço 14 neste ano e gostaria de saber se eu poderia sair de casa e ir morar com outras pessoas ( outra família ), meus pais me ameaçam a me bater o tempo todo e guardam até um chicote de couro para me bater, eu não posso fazer nada sem que eles me ameaçem , já não aguento mais isso! Eu já tentei até suicídio só que meus colegas me levaram para o hospital. Por isso peço ajuda para saber se eu posso sair de casa e ir morar com uma família melhor.

    L

    leticinha 99 Segunda, 29 de setembro de 2014, 21h33min

    eu fis 15 anos a pouco tempo mais quando completar 16 anos eatou pensando em ir embora com meu namorado..
    meus pais nao me respeitam muito todos me tratam mal quando estou com meu namorado ..
    so quero uma resposta nao quero uma resposta dizendo que sou nova demais para ir embora de casa mais eu quero saber se na lei eu posso ir embora mesmo se meus pais nao aceitarem ?

    D

    DanL Terça, 30 de setembro de 2014, 6h19min

    Oi pessoal,estou precisando muito de ajuda não sei oq fazer,vou começar contando minha história a vcs,
    Meus pais são separados a 14 anos,eles tiverão duas filhas,sendo eu e minha irmã mas nova,nos fomos literalmente abandonada por nosso pai que nos deixou por outra mulher e minha mãe foi uma guerreira e conseguiu criar agente apenas com a pensão que ele nos mandava que era pouca,e sempre passavamos necessidades mas nossa mãe nunca nos deixou,bem eu vou pular pra parte que eu e minha irmã tivemos uma triste idéia de ir morar com o nosso pai,antes só visitavamos ele nas nossaa férias,então eu acabei conheçendo uma pessoa que mudou a minha vida,eu convencir o meu pai me deixar namorar com ele e levei pra conheçelo e eles se davam super bem,com o tempo meu pai foi mudando e por ser um homem mulherengo ele passou a literalmente morar com uma mulher,eu se dava super bem com ela até conheçer quem realmente era,mas eu percebi que meu pai foi mudando e principalmente comigo,eu fui muito humilada,ele me deixou praticamente sem nada,meu namorado que me ajudava a comprar oq eu precisava,creme,shamppou e etc,ele foi um anjo pra mim,até a mulher do meu pai tentou arrumar confusão com ele e eu até me envolvir e com menos de um ano voltei a morae com minha mãe.pois meu pai me expulsava direto,lembrando eu sou menor de idade e tenho 15 anos vou fazer 16,então minha mãe consedeu que eu morasse com meu namorado que é maior de idade,responsável e me ama,e tem condições pra nos manter,então alugamos uma casa e fomos morar juntos,lembrando apenas com o consentimento da minha mãe,e sem meu pai saber,ele acabou descobrindo e ameaçou processar minha mãe e meu namorado,me ajudem eu tenho medo quw eles possam se prejudicar por minha causa,lembrando nos planejamos se casar no civil com os meus dezesseis anos e meu namorado é de são paulo e eu de pernambuco,os pais deles pra mim é minha familia,e lembrando que todos da familia do meu pai tambem ficaram contra mim e me defamarão muitas vezes,me ajudem oq pode acontecer com minha mãe e meu namorado,tou com muito medo pq assim como eu meu namorado largou td por mim e não se arrependeI

    Karollayne Leeal II

    Karollayne Leeal II Sábado, 13 de dezembro de 2014, 13h21min Editado

    oi , tenho 15 anos e faço 16 em fevereiro , antes dos meus pais se separararem meu pai me batia muito pra deixar marcas mesmo e depois de um tempo se separaram e decidi morar com minha mae , ate 1 mes atras morava com ela , porem tive uma discuçao com eu irmao de 18 anos e tive que sair de la por que ele me ameaçou de morte , e vim morar com meu pai , porem meu pai e muito agressivo comigo e ignorante , ele me bate , me ofende e me tranca em casa de fim de semana por que quando ele me chama pra sair e eu nao quero ir ele me bate e me tranca em casa e na semana eu fico cuidando da minha irma de 7 anos enquanto ele trabalha , e ele se envolve com prostitutas e acho que isso não é um lar de se viver , por que muita das vezes sou tratada pior do que cachorro por ele , bom , conversei com meu namorado sobre isso e a gente quer morar junto e casar faz mais de um ano que estamos namorando , porem tenho medo de o meu pai nao deixar e querer que eu continue morando com ele e ele me batendo , mas nao quero mais isso , ate conversei com minha mae e ela que tem minha guarda ainda , disse sobre eu e meu namorado casar e ela super me apoiou a isso , e estou super decidida a isso , mas tem como meu pai tentar me impedir ? ou algo assim ? por favor me respondam

    A

    amanda Segunda, 02 de fevereiro de 2015, 21h32min

    eu tenho 17 anos e vou fazer 18 no final do ano. e tenho uma filha. meu pai nao que me deixar sair de casa para morar fora eu queria saber se posso fazer alguma coisa

    Nadya Lourenço

    Nadya Lourenço Sábado, 21 de fevereiro de 2015, 21h24min

    Booa nooite,

    Tenho 16 anos farei 17 em maio, meu namorado tem 19,meu pai nunca aceito nosso namoro,acabei mudando de cidade, moro em curitiba-PR e ele em araxa -Mg,quero ir morar com ele pq amo muito ele só que meu pai não quer deixar se eu for sem a permisão dele, e ele for atras de mim, tenho o direito de decidir se eu quero ficar com ele ou quero ir embora?? ou sou obrigada a vim embora com ele? Oque posso fazer pra ficar junto com meu namorado ? Dentro da lei logico,
    obrigada..

    R

    Rafael F Solano Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 17h53min

    Nadya, se vc tivesse o direito de decidir vc já teria os direitos advindos da maioridade, e como vc ainda não alcançou a maioridade (18 anos) vc não pode decidir nada. Vc é tutelada por seus pais.

    Se seus pais dizem não, vc tem de acatar.

    Vc já podia ter se emancipado na justiça aos 16 anos, se tivesse conquistado uma profissão (como adolescentes desde os 14 anos) e conseguido um emprego que a sustentasse. Corra atrás do prejuizo!!

    D

    danielle Quarta, 06 de maio de 2015, 23h24min

    Olá , Boa noite
    me chamo Danielle tenho 17 anos completo 18 no dia 13/08 daqui 3 meses.,
    então , meus pais morar em São Paulo e eu em Belo Horizonte.,
    ja se completa 3 meses que não moro com meu pais, vim morar com minha irmã em Belo Horizonte porque minha mãe não me aceita por sou lésbica, mais ela só desconfia e ao mesmo tempo ela pensa que não sou.,
    Enfim... tenho um relacionamento de 1ano e 2 meses mais meus pais não sabem , ela (namorada) mora em Curitiba no Parana e estou pretendendo ir pra lá no mes de julho faltando um mes pra completar 18 anos, posso ir mesmo contra a vontade dos meus pais por apezar deles não morarem comigo,mais se for o caso deles impedirem de alguma forma?
    Eu posso esta indo contra a vontade deles?
    Se eles impedirem de alguma forma posso impedir que me proiba a ir?
    Lembrando que: Não tenho nen um contato com eles( apenas a minha irmã que tem, a qual eu moro com ela) ,eu sempre trabalhei des dos meus 14 anos.
    beijos , vou fica grata por poder me ajudarem.
    abraço até breve. exibido 06 / 05 / 2015

    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de maio de 2015, 0h28min

    Se eles tentarem alguma forma (o que duvido que façam) de impedir que vc viaje, já estará perto de seu aniversário, quando vc completar 18 anos vc se emancipa e ninguém mais poderá mandar em vc.

    Felicidades!!!

    Douglas Ledes Gomes

    Douglas Ledes Gomes Terça, 20 de outubro de 2015, 20h26min

    O Antonio deu mais lição
    de morarl do que respondeu a pergunta, ridículo, responda só o que esta na lei, orientação pessoal particular deve ser requisitada; )! Abraço a todos.

    B

    Bianca Silva Quinta, 12 de novembro de 2015, 12h11min

    Pessoal, vamos esclarecer algumas informações:
    1- menores de 16 anos não podem se casar em hipótese alguma, devem está submetidos ao poder familiar dos pais
    2- pessoas com idade entre 16 anos (completos) e 18 poderão se casar caso os pais autorizem, e nesse caso serão emancipados pelo casamento, ou seja, civilmente responsáveis pelos seus atos
    3- maiores de 18 anos são plenamente livres para se casarem ou "morar junto", e fazer qq outra coisa nessa vida, uma vez que já tornou-se maior de idade.

    Obs: manter conjunção carnal "fazer sexo" com pessoa menor de 14 anos é crime no Brasil. Art. 217-A do Código penal

    A

    anna Sábado, 21 de novembro de 2015, 16h40min

    oi tenho 17 anos nn posso sair de casa passa natal ano novo ee teenh q fica em casa nn posso sair e isso ja ta chato toou perdendo minha dolenciaa pra fica em casa perde minha infancia ee agr nn aquennto mas fica em casa e ce eo quiser em bora de casa oq pode acontece

    R

    Rafael F Solano Sábado, 21 de novembro de 2015, 22h12min

    Anna, se vc aos 17 anos acha que está perdendo sua infância, miga, procura um terapeuta!!! Vc deixou a infância há séculos!!!! Ficou lá "pratrás", antes de seus 12 anos!!!

    Se quer se assumir, conquistasse uma profissão, coisa vc podia ter feito desde seus 14 anos, agora, com 17, já podia ter se emancipado, bastando que aos 16 anos já tivesse um emprego que a sustentasse. Agora, como não fez nada por sí mesma, terá de aguardar os 18 anos para fazer suas trouxas e sair da casa de seus pais, pois aos 18 anos eles não vão ter qualquer obrigação com vc, nem em lhe dar 1 copo d'água, muito menos lhe aturar sob o teto deles, comendo a comida deles.

    Aos 18 anos vc se emancipa, será tratada como adulta, mesmo que não goste, que não queira.

    I

    isis jopplin Quarta, 30 de dezembro de 2015, 23h04min

    Oi! tenho 16 anos, sai de casa pq eu não me dou bem com o meu padrasto, e minha mãe. Meu padrasto me batia, tentou me violentar sexualmente, contei pra minha mãe e ela não acreditou, vim morar com uma amigo, e eu to sem escola, e minha mãe como e minha responsável ainda, disse q não vai me matricular em outra escola. Minha sogra pode fazer minha matricula escolar, estou no ensino médio, e não quero parar de estudar. Minha mãe disse que iria chamar a policia, minha sogra ou a mãe do meu amigo podem sofrer alguma coisa ? . ME AJUDEM.!

    R

    Rafael F Solano Quinta, 31 de dezembro de 2015, 10h30min

    É amigo ou namorado com quem vc mora??

    Vc tem pai, tios, primos?

    É claro que as pessoas que estiverem mantendo vc na casa delas vão responder a justiça. Se vc sofre alguma coisa em casa vc tem de dar queixa no Conselho Tutelar, então eles iriam lhe ajudar a ir para a casa de preferencialmente parentes, ou no máximo amigos (que não fosse a casa de seu namorado), podendo essas pessoas assumirem em definitivo sua tutela até que complete 18 anos ou se emancipe judicialmente.

    Vc tem profissão (podia ter estudado no Senai, Sesi, Senac) ?? Desde seus 14 anos, e agora poder ter emprego em tempo integral ganhando para se sustentar, e então pedir sua emancipação judicial.

    D

    Desconhecido Quinta, 31 de dezembro de 2015, 10h36min

    faz seguinte vc pessoalmente procure o conselho tutelar o próprio promotor da infancia e o juiz da infancia vai determinar sua mtricula e ninguém vai responder por nada se não tiver ocorrendo uma exploração sexual ou trabalho escravo, com 16 anos vc pode se casar ainda que para isso o prpprio juiz tenha que suprir a autorização dos pais

    L

    luiz henrique Sexta, 15 de janeiro de 2016, 18h02min

    eu preciso sabe eu namoro uma mina ela tem 15 anos e nos se ama muito
    mais a familia dela é contra nos
    a familia toda não aceita agente juntos
    mais nos se ama
    em junho ela vai fazer 16 anos
    eu quero sabe se com essa idade eu posso me casar com ela sem a autorização do pai dela
    ela quer fugi mais não da eu tenho 22 anos posso ir preso ou não?
    me ajudem

    R

    Rafael F Solano Sexta, 15 de janeiro de 2016, 20h56min

    É claro que pode!!!! A moça está sob a tutela dos pais até que complete 18 ANOS!!!! Ter 16 anos não serve para nada, exceto se ela tiver juizo e ter conquistado uma profissão, mesmo que em curso profissionalizante, e conseguido um emprego que a sustente (pague aluguel, luz, água, mercado), então, sim, ela pode procurar a justiça para pedir sua emancipação, e dali ela poderia sumir no mundo, já estaria fora da obediência aos pais.

    Vc não é criança, mas parece que tmb não é homem pois fica de brincadeira com uma menina que nem tirou o cheiro do leite, uma garota que tem de obedecer aos pais (vc não vai querer tmb que seus filhos o obedeçam não é? já que acha que os filhos dos outros podem desobedecer).

    Os pais dela podem lhe denunciar por assédio. Afaste-se da moça antes que seja tarde. Se vc fizer a besteira de fugir com ela, quando a policia os alcançar ela vai para uma fundação casa e só sai de lá com 18 anos (e lá é maravilhoso, não é?!), e vc vai em cana por rapto.

    T

    Thay Bittencourt Sábado, 20 de fevereiro de 2016, 12h24min

    Quem tem 16 anos pode sim sair de casar e ir morar com outra pessoa, comigo aconteceu ah mesma coisa, eu fugir de casa e dai ah mulher do conselho do tela disse ah minha que ninguém pode mim tirar ah força, e tou morando com meu marido de boa!