Vendi o 2° andar da minha casa, podem construir um 3° andar?
Vendi o 2° andar da minha casa, falei que só venderia caso não fizessem mais nada acima porque a casa não tem sustentação e a casa foi construída em um barranco e o terreno continua no meu nome. Agora eles decidiram fazer um 3° andar, eles podem?
Estamos falando de direito de laje, um direito real relativamente novo que foi criado por lei em 2015. O contrato que você fez foi só para venda do andar de cima. Nada falou sobre o uso do espaço aéreo acima do segundo andar. As edificações que ele fizer no espaço acima do segundo andar não se sustentam no ar e precisam de base que é o andar que ele comprou. Mas por sua vez este se sustenta no seu andar e este nas fundações do terreno. E as cargas dos andares que vão sendo construídos vão tudo cair sobre as paredes do primeiro andar e as fundações. Além do que a casa tem precário equilíbrio por ter sido construída num barranco. Por ser direito de lage eu diria que ele para edificar novas edificações na vertical acima do seu andar precisaria que o contrato permitisse estas construções adicionais e não que a ausência de restrições para o exercício do direito de laje no primeiro contrato implicasse em poder ser o mesmo exercido sem manifestação do proprietário da base superficial das edificações posteriores na vertical. O fato de o terreno estar em seu nome de pouco importa. É o normal, O que interessa é saber quem é registrado como proprietário no registro de imóveis do primeiro andar (deve ou deveria ser você) e no segundo (deve ou deveria ser o comprador do segundo). Sobre este é que vai recair a responsabilidade em caso de acidentes devido a novas edificações. Ainda que o segundo andar esteja em seu nome em caso de acidente não deve ser difícil comprovar a culpa exclusiva dele. Mas se você quiser não ficar esperando o que ocorre, poderá acionar a defesa civil, bombeiros, prefeitura, etc. Ou procurar advogado para mover ação de dano infecto para sustar a construção.
Vendeu sem ter um contrato de compra e venda.? Ele já pagou o preço. O que pode ocorrer é que ele não queira mais comprar se você colocar a clausula que não combinou. E você tenha de devolver o que pagou, Em fazendo isto o melhor é vender os dois andares e o terreno e arrumar outro local mais seguro para morar.;