Empresa de consultoria jurídica desenvolveu ferramental, aliando a Controladoria Jurídica ao mapeamento e redesenho de processos e fluxos, para auxiliar advogados

Reduzir retrabalhos, erros, falhas, atrasos e perda de prazos é uma das principais tendências na área jurídica - presente em importantes escritórios de advocacia no mundo - para diminuição de custos, otimização de tempo, aumento da rentabilidade e um melhor atendimento aos clientes que buscam um advogado. Se antecipando a essa necessidade do mercado, a Resultato – Projetos Empresariais (empresa gaúcha de consultoria jurídica) desenvolveu uma metodologia para diferenciar a qualidade de gestão dos serviços admirativo-jurídicos dos escritórios.

De forma inovadora, a Resultato uniu a implantação da Controladoria Jurídica (setor responsável pela centralização de informações, controles de prazos e audiências, diligências, processos, documentos, alimentação do software de controle processual, arquivo físico e virtual) com o trabalho de mapeamento e redesenho de processos e fluxos internos, sendo uma das pioneiras no País a associar esses dois ferramentais.

Por meio do estudo das rotinas jurídicas, a Resultato identifica o caminho percorrido pelos documentos e também pelas pessoas dentro do escritório e assim, junto com a alta administração e as sua equipes, gera conhecimento para a promoção de agilidade e resposta rápida no trabalho.

Gerenciamento por Processos

De acordo com a diretora da Resultato, Marisa Golin da Cunha, o desenho e redesenho dos processos operacionais permite a análise do fluxo de trabalho, o que por sua vez oportuniza a eliminação de retrabalho e diminuição de custos. “Mapear e redesenhar é representar no ‘papel’, por meio de diagramas, o caminho que as atividades, tarefas e rotinas ocorrem dentro do escritório”, explica.

Já o desenho dos procedimentos pode ser dirigido, por exemplo, para os métodos de atendimento ao cliente, controle processual, controle de notas de expediente, diligências, emissão e controle de pauta, arquivo, e outros fluxos de trabalho importantes do escritório. Segundo Marisa, o ferramental do gerenciamento de processos, assim, fortalece o trabalho em equipe e motiva aos colaboradores a se sentirem participantes dos resultados do negócio.


Autor

  • Marisa Golin da Cunha

    Executiva de Gestão para implantação de melhoria de gestão em escritórios de advocacia, para melhoria de resultados operacionais e financeiros.<br><br>Especializações:<br>Planejamento organizacional visando a melhoria de performance<br>Desenho e Redesenho de Processos Operacionais de Trabalho<br>Adoção de indicadores de gestão através da criação da agenda de gestão (plano de negócios)<br>Realização e promoção de cursos, treinamentos e capacitação para adoção de técnicas profissionais

    Textos publicados pela autora

    Fale com a autora

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria