Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/40546
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Benchmarking: software juridico

Benchmarking: software juridico

Publicado em . Elaborado em .

Apresentamos uma pesquisa acerca dos softwares jurídicos mais usados no mercado. Qual o que melhor se amolda ao seu escritório?

Benchmarking é o nome dado para conhecer as melhores práticas de um determinado seguimento. Neste sentido, conhecer os softwares jurídicos mais usados no mercado pode ser um interessante início de uma árdua pesquisa.

Sim, árdua pesquisa. Não adianta nada pegar estes nomes da pesquisa e achar que são os únicos ou que seriam os certos para o seu escritório ou departamento jurídico.

O que determina um software não é a quantidade de pessoas que usam ele no mercado, mas, sim, o quanto ele se adapta ao seu negócio, a sua necessidade.

A seguinte pesquisa contemplou 400 escritórios/departamentos, num universo que, no Brasil, é infinitamente maior, ou seja, temos um bom exemplo de amostragem, e não de real uso da maioria, por assim dizer.

Vamos aos resultados:

Conheça os cinco softwares mais usados por empresas e escritórios:

CPJ-Preâmbulo — É um sistema de gestão do ambiente jurídico com controle processual, agenda, gerador de relatórios e documentos, acompanhamento financeiro com módulos integrados de conta corrente (custas/honorários), contas a pagar e receber (fluxo de caixa e mapa de resultados) e contas bancárias, também é possível controlar os depósitos judiciais e recursais. O usuário pode criar campos na ficha de processos conforme a necessidade de cada ação. O sistema fornece desde estatísticas sobre a quantificação de processos por ações, matérias, eventos e fases processuais, até mapeamento por análise de risco, permitindo obter-se estimativa dos montantes envolvidos nas ações.

Espaider — Com esse software o advogado passa a contar com um escritório virtual a sua disposição 24 horas por dia. No seu servidor (In House) ou no servidor remoto, pagando por demanda no caso de Data Center. O advogado pode acessar os processos, lançar horas no time-sheet, consultar textos anexados, autorizar pagamentos, cumprir providências, agendar diligências, em qualquer horário ou em qualquer lugar que tenha acesso à Internet. Mesmo em finais de semana, de sua própria casa, o usuário pode gerenciar as contas do escritório, conferir e atualizar agendas e delegar tarefas.

RR Jurídico — Permite o controle de processos, de contratos, de procurações, de atos societários, de documentos, entre outros. Também possibilita ao advogado gerenciar o fluxo de trabalho (workflow). A ferramenta oferece ainda banco de modelos minutas de contratos, procurações e atas; possibilidade armazenamento de documentos e imagens digitalizadas; atualização de valores dos processos pelos principais índices; baixa de Publicações do Diário Oficial e andamentos; baixa da Revista do INPI, atualização de despachos e colidência; análises gerenciais; criação de relatórios detalhados e geração e exportação de gráficos.

e-Xyon — Software Jurídico 100% na internet (cloud computing) permite atender a todas as necessidades relacionadas a controle de processos judiciais e administrativos em todas as áreas do Direito, consultas e pareceres e controles societários. Permite a integração de todos os envolvidos no acompanhamento das questões jurídicas, administrativas e paralegais, formando comunidades jurídicas que interagem em tempo real pela web, permitindo a troca ágil, simples e confiável de todas as informações, andamentos e documentos relacionados às questões jurídicas. O sistema jurídico confere também mobilidade de acesso aos envolvidos na gestão jurídica permitindo acessar os dados de qualquer lugar a qualquer hora, com toda segurança através da internet.

CP-PRO — Projetado para atender as necessidades de gestão de escritórios de advocacia de todos os portes, em quaisquer áreas de atuação, desde a pequena até a grande empresa. Atende as necessidades das áreas operacional, administrativa e financeira, possui diversas ferramentas, como: agenda, contratos, processos, serviços extraprocessuais, marcas e patentes, time sheet, financeiro, armazenamento,  Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), Rex Diários (monitoramento nos Diários Oficiais), relatórios, auditoria e Business Intelligence (B.I.)

Departamentos jurídicos de empresas

2015

2012

Espaider    25,1%

Espaider – 19,9%

RR Jurídico    23,6%

CP-PRO – 9%

e-Xyon    8,1%

Tedesco – 8,3%

CPJ-Preâmbulo    7,3%

CPJ-Preâmbulo – 6,8%

Tedesco    6,9%

Benner – 6,8%

CP-PRO    2,7%  

Projurid – 6%

Projuris    2,7%    

Sisjuri – 6%

Projurid    2,3%

Projuris – 4,5%

Software próprio – 2,3%

RR Jurídico – 4,5%

Benner – 1,9%

e-Xyon – 3,7%

Escritórios de advocacia

2015

2012

CPJ-Preâmbulo – 39,5%

CP-PRO – 22,7%

CP-PRO – 8,8%

Sisjuri – 14,8%

Espaider – 8,4%

Espaider – 8,9%

Projuris – 6,2%

CPJ-Preâmbulo – 5,9%

Software próprio – 4,4%

Legal Manager – 5,9%

Themis – 4,4%

Law Office – 4,9%

Promad-Integra – 4,4%

Lawyer – 4,9%

e-Xyon – 3,1%

Adwin – 3%

Sirjuri-Totys – 3,1%

Projuris – 2,9%

RR Jurídico – 1,7%

Tedesco – 2,9%

Fonte: http://www.conjur.com.br/2015-jun-24/conheca-softwares-juridicos-usados-advogados

A matéria completa no site do GEJUR (fonte pesquisa) traz mais dados, como satisfação dos usuários, entre outros. Acesse: http://www.gejur.com.br/Pesquisas/detail/64-software-juridico—avaliacao-completa (exige cadastro)

Aqui no portal já fiz diversos reviews de sistemas jurídicos e outros artigos com dicas práticas para implantar e manter um sistema adequadamente. Acesse: http://gustavorochacom.com.br/tag/software-juridico/

Procure conhecer os sistemas e suas características. Visite outros departamentos jurídicos e outros escritórios de advocacia, mas não compre apenas pelo que viu.

Analise bem as suas necessidades, as suas particularidades, áreas de atuação e por aí a fora.

Já implantei muitos sistemas tidos como "menores" em escritórios de advocacia, por exemplo, que antes usavam sistemas bem maiores e renomados.

Por quê?

Porque é melhor usar de 80% a 90% de um sistema menor e mais barato, com características práticas e úteis ao negócio, do que 20% ou 30% de um sistema mais renomado, caro e subutilizado.

Software, assim como tecnologia, é uso, praticidade e necessidade. Fugiu disto? É só "frescura". Como diria o Luan Santana: "Cê que sabe!".

#FicaaDica


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.