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Feedback, como vai o seu?

Feedback, como vai o seu?

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Artigo sobre a importância do feedback

Como é difícil dar feedback, não é mesmo?

De um lado empresas que não dão o famoso feedback e de outro, pessoas que não sabem receber o feedback.

No seu negócio, como isto acontece? E você colaborador: Qual a sua reação quando escuta um feedback?

Algumas reflexões de ambos os lados:

Como empresa

Pense em como você gestor dá feedback ao seu colaborador: Anualmente? Semestralmente? Mensalmente?

E independente disto, como é feito este feedback?

Perguntas e mais respostas? Você conversa sobre a realidade do trabalho? As dificuldades?

Você demonstra a posição estratégica da empresa e onde está inserido o colaborador?

Você tenta extrair do colaborador a realidade e a visão dele sobre os fatos?

Já parou para pensar que os processos internos podem levar a conclusão errada sobre aquilo que é proposto?

E principalmente:

O feedback é somente negativo? Ou você fala sobre as coisas boas que acontecem?

Como colaborador

Feedback não é sinônimo de mijada ou problema, certo?

Se assim for entendido, ou quem dá o feedback não entende ou você está vendo sob um prisma equivocado (ou tem mania de perseguição ;) ).

Devemos lembrar que no âmbito de trabalho estamos sempre falando de processos internos, de fluxos, tecnologia e não das pessoas. Discorrer sobre as pessoas é tarefa de desocupados ou lavadores de roupa, como diz o ditado popular.

Ouviu algo que não concorda? Discorde.

Foi dito algo que pareceu ofensivo? Esclareça.

A verdade doeu? Ótimo, sinal que a empresa está preocupada com você.

Ninguém diz algo a outra pessoa se tiver interesse nela. Então, aproveite que a empresa se preocupa e lhe diz algo para pensar, reagir e melhorar. Se assim não for ou não concorda, exerça a sua liberdade de procurar outro lugar para trabalhar.

Enfim,

A ideia de feedback é essencial para o crescimento da equipe, pois quem dá diz o que vê, sente e pensa. Quem recebe, compreende como é visto e se valoriza, mesmo que seja para melhorar o que ainda não está bom.

Contudo, o silêncio é ruim para ambas as partes, afinal, quem não se comunica, se trumbica!

E por falar nisto tudo: Como vai seu feedback?


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

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