Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/31152
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Gandhi corporativo

Gandhi corporativo

Publicado em . Elaborado em .

Comparação Ghandi e universo corporativo.

Três textos de Mahatma Gandhi que podem ser plenamente aplicados no universo corporativo, com alguns comentários para deixar ainda mais claro tudo isto.

Creio

Eu creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam no que eu acredito. Creio que o triunfo é resultado de esforço inteligente, que não depende da sorte, da magia, de amigos, companheiros duvidosos ou de meu chefe. Creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar. Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero que eles sejam comigo. Não caluniarei aqueles que não gosto. Não diminuirei meu trabalho por ver que os outros o fazem. Prestarei o melhor serviço de que sou capaz, porque jurei a mim mesmo triunfar na vida, e sei que o triunfo é sempre resultado do esforço consciente e eficaz. Finalmente, perdoarei os que me ofendem, porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito de perdão.

E qual é a sua crença? Tudo dá errado porque os outros fazem errado? E você, nunca erra?

Não existe mundo perfeito, somos todos imperfeitos, então, vamos tratar de encontrar nosso caminho dentro de nossas crenças e principalmente dentro do nosso melhor agir, pois ao darmos o nosso melhor ao mundo poderemos colher o melhor que os outros tem a oferecer.

Mergulho em você mesmo

Temos medo de estarmos conosco, mergulharmos em nosso interior. O silêncio e sua prática nos leva a esta possibilidade de encontro profundo e revitalizador. Com o silêncio, encontramos a paz e o amor incondicional vem com toda a força transformadora. “O amor é a força mais sutil do mundo.O mundo está farto de ódio”. É é este ódio irracional e distante da força criadora que destrói,corrompe e ensurdece a humanidade.

Pare! Recomece! Reprograme-se… O silêncio pode ser o ponto chave desta nova caminhada. Pratique-o diariamente e transforme um pouco nosso mundo. Ouça-se.

“Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.”

Pratique diariamente o silêncio da paz. Respire profundamente algumas vezes. Inspire e sopre lentamente até ir relaxando e mergulhando dentro de si mesmo. Feche os olhos e silencie seus medos, preocupações e ansiedades diárias, por alguns momentos. Dê a chance à sua paz e a paz do mundo.

“Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é…

Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida.”

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada,não existirão resultados. Espalhe esta ideia.

Transforme o mundo, a partir de você.

“Seja a mudança que você deseja para o mundo”.

Não canso de repetir: Quer mudança no mundo? Mude primeiro a si mesmo.

Adoramos ver defeitos nos outros e parece que esquecemos dos nossos em algum lugar.

Precisamos compreender que para existir um nós existe primeiro um eu e este eu precisa ser respeitado assim como este eu precisa se desenvolver, evoluir, trabalhar, aprender e contribuir finalmente para os outros, visando o nós como coletivo e não um nós como apenas a turma dos meus amigos.

Destino

‎”Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores… Tornam-se seu destino.”

E quais são seus pensamentos, palavras, atitudes e valores?

Somente através de cada um, alicerçados em suas individualidades com pensamentos, atitudes, valores e verdades modificadas em prol de um bem maior coletivo é que a mudança será plena.

Estamos longe de ver os ensinamentos de Gandhi na vida corporativa?

Depende unicamente de cada um de nós.


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.