Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/51627
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Valores das multas sobem até 66% a partir de 01 de novembro de 2016

Valores das multas sobem até 66% a partir de 01 de novembro de 2016

Publicado em . Elaborado em .

Aumento nos valores das Multas.

A presidente Dilma Sancionou mudanças no Código Nacional de Trânsito (CTB) que passam a valer a partir do dia 1º de novembro de 2016 e que alteram a categoria de algumas infrações para gravíssima, além de aumentar o valor das multas. Os valores das infrações vão aumentar entre 53% e 66%.

Entre as mudanças estão a inclusão do termo manipulação no artigo que diz respeito ao uso de CELULAR para se aplicar também ao envio de mensagens ou redes sociais, passa a ser uma infração gravíssima (antes era média).

O uso de VAGA DE IDOSO ou DEFICIENTE sem a necessária identificação, que já foi infração leve e era grave desde o início do ano, passa a ser gravíssima com multa. Isso significa que em ambos os casos, a punição ao condutor passa a ser de 7 pontos na CNH.

Outra mudança é que quem se NEGAR a fazer o TESTE DO BAFÔMETRO ou EXAME CLÍNICO para constatar a embriaguez pode ser multado em R$ 2.934,70, ou seja, o valor da multa gravíssima multiplicada por dez, além da habilitação suspensa por 12 meses.

Confira quais são os novos valores de multa:

Valores das multas sobem at 66 a partir de 01 de Novembro de 2016


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.