Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/68258
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Advocacia, a profissão da esperança

Advocacia, a profissão da esperança

Publicado em . Elaborado em .

O advogado não é apenas indispensável à administração da justiça como reza a Lei. Ele vai muito, além disso. É uma profissão maravilhosa para corajosos.Sem o ADVOGADO não há democracia nem liberdade. Profissão difícil é necessita de vocacionados.

Me chamo José e quando criança confesso que não gostava muito do meu nome. Isto até descobrir a beleza de seu significado.  Por ser um nome bíblico José vem do hebraico “Yosef”, e significa o “Justo” ou “Aquele que acrescenta”. Inspirado nisso descobri minha vocação, fui chamado nesta existência a servir a JUSTIÇA e ao DIREITO. Segundo o Salmo 33: “DEUS ama a JUSTIÇA e o DIREITO”. Já o filósofo Aristóteles ensina que: “Quando os seus talentos encontram as necessidades do mundo, ali está a sua VOCAÇÃO”.

Vivencio isto hodiernamente, pois quando exerço o magistério observo fascinado a capacidade de aprendizado do ser humano, ato em potência, meus alunos me impactam positivamente e com eles aprendo também. Neste momento sou “Aquele que acrescenta”.

Mas é na ADVOCACIA que a vocação palpita, as emoções se maximizam, resultando na defesa dos bens sociais mais importantes ante os ataques mais violentos o que nos faz vibrar e exultar com a beleza e a função social da profissão conquistando sentenças procedentes. Sem o ADVOGADO não há democracia nem liberdade. Neste momento sou “O Justo”.

O advogado não é apenas indispensável à administração da justiça como reza a Lei. Ele vai muito, além disso. É uma profissão maravilhosa que aprendi a amar desenvolvendo o maior respeito e admiração aos colegas causídicos. Aqueles que sonham com a profissão, alunos e acadêmicos de direito vou logo avisando: é a mais difícil dentre as profissões dos operadores do direito!

ADVOCACIA não é profissão para covardes demandando inúmeras expertises e gradientes. Dentre eles administrar um escritório de advocacia, relações interpessoais, trabalhar com a burocracia e descaso dos órgãos públicos, de alguns servidores e de boa parte da sociedade com preconceitos em face de profissão.

Todavia, a palavra ADVOGADO tem também um lindo significado, seu berço etimológico vem do latim "advocatus". De "ad", para junto, e "vocatus", chamado, invocado, ou seja, aquele que vem em socorro de alguém.  Beleza impar também encontrada na palavra grega PARÁCLITO ou "parakletos", o mediador, o defensor, o consolador; aquele que está ao lado; que intercede. Tal sentido diz muito desta nobre profissão. Quanto o cidadão sofre um revés em sua vida cotidiana e tem seus direitos violados lembra logo do advogado, aquele que estará junto; aquele que socorre; aquele que assumirá sua luta; aquele que irá lhe defender e proteger.

Então entendo porque a advocacia é a profissão da ESPERENÇA. Esperança do trabalhador em receber suas verbas rescisórias ou aquele FGTS que a empresa não depositou. Esperança daquela pobre viúva em receber o benefício previdenciário, da pensão por morte, que o INSS não concedeu. Esperança do inocente acusado e respondendo injustamente uma ação penal. Esperança do pai de família em manter sua casa que está indo a leilão e é bem único de família.  

A todos os colegas de profissão meu respeito e admiração. E que DEUS lhes ilumine mantendo-os firmes na esperança e condução de suas causas como paladinos da justiça e guardiães da esperança.  

Finalizo lembrando os ensinamentos de Couture: “Advogado teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”!

Feliz 11 de agosto a todos!


Autor

  • José da Silva Machado

    Ética e excelência na advocacia.A Machado Advocacia e Consultoria Jurídica é o expoente inovador da área juridica, sediada em Ponta Grossa atua na região de todo Campos Gerais no Estado do Paraná, especializada no integral atendimento a pessoas físicas e jurídicas, no que concerne às diversas áreas do Direito. O escritório está capacitado para atender todas as áreas do Direito, com destaque para causas cíveis, comerciais, trabalhistas, previdenciárias, penal, sucessões e Família, contando, para tanto com elevada qualificação técnica e ética.Advogado Militante e Professor OAB/PR 63.888

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.