Rafael F Solano Quinta, 07 de abril de 2016, 18h54min

    Fabio, seu pai é quem deve buscar a exoneração.

    C

    Cristiano José do Nascimento Quinta, 14 de abril de 2016, 1h53min

    Bom dia! tenho um filho e o mesmo completou 19 anos, pago a pensão de 20% do meu salario para ele, a empresa em que trabalho ela deposita o dinheiro todo mês, minha pergunta é posso pedir a exoneração dessa pensão visto que eu tenho 2 filhos pequenos do meu casamento, o detalhe é que a menina tem 8 anos e tem paralisia e tenho um menino de 1 ano e 7 meses e ainda pago aluguel de casa, com base nessas informações e a idade dele que tem 19 anos posso entrar com um pedido de exoneração?

    Mauricio

    Mauricio Quinta, 14 de abril de 2016, 2h34min Editado

    Boa noite, tenho 20 anos e faço engenharia da computação cujo a mensalidade é R$1130, meu pai entrou com um pedido de revisão de pensão para um salário mínimo, com ele depositando em minha conta(algo que tenho certeza que ele vai depositar no dia que ele quiser), ele ganha quase R$6 mil(líquido), ou mais com os acréscimos (ele é subtenente da pm), e eu ganho 30% descontado na folha de pagamento dele(em média R$1700) do salário dele pra me sustentar, ele alegou que não tem como arcar com 2 filhos menores de 2 anos(sendo que um dos meus irmãos por parte de pai tem tolerância a lactose, mas isso o próprio governo do estado da as caixas de leite para filhos de pm) e continuar pagando minha pensão nesse valor, e deseja reduzir para 1 salário mínimo, ele disse que a mulher não tem como trabalhar por que esta sempre cuidando dos filhos( mas isso é mentira, pois ela mora com as irmãs e a mãe dela e ela recebe pensão dos outros 2 filhos que ela tem que não é com meu pai), ele alega também que tem que trabalhar 50h semanais para arcar com tudo isso(mas constantemente vejo ele viajando com a mulher e meus 2 irmãos), mas eu também estou passando por dificuldade financeira, primeiro que minha mãe me teve com quase 16 anos, não teve como concluir o ensino médio, pois ela teve que abandonar pra cuidar de mim, pois eu andava sempre doente, tenho até os exames e requisições que eu estava sempre andando em médico devido séries seguidas de convulsões e eu lembro muito bem disso, estava sempre fazendo sempre exames de cabeça(hoje não tenho mais nada disso, graças a Deus), e eu sempre estudei em colégio particular. Ele alegou também na petição que haveria outros meios de realizar meu sonho em se formar, que era pelo prouni e fies, eu não posso tentar o prouni por que sempre estudei em colégio particular, e o fies eu não posso por que sempre estudei em colégio particular, então não posso ter o banco como meu fiador, e não tenho também um segundo fiador pra soma das rendas ultrapassar o valor de 2x a mensalidade da faculdade, não consegui passar na ufba, pois a nota de corte em relação a minha estava um pouco mais alta, moro atualmente com minha mãe(desempregada), padrasto(que trabalha assalariado e não é carteira assinada, portanto não tenho como comprovar pelo fies) e mais 2 irmãos menores, eu estou sempre ajudando nas despesas da casa e não sobra quase nada pra mim, pago faculdade, telefone, metade da luz e da água, e divido com meu padrasto a alimentação daqui de casa, tem os meus gastos com a faculdade, como impressão, atividades complementares, e o transporte, estou constantemente enviando currículos para as empresas e em busca de vagas de estágio, porém eu tenho aula as vezes pela manhã algo que me complica mais de conseguir um emprego, e os estágios é a minha única saída porém nunca pagam mais que R$700, já fiz várias seleções, porém a concorrência está muito alta e estou tentando até agora. Eu nunca quis ser dependente dele, mas agora percebo que estou necessitando pra cursar minha faculdade, minha dúvida é, será que ele vai conseguir reduzir pra 1 salário mínimo? eu tenho uma audiência de conciliação pra fazer em junho, ele entrou com um advogado particular, e eu pela defensoria pública.

    C

    Cesar Quarta, 29 de junho de 2016, 19h48min

    Boa noite!
    Minha filha vai completar 18 agora em Setembro, mas já está morando com um rapaz a 3 anos.Mas ela recusa se casar no cartório. O que posso faser a respeito? Ainda pago a pensão!

    R

    Rafael F Solano Quinta, 30 de junho de 2016, 17h44min

    Já devia ter pedido a exoneração!! Reuna provas de que ela já leva vida de casada, em união estável, e requeira a exoneração!

    Leonardo Santos Barros

    Leonardo Santos Barros Quarta, 17 de agosto de 2016, 23h55min

    Oi tudo bem, tenho uma filha e vi cairias perguntas mais não essa, queria saber se depois q minha filha completar a maioridade e se casar tenho q continuar com a pensão mesmo q eu peça a exoneração

    R

    Rafael F Solano Quinta, 18 de agosto de 2016, 10h32min

    Se ela irá se casar, e vc já tem a data do casório, pode pedir a exoneração para quando ela casar vc deixar de pagar pensão, pois com o casamento ela deixa de ser sua dependente.

    Se ela apenas completar 18 anos estando solteira e sem viver em união estável, vc só poderá pedir a exoneração no mês em que ela completar 18 anos, isto se ela não estiver cursando ensino tecnico ou de nivel superior

    A

    alexsandro marques de aguiar Segunda, 22 de agosto de 2016, 10h05min

    bom dia Alan- Adv gostaria que vc mim esclarecesse uma, coisa
    minha irmã,vai fazer 18 anos em dezembro de 2016 e meu pai ja falou que não vai mas paga pensão,pra ela
    mesmo ela cursando na faculdade de educação física e ela não tem condição alguma de paga minha mãe pode entra com uma ação pra ele paga essa faculdade

    R

    Rafael F Solano Segunda, 22 de agosto de 2016, 10h35min

    Sua irmã será então legalmente emancipada, não será mais representada por sua mãe. E ela pode até pedir pensão, mas não será exatamente para pagar a faculdade, pode ser apenas uma módica colaboração.

    M

    Marcos Quinta, 25 de agosto de 2016, 8h04min

    Prezados Doutores, agradeço muito se tirar uma duvida. Eu sei que cada Juiz tem pensamento diferente, mas eu gostaria de saber de vossa experiencia. Um filho completa 18 anos em outubro , está no 3o. ano do Ensino Medio , não é curso tecnico e sim ensino medio geral. Caso o Pai peça para retirar a pensão: a) Deve pedir somente após outubro ou pode pedir agora sendo valido a partir de outubro e por ultimo b) Logicamente que o filho orientado pela mae (Vive com ela) irá dizer que pretende fazer Universidade no proximo ano, mesmo assim tem chance do Pai ganhar, ou nem adianta pedir? Muito obrigado, tenham um otimo dia.

    M

    Mauro Sérgio Lopes Santos Sábado, 01 de outubro de 2016, 7h55min

    Meu filho fez 18 anos em agosto e não ta na faculdade e só quer saber de fumar maconha e ir para baile funk em favelas gastando o a pensão alimentícia em outras coisas em bebidas e drogas o que faço como devo fazer para tirar essa pensão?

    M

    Marcos Sábado, 01 de outubro de 2016, 14h43min

    Prezados, desde já gradeço a atenção. Eu sei que cada Juiz pode ter a sua ideia. Mas baseado em sua experiencia, eu tenho um filho fora de meu casamento que fará 18 anos em Setembro de 2017, neste ano de 2017, ele estara no 3o ano , o qual somente concluirá em Dezembro. a) Posso entrar com pedido de suspensão da Pensão alguns meses antes dos 18, ou somente poderei após ele completar 18? b) Caso ele alegue que PRETENDE fazer Faculdade, é normal o juiz conceder? Agradeço qualquer orientação. Obrigado.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 01 de outubro de 2016, 18h08min

    Tem de esperar ele completar os 18 anos, isto é, ao entrar no mês em que ele completa a idade, vc pede a exoneração

    Quanto ao juiz conceder ou não, só vendo na hora, não tem como adivinhar o que dirá o juiz a quem será distribuido o processo

  • -1
    N

    Nereu N Feliciano Segunda, 03 de outubro de 2016, 10h45min

    Bom dia!
    Tenho um caso onde minha sobrinha esta com 21 anos, ja concluiu uma graduação.
    Sua mãe, tem casa própria e casada novamente.
    Pergunta,
    meu irmão quer parar de pagar a pensão alimentícia que foi estipulado em 20% debitado em minha folha de pagamento em favor da mãe da alimentada.
    Ela alega que a filha não esta trabalhando e esta fazendo uma pós graduação.
    Meu irmão será obrigado a continuar pagando?

    Obrigado.

    Nereu N Feliciano

    A

    Alexandra da Silva Segunda, 03 de outubro de 2016, 19h01min

    Tenho um sobrinho que não trabalha, embora esteja ansiosamente procurando emprego, tem 18 anos completo.
    Fez vestibular, porém não passou na área que queria, faz CURSO DE INGLÊS À 1 ANO E ALGUNS MESES PELA WIZARD, por estar estudando inglês tem direito ainda à pensão alimentícia ou não???

    R

    Rafael F Solano Segunda, 03 de outubro de 2016, 21h25min

    Não tem. Lembre a ele que não se sobrevive apenas de emprego, nosso país é o campeã em empreendedorismo, ele pode perfeitamente desenvolver atividade laboral em conquistar a propria renda. Diga a ele que existem cursos gratuitos no Senai, Senac, Senat...... todos formam profissionais que podem trabalhar como autônomos e assim se sustentarem

    Edivaldo Francisco de Melo

    Edivaldo Francisco de Melo Quarta, 09 de novembro de 2016, 23h48min

    País de merda, é a única lei que funciona aqui,por isso que tá cheio de vagabundos.

    Kika Donola

    Kika Donola Domingo, 27 de novembro de 2016, 12h11min

    Olá pq até que ela esteja estudando É obrigado

    Joselina Santos

    Joselina Santos Terça, 20 de dezembro de 2016, 16h17min

    Meu marido tem 74 anos é uma pessoa que tem problema cardiaco vive a base de medicamentos e paga uma pensão a uma adolescente de 15 anos é possível ele parar de pagar ou continuar com o que ele paga, pois a mãe da menina está estipulando maior pensão, ela recebe $160,00, o que posso fazer?. ele ganha 1.500,00 paga aluguel de 600,00 medicamentos vai no valor aproximadamente 280,00 e água, luz e telefone vai aproximadamente $200,00. Desde já agradeço.

    P

    Pai Gente Fina Terça, 20 de dezembro de 2016, 16h42min

    160/mês = 5 reais por dia.

    Como é que alimenta, educa e veste uma moça de 15 anos?