Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/34973
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

5 pontos cruciais de qualquer software jurídico

5 pontos cruciais de qualquer software jurídico

Publicado em . Elaborado em .

5 pontos cruciais de qualquer software jurídico

São mais de 20 anos de tecnologia na veia, sendo mais de 10 dedicados a sistemas jurídicos.

Uma credencial de experiência que permite dizer os 5 pontos cruciais de conhecimento de um sistema jurídico que são essenciais para o sucesso de uma implantação e mais, da manutenção do sistema implantado no cliente.

São eles:

1. Cadastro de pessoas

2. Cadastro de processos

3. Agenda

4. Notas de expediente

5. Documentos

Sei que muitos vão falar do financeiro, relatórios, administração do sistema, permissões e por aí afora.

Contudo, estes 5 pontos dão base para qualquer implantação ser uma possibilidade de sucesso. Possibilidade? Sim, porque a máquina é burra, só faz o que o ser humano manda, mas há muitos seres humanos que são mais taipas que a própria máquina.

Pois bem.

Com um bom cadastro de pessoas, os relatórios funcionam bem, sem duplicidades, com possibilidades de relatórios por perfil de cliente, por clientes em prospecção, ou seja, um bom cadastro de pessoas pode se transformar num CRM, pode ser útil no marketing jurídico, pode ser muito bom para o negócio como um todo.

O mesmo vale para cadastro de processos, onde além de informações processuais, devemos lançar informações gerenciais, para podermos transformar dados em informações relevantes a clientes. Isto vale para tipos de processo, prognóstico, contingência, datas, etc. Além, óbvio, dos andamentos processuais e de atendimento, onde tudo pode ser informado, basta ser alimentado.

Na agenda, desde que bem controlada com tipos específicos e gerenciamento constante, é uma ferramenta essencial para que todo o escritório possa desaparecer com o papel e ficar no controle virtual.

Notas de expediente, o prazo do advogado. Se o seu sistema sequer importa as notas de expediente ou o sistema é tão complicado que gerenciar as notas é um fardo, porque manter um sistema que nem o Be-a-bá jurídico ele faz bem feito?

E em tudo isto, essencial que todos os documentos sejam digitalizados e colocados dentro do sistema, como uma forma de virtualização do escritório, trabalho efetivo com o processo eletrônico e gestão virtual.

Em suma, cinco pontos que você deve conhecer na palma da mão para ter um sistema de qualidade, útil e eficiente no seu escritório.

Como anda o seu sistema?

O problema é do sistema ou é um problema da peça que fica em frente ao monitor?

Quanto mais este for um problema, mais tarde você colhe os frutos de uma gestão bem aplicada, pois a tecnologia pode ser uma ferramenta essencial no seu negócio.

#PenseaRespeito
____________________________________________________


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.