Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/30209
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Os ideais de uma bastilha

Os ideais de uma bastilha

Publicado em . Elaborado em .

Reflexão sobre os ideais da Bastilha e os ideais atuais

14 de Julho de 1789, data da queda da Bastilha. Naquele ano uma prisão foi derrubada por ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

Hoje, séculos depois, convido você a fazer uma mudança e lutar por estes 3 ideais.

Qual a mudança?

A queda da sua bastilha.

Todos temos situações, convenções, pré-conceitos que nos tornam menos preparados para o mercado. Esta é a nossa bastilha, a nossa prisão.

Vivemos como se tudo sempre for ser o mesmo, como se nada fosse mudar, como se sucesso fosse eterno e quando a vida nos apresenta a sua outra face, não sabemos sair da prisão, afinal, como funciona nas prisões de verdade no Brasil, o preso só sabe ficar preso. Trabalhar que é bom para se preparar para o mercado de trabalho ou pelo menos não pensar em outros crimes não pode ou somente quando quer.

Fica fácil daí compreender como é difícil sair da prisão e querer se restabelecer no mercado. Assim acontece com a nossa estratégia: Queremos que sempre dê certo a mesma – já que já funcionou tantas vezes antes – mas esquecemos que as regras do jogo mudam e precisamos nos adaptar as novas regras.

Daí surge os ideais, que devem ser maiores que apenas os ideais da empresa em si, devem ser ideais de conduta, de vida.

De forma resumida:

Fraternidade

Devemos ter uma conduta humana com colegas, fornecedores, colaboradores e clientes.

Igualdade

Tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, isto já resolve muita coisa.

Liberdade

Somente a conquistamos quando temos consciência da fraternidade e igualdade e ainda temos aliado conhecimento e discernimento.

Pois é…

Abra sua mente, seja cordial, busque justiça e tente ser livre… Ufa! Muitos tentam isto desde 1789 e não conseguem.

E você, como está na tentativa?


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.