Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/50937
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Apreensão do veículo por falta de pagamento do IPVA dá direito à indenização

Apreensão do veículo por falta de pagamento do IPVA dá direito à indenização

Publicado em . Elaborado em .

A apreensão do veículo por falta de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dá direito à indenização por danos morais e materiais ao proprietário.

A apreensão do veículo por falta de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dá direito à indenização por danos morais e materiais ao proprietário.

A fiscalização do IPVA é um exercício legítimo do Estado, que tem o objetivo de garantir o pagamento das obrigações tributárias. Porém, a apreensão do carro configura abuso de autoridade.

Importante destacar que, de acordo com a Constituição Federal, vivemos em um Estado Democrático de Direito, não cabendo ao Poder Público utilizar-se de maneiras abusivas para receber os tributos devidos, tomando para si, de forma ilegal e confiscatória, a propriedade do devedor.

As apreensões relacionadas à falta de pagamento do Licenciamento são legítimas, uma vez que visam a segurança da coletividade ao impedir que um veículo não autorizado transite pelas vias públicas. Entretanto, se o bloqueio do automóvel acontecer, exclusivamente, pela falta de recolhimento do IPVA, está configurado o abuso de poder.

Nesses casos, é possível ingressar com ação por danos morais e materiais contra o Estado, na qual o contribuinte deverá comprovar o dano material que a apreensão lhe causou. Um exemplo de comprovação são recibos de táxi, utilizado pela ausência do automóvel.

Automóveis comerciais

Os veículos utilizados para atividades comerciais também têm direito à indenização quando apreendidos por falta de pagamento do IPVA. A paralisação da atividade comercial poderá ser alvo de ação por danos morais e eventuais lucros cessantes contra o Estado. Outra possibilidade é o ingresso de ação por danos materiais, no caso da necessidade de alugar um outro veículo para a manutenção das tarefas da empresa.

Vale destacar que a Fazenda Pública possui meios próprios para a cobrança de débitos tributários. Diante disso, não cabe ao poder de polícia do Estado efetuar a apreensão do veículo por falta de pagamento do IPVA.

Para evitar problemas futuros, o correto é que o contribuinte mantenha em dia o pagamento dos impostos e, em qualquer situação que configure abuso de autoridade por parte do Estado, poderá procurar um profissional do Direito para a orientação necessária.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.