Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/32667
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Chefes e seus sentimentos #DepartamentoAsQuintas

Chefes e seus sentimentos #DepartamentoAsQuintas

Publicado em . Elaborado em .

Chefes e seus sentimentos #DepartamentoAsQuintas

Ao ler o título, muitos dirão que não é verdade: Chefia não tem sentimentos, eles tem sarcasmo e principalmente mau humor.

Outro dirão que ao contrário, são muito emocionais.

E há aqueles que são durões ou fingem ser durões.  Ou ainda aqueles que dizem que são parceiros dos colaboradores e na verdade apenas querem o seu sucesso e nada além disto…

Tantos modelos de chefes, não é mesmo?

A Exame.com trouxe alguns pontos que devem ser questionados nestas reflexões.

Vejamos:

1. Ele também quer ser amado
“Chefes são seres humanos, e todo ser humano quer ser amado”, afirma Jucá. Segundo ele, é comum o temor de ser rejeitado pela equipe. “Às vezes a equipe pode pensar que o chefe não se importa com a opinião de ninguém, mas ele também quer ser bem aceito”, explica.

2. Ele duvida se vai dar conta de todas as pressões
É provável que o seu chefe também tenha o chefe dele. De acordo com Jucá, ele precisa responder a cobranças intensas de todas as partes e, muitas vezes mediar interesses divergentes. “Muitas vezes ele se pergunta se será capaz de suportar o peso”, explica.

3. Ele se pergunta se está pronto para liderar
“Conheço muitos gestores com anos de experiência que se sentem inseguros quanto à própria capacidade de chefiar”, conta Jucá. Para corresponder ao estereótipo do líder que “sabe tudo”, a autocobrança aumenta ainda mais. “Ele se sente mal se não tem todas as respostas”, afirma o especialista

4. Ele tem medo de perder o controle do pessoal
A fantasia de que o chefe é uma figura onipotente e onisciente muitas vezes traz sobrecarga para ele “Graças a esses mitos, ele acaba acreditando na falsa ideia de que precisa manter o controle constante da equipe e de todas as situações”, diz Jucá.

5. Ele teme ser “abandonado”
De acordo com Jucá, ao contrário do que muitos imaginam, o chefe quer que seu liderado goste do que faz. “Ele aprecia a ideia de que as pessoas estão felizes onde estão, porque isso significa que vão ficar ao lado dele e prosseguir com o trabalho”, conclui.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-segredos-que-os-chefes-nunca-contam

E quando você for chefe, como vai ser?

#Ficaadica


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.