Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/62827
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

OAB TEM QUE SER MAIS ATUANTE EM FAVOR DA CLASSE DOS ADVOGADOS

O advogado e uma peça essencial para a Justiça sem advogado não há Justiça.

OAB TEM QUE SER MAIS ATUANTE EM FAVOR DA CLASSE DOS ADVOGADOS. O advogado e uma peça essencial para a Justiça sem advogado não há Justiça.

Publicado em . Elaborado em .

A OAB é o grande instrumento com que contam os advogados para enfrentar os numerosos desafios desta etapa da vida brasileira.

OAB TEM QUE SER MAIS ATUANTE EM FAVOR DA CLASSE DOS ADVOGADOS



O que notamos no meio judiciário e que algumas pessoas acha que sua caneta e a mais valiosa do planeta porque coloca muitas pessoas inocentes em situações difíceis e ainda acha que o Advogado e um mero despachante onde sua inicial às vezes fica anos sem solução.

O advogado e uma peça essencial para a Justiça sem advogado não há Justiça.

O advogado e o fiscal do Judiciário devido estar em contato com os problemas do dia a dia que acontece no fórum ( processos que não são despachados a muito tempo e sem contar que as decisões (sentenças muito morosa) Tudo isto devem ser repassada para o representante da OAB local que deverá tomar as providencias.

Mas ocorre que muitos advogados não levam o conhecimento da OAB por medo de represália. Por isso que nossa justiça e considerada morosa , não há uma cobrança por parte da OAB para que a justiça seja mais eficiente . 

A justiça reclama que há falta de juizes para suprir a demanda de processos , mas isso e fácil de resolver basta abrir concursos para suprir a demanda.


A OAB é o grande instrumento com que contam os advogados para enfrentar os numerosos desafios desta etapa da vida brasileira. 

E é preciso fortalecê-la, para que continue sendo não apenas um órgão de representação classista, mas, sobretudo, o que tem sido desde sua fundação: um instrumento a serviço do Estado de Direito e da Cidadania. 

Ordem dos Advogados do Brasil devem cobrar que seja aberta concursos para juízes para suprir a demanda de processos . Não é possível apenas um juiz em Comarca do interior ter sob sua responsabilidade 10 a 12 mil processos . Isto é desumano e quem é prejudicado são as pessoas que necessitam de Justiça.


Por isso queremos uma OAB fortalecida e ao mesmo tempo , preocupado com a classe trabalhando para que as prerrogativas dos advogados sejam respeitadas .


Autor

  • Sergio Furquim

    Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.