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Controladoria jurídica e redesenho de processos: uma nova realidade para os escritórios de advocacia

Controladoria jurídica e redesenho de processos: uma nova realidade para os escritórios de advocacia

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Empresa de consultoria jurídica desenvolveu ferramental, aliando a Controladoria Jurídica ao mapeamento e redesenho de processos e fluxos, para auxiliar advogados

Reduzir retrabalhos, erros, falhas, atrasos e perda de prazos é uma das principais tendências na área jurídica - presente em importantes escritórios de advocacia no mundo - para diminuição de custos, otimização de tempo, aumento da rentabilidade e um melhor atendimento aos clientes que buscam um advogado. Se antecipando a essa necessidade do mercado, a Resultato – Projetos Empresariais (empresa gaúcha de consultoria jurídica) desenvolveu uma metodologia para diferenciar a qualidade de gestão dos serviços admirativo-jurídicos dos escritórios.

De forma inovadora, a Resultato uniu a implantação da Controladoria Jurídica (setor responsável pela centralização de informações, controles de prazos e audiências, diligências, processos, documentos, alimentação do software de controle processual, arquivo físico e virtual) com o trabalho de mapeamento e redesenho de processos e fluxos internos, sendo uma das pioneiras no País a associar esses dois ferramentais.

Por meio do estudo das rotinas jurídicas, a Resultato identifica o caminho percorrido pelos documentos e também pelas pessoas dentro do escritório e assim, junto com a alta administração e as sua equipes, gera conhecimento para a promoção de agilidade e resposta rápida no trabalho.

Gerenciamento por Processos

De acordo com a diretora da Resultato, Marisa Golin da Cunha, o desenho e redesenho dos processos operacionais permite a análise do fluxo de trabalho, o que por sua vez oportuniza a eliminação de retrabalho e diminuição de custos. “Mapear e redesenhar é representar no ‘papel’, por meio de diagramas, o caminho que as atividades, tarefas e rotinas ocorrem dentro do escritório”, explica.

Já o desenho dos procedimentos pode ser dirigido, por exemplo, para os métodos de atendimento ao cliente, controle processual, controle de notas de expediente, diligências, emissão e controle de pauta, arquivo, e outros fluxos de trabalho importantes do escritório. Segundo Marisa, o ferramental do gerenciamento de processos, assim, fortalece o trabalho em equipe e motiva aos colaboradores a se sentirem participantes dos resultados do negócio.


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