Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/35188
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Benefício do INSS: auxílio reclusão

Benefício do INSS: auxílio reclusão

Publicado em . Elaborado em .

O "auxílio reclusão" é um benefício da Previdência Social, regulado pela Lei 8.213/91

O "auxílio reclusão" é um benefício da Previdência Social, regulado pela Lei 8.213/91, e tem em vista a proteção dos dependentes carentes do segurado preso, impossibilitado de prover a subsistência dos mesmos em virtude de sua prisão.

Destina-se única e exclusivamente ao conjunto de dependentes do preso – este não tem nenhum direito ao benefício, que estiverem sem perspectivas de subsistência em decorrência da prisão do segurado.

O benefício é devido tanto nas hipóteses de prisão provisória quanto de prisão definitiva, e exige para a sua concessão a prova da perda de liberdade do segurado, a inexistência de remuneração da empresa em que ele trabalhava e não se encontrar o mesmo no gozo de auxílio doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço.

O "auxílio reclusão" tem início na data do efetivo recolhimento do segurado ao estabelecimento penal e é mantido enquanto o segurado permanecer preso. Dá-se a sua suspensão em caso de fuga, restabelecendo-se com a recaptura do preso. Havendo sua soltura, cessa a concessão do auxílio.

Não se exige carência para que os dependentes do segurado tenham direito ao benefício, sendo exigido, entretanto, que o preso seja segurado da Previdência Social e somente será concedido aos dependentes do trabalhador cujo salário de contribuição não ultrapasse o teto previsto (a exemplo do salário família).

Os dependentes devem apresentar à Previdência Social, de três em três meses, atestado emitido por autoridade competente, de que o segurado permanece preso.

A certidão de prisão preventiva, certidão de sentença condenatória ou atestado de recolhimento à prisão são hábeis a comprovar a situação de encarcerado.

Quando o segurado for menor, seus dependentes deverão apresentar determinação de internação e documento que comprove o recolhimento do segurado a órgão subordinado ao Juizado da Infância e da Juventude.

Com a morte do segurado o auxílio reclusão será convertido em pensão por morte.

Quando o dependente que receber o auxílio reclusão for emancipado ou completar a maioridade civil deixará de receber o auxílio, cessando também o benefício com a morte do dependente ou com o fim de invalidez de dependente maior de idade.

Embora a concessão deste benefício social sofra críticas – ao argumento de que o preso deu causa com seu ato ilícito, deve-se, contudo, atentar para o fato de que os beneficiários são os dependentes do preso (este assistido pelo Estado, aqueles, até então, desassistidos e, possivelmente, em situação de extrema dificuldade) e não este.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.