Estão usando meu nome e uma foto minha, MAS UM NUMERO DE CELULAR QUE NÃO É MEU, para fazer contato através do Aplicativo Whatsapp em meu nome. Incrível que nenhuma Delegacia Virtual tem a opção de Crime Virtual ou mesmo de Falsidade Ideológica para que eu possa fazer uma denúncia. Como proceder? Obrigada Valeria Dande

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    A

    Alexandre Lara Segunda, 10 de janeiro de 2022, 19h12min

    No seu caso, Valéria, seu WhatsApp foi clonado parcialmente, usando sua foto e seus contatos.
    Na clonagem de conta, outra pessoa tem acesso à foto de perfil e aos contatos de um usuário sem autorização. A partir daí, ela cria uma nova conta e passa a conversar com amigos e familiares da vítima.
    A prática, também conhecida como golpe do novo número, tem o objetivo de tirar dinheiro dessas pessoas, que acreditam estar conversando com quem teve a foto roubada.
    Avise seus contatos mais frequentes sobre essa situação, eles não façam depósitos achando é você que está pedindo dinheiro.
    Outra coisa, lá no WhatsApp em configurações, conta, habilite a opção confirmação em duas etapas, isso aumenta a segurança do seu WhatsApp.
    E mais uma coisa, quem está fazendo isso, não tem acesso as suas conversas salvas em seu telefone.

    A

    Alexandre Lara Segunda, 10 de janeiro de 2022, 19h27min

    Outra coisa, vocês pode denunciar diretamente ao WhatsApp.
    Entre em contato com a equipe de atendimento do WhatsApp. Mande um e-mail para [email protected]. O e-mail pode ser enviado em português, com assunto como “Conta clonada/roubada” e deve conter o número em formato internacional (+55 DDD ...). Descreva o ocorrido com o máximo de detalhes possível no corpo do e-mail.