Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/66935
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O que é assédio moral no meio ambiente do trabalho

O que é assédio moral no meio ambiente do trabalho

Publicado em . Elaborado em .

O presente trabalho objetiva contribuir para ampliar a visibilidade jurídica e social do fenômeno denominado assédio moral no ambiente de trabalho, onde é abordado e enfatizado o tema.

Para melhor entender o que é assédio moral é necessário realizar a separação dos termos, dessa maneira, assédio expressaria o sentido de inexistência impertinente, perseguição, pretensão constante em relação a alguém, e moral seria o conjunto de princípios ou valores que pertencem ao domínio do homem, que vai nortear seu modo de agir e pensar geralmente de maneira virtuosa.

Assédio moral remete a praticas de humilhações, perseguições e ameaças, componentes todos de um processo de violência psicológica que chega ate arriscar a vida da vitima.

O assédio pode ser visto também pelo ângulo do abuso de direito do empregador praticar seu poder diretivo ou disciplinar.

Entende-se por assédio moral a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vitima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistirem do emprego.

Também se define como assédio moral, todo comportamento abusivo, quais sejam gestos, palavras ou atitudes, que por sua repetição passe a ameaçar a integridade física ou psíquica do trabalhador, degradando o seu ambiente de trabalho e o seu relacionamento com os demais companheiros.

O trabalhador, ao perceber no ambiente de trabalho que esta sendo assediado moralmente, deve anotar as humilhações sofridas, bem como o dia, hora, local ou setor, o nome do agressor, o conteúdo da conversa e os colegas que testemunharam.

Deve ainda pedir ajuda aos colegas, principalmente aqueles que testemunharam a agressão ou que já sofreram humilhações do agressor. Evitar conversar com o agressor sem ninguém por perto. Comunicar ao setor de recursos humanos da empresa e denunciar ao Sindicato, só assim poderá por fim ao Assédio Moral.

Conhecer o conceito facilita na hora de exercer o direito. È muito difícil reclamar um direito do qual se tem pouca informação.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.