Olá.. Tenho 16 anos.. faço 17 no fim desse ano Posso sair da minha casa e ir morar com uma outra pessoa, independente, de maior, e que me aceita plenamente com ele? Mesmo meus pais não aceitando? Uma vez me disseram que eu posso sair de casa, e que se forem atrás de mim, eu posso optar por não voltar, e que ninguém pode me trazer a força, porém se eu não estiver bem no lar no qual eu resolvi morar, meus pais não tem obrigação de me aceitar na casa deles novamente. Isso seria verdade?

Quais os procedimentos que a pessoa que irá me aceitar deve tomar pra estar nos direitos da lei?

Obrigada, e Boa Noite.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 20 de fevereiro de 2016, 12h34min

    A muié do Conselho é uma idiota, eles não contratam advogado para ser conselheiro, seus pais é que preferiram se livrar do problema deixando vc pra lá!!!!

    A Lei é clara, Tainá, somente apos completar 18 anos é que se tem capacidade civil para firmar acordo de união estável ou estabelecer casamento civil, antes disso fica-se sob a guarda dos pais.

    Leandro Barreto

    Leandro Barreto Sábado, 26 de março de 2016, 19h57min

    Ola meu nome e leandro passo por uma situação difícil morava com minha avo ela me colocou pra fora de casa, mas tem minha guarda depois que eu completar meus 18 anos e preciso assinar algum papel para sair da guarda para seguir minha vida, ela quer que eu volte para casa mas eu não quero mas quero mora com meu tio eu posso optar por não voltar .

    Quais os procedimentos que a pessoa que irá me aceitar deve tomar pra estar nos direitos da lei?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 26 de março de 2016, 20h59min

    Quem irá lhe aceitar??

    Seu tio (ou qualquer outra pessoa) não pode manter vc na casa deles sem a autorização da sua guardiã ou da justiça. Se seu tio quer assumir sua guarda e sua avó se dispõe a passa-la, ela e ele podem ir juntos a defensoria publica e providenciar esta mudança.

    Liindah Fabullósaáh

    Liindah Fabullósaáh Segunda, 04 de abril de 2016, 11h27min

    ja tenho 18 anos se eu quiser sair de casa para morar com meu namorado meus pais nao podem impedir dentro da lei ?

    R

    Rafael F Solano Terça, 05 de abril de 2016, 21h06min

    Vc é dona de seu nariz, se roubar 1 bala vai em cana como qualquer adulto, seus pais não responderão por vc e nem poderão ser responsabilizados.

    Hal Jordan Jr.

    Hal Jordan Jr. Segunda, 23 de maio de 2016, 22h58min

    Olá eu tenho uma pergunta eu tenho 17 anos e to fazendo 18 agora em julho e minha namorada ja veio morar comigo e ela tem 16 anos mais ela veio morar comigo com a permisão dos pais dela mais um dia eles vieram e tiraram ela daqui contra a vontade dela e não deram nenhuma satisfação e eu estava trabalhando e pode acontecer isso??

    R

    Rafael F Solano Terça, 24 de maio de 2016, 14h15min

    Estranho isso, né? Os pais permitem e depois retiram a menina?? Eles não lhe devem qualquer satisfação mesmo, a moça está sob a tutela deles, eles são os responsaveis por ela, se eles permitirem que ela fique na casa dos outros eles irão responder por negligência.

    Se vc é sério, proponha casamento no civil, assim que completar 18 anos vc pode propor, e se os pais conssentirem não terá problema

    Consuelo

    Consuelo Sábado, 04 de junho de 2016, 19h49min

    Boa noite...meus filhos estao sobre a guarda do pai desde de 2007 esse período todo ele sempre colocou dificuldade para eu visita los e em 2014 eu aceitei eles virem morar comigo mas não foi nada bom porque eles vieram muito revoltados e rebeldes...eles só vieram morar comigo porque a madrasta não aceitava mas eles morando com eles sendo que ela mora na casa que pertence a meacao de bens ...eu tive que mandalos de volta porque estava para enlouquecer....e agora ele o pai está querendo trazer de volta pra mim sem eu querer...o que devo fazer se caso ele faca isso...ele mora em Salvador e eu em Manaus.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 05 de junho de 2016, 15h47min

    Devolver para fábrica, já que vieram com defeito.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Rhäññäh Säñttös

    Rhäññäh Säñttös Quarta, 21 de dezembro de 2016, 23h20min

    oLHA ...EU TAMBEM QUERO SAIR DE CASA TENHO 15 ANOS VOU FAZE 16 NO PROXIMOS MES QUERO MORRA CM MEU NOIVO MAIS MEU PAIS N QUEREM DEIXA ...EU QUERO SAIR POR Q N MIM SINTTO BEM EM CASA EU SOFRO DE MAIS SOU MUITO HUMILHA PELA PESSOAS DA QUIR MAIS CMO VOU CASAR EM ABRIL ACHO MELHOR ESPERA ...MAIS MEU CONSELHO EH VC REALMENTE QUE MORRA CM ESSA PESSOA SE ELA CUIDA MELHOR DE VC DO QUER SUA FAMILIA SOR N TOME DECISAO CM A CABEÇA QUENTE POR Q NOSSOS PAI SEMPRE SABE O QUE E MELHOR PRA GENTE MAIS N ACEITE SER MALTRATADA E HUMILHADA POR NIGUEM .

    Dani Munhoz

    Dani Munhoz Quinta, 05 de janeiro de 2017, 18h13min

    Eu tenho 15 anos e quero sai de casa para mora com meu namorado mais minha mãe não deixa o meu namorado já alugou uma casa para nois e não vamos nora na casas do país deles ele é maior de idade e minha mãe não deixou eu ir oq posso fazer sem ela querer que eu volte para casa me ajudem muito obrigada

    M

    Michael Icara Domingo, 29 de janeiro de 2017, 15h26min

    EU tenho 14 Anos E Meu Namorado 30 Posso Min Casa Com Ele

    Breno Costa

    Breno Costa Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 20h55min

    Ola agora em maio vou fazer 18 anos...e quero morar com minha namorada que mora em outro estado já meus pais não querem aceitar c eu fugir de casa...eles podem colocar a policia atraz de mim

    Rainanda Bispo

    Rainanda Bispo Segunda, 15 de maio de 2017, 10h46min

    Ola, meu nome é Rainanda Bispo, eu tenho 15 anos, faço 16 no mês 08.
    Eu trabalho durante a amanha, estudo a tarde e a noite tenho ensaios, sou uma jovem ocupada, ele implica muito comigo e é so comigo, ele vive me ameaçando dizendo que vai me bater tanto que eu vou ficar uma mês internada.
    Isso que vem acontecendo não é de hj, meu pai ele é muito bruto e ignorante comigo, e ele faz um inferno na minha vida, inclusive fui diagnosticada com começo de depressão pela psicóloga do meu serviço, enfim, ele vive me privando das coisas, implica com meu relacionamento (eu tenho um relacionamento de dois anos ja), nao deixa eu sair, fica me proibindo sabe, desconta os problemas dele tudo em cima de mim e da minha mãe, ja me mandou embora de casa varias vezes tipo muitas vezes mesmo, me agride, da ultima vez que ele falou que queria conversa comigo ele me chutou e deu murros, ja tentou me agredir por traz no meu pescoço entre outros. Eu não me sinto bem la, nuca me sentir e creio que não vai ser agora que irei gostar. e eu resolvi sair de casa. Ai estou ficando na casa do meu namorado, ele tem 18 anos, trabalha, ganha em media de uns 2.500 reais ou mas por mês, ele fica responsável pelo restaurante como se gerente, ele sabe o que eu passo sabe o que acontece la em casa, e já me chamou varias vezes que eu fosse morar com ele mas nunca tinha ido e agora eu resolvi ir. Mas meus pais ficam me ameaçando em chamar policia conceito tutelar esse tipo de coisa.. E assim, é tudo complicado.
    E eu queria saber o que preciso fazer, se meu namorado pode pegar minha guarda ou sei la, eu faço qualquer coisa para viver tudo novamente, e eu não quero voltar para aquela casa. Alguém poderia me ajudar por favor????

    Rainanda Bispo

    Rainanda Bispo Segunda, 15 de maio de 2017, 10h49min

    E eu já disse a eles que eu não quero voltar pra la, reu nao gosto de la, não me sinto bem. E insistem em me ameaçar..
    O que devo fazer??