Escritórios de advocacia rompem paradigmas para modernizar a gestão do negócio

12/09/2014 às 17:22
Leia nesta página:

Vencer o tabu da centralização do controle da gestão empresarial é o principal desafio enfrentado por advogados, donos de escritórios

Finanças, administração, contabilidade, pessoas, comunicação, tecnologia da informação, marketing: diversas são as áreas que interferem nos resultados de um negócio e requerem gerenciamento dos gestores. Modernizar o negócio se tornou, mais do que nunca, uma realidade compreendida pelas grandes empresas e organizações. Nos escritórios de advocacia, porém, essa necessidade de mercado ainda é realidade recente. O advogado - dono do negócio – geralmente é o único responsável pela própria gestão empresarial dos diferentes setores e, somente agora, começa a buscar - fora da empresa - consultores e especialistas para lhe auxiliarem na gestão e a modernizar o escritório. 

Diante dessa nova realidade, uma forte tendência que começa a ser verificada em escritórios de advocacia é a implantação das Controladorias Jurídicas, com a contratação de profissionais, não necessariamente advogados, para serem responsáveis pelo controle de processos e do fluxo administrativo-jurídico. De acordo com a Resultato Projetos Empresariais (empresa gaúcha de consultoria para gestão de escritórios de advocacia), a novidade exige, porém, quebra de paradigmas e que o sócio advogado, em primeiro lugar, consiga admitir a necessidade de delegar a gestão administrativa, financeira e de processos do seu negócio. 

Ver para Crer

Advogado Jeferson Braga e equipe da Controladoria JurídicaSomente após oito meses do início da implantação da Controladoria Jurídica no seu escritório de advocacia, o advogado previdenciário Jeferson Braga começou a acreditar em ter acertado na decisão de contratar uma empresa de consultoria para lhe auxiliar a modernizar a gestão do negócio, que neste ano completa dez anos. Desde dezembro de 2013, conta com a consultoria da Resultato para a padronização de atividades e controles. Até então, a empresa era de gestão familiar, contando com a sua administração e o apoio da esposa Karine Bonatto, bacharel em Direito. 

Ao verificar as oportunidades de melhoria que a Controladoria Jurídica poderia lhe proporcionar, Braga vislumbrou um cenário de conforto e agilidade ao cliente, criando assim uma nova estrutura de atendimento. Onde antes todos eram atendidos pelo próprio advogado, agora foram criados novos setores para triagem e pré-atendimento, e também o call-center, que em menos de seis meses já atingiu a marca de cem atendimentos/dia. 

Com os primeiros resultados, Jeferson Braga reforça seu discurso de que o advogado tem de buscar apoio em outras áreas e em profissionais qualificados para trabalhos complementares, mas fundamentais ao negócio. “O primeiro embate não é com o funcionário. É o teu próprio. Não podemos nunca pensar saber tudo. Implantar a Controladoria é um processo que exige calma, paciência e perseverança. No início parece que não vai dar. Só acreditamos realmente que fizemos a melhor escolha há pouco, depois de meses do início da implantação”, relata.

Segundo o advogado, a formação em Direito oferece a estrutura técnica do processo, mas falta o conhecimento da área da administração. “Qual é o procedimento para chegar ao processo jurídico? Perguntávamo-nos, e fazíamos tentativas de como fazer. Tínhamos uma ideia equivocada de que o advogado tinha de fazer todo o procedimento”, revela Braga.

Buscar ajuda também requer decisão

Diante da descoberta de que ser advogado dono de escritório não significa ser o gestor do negócio, Jeferson Braga constatou de que precisava de uma consultoria. E seu exemplo é o desafio que muitos escritórios enfrentam para a implantação da Controladoria Jurídica, uma vez que os advogados se veem frente à necessidade de contratar consultorias administrativo-jurídicas para poder iniciar esse processo de transformação. 

Por isso, se antecipando a essa necessidade do mercado, a Resultato Projetos Empresariais desenvolveu uma metodologia inovadora no País - a partir do mapeamento e redesenho de fluxos e processos - para diferenciar a qualidade de gestão dos serviços administrativo-jurídicos dos escritórios. Assim, auxilia os donos de negócio a aprenderem a ser gestores e, exatamente por isso, aprenderem a descentralizar responsabilidades e a contratar profissionais especializados para cuidar do seu negócio. Os resultados são redução de retrabalhos, de erros, de falhas, de atrasos e de perda de prazos, ale de diminuição de custos, otimização de tempo, aumento da rentabilidade e um melhor atendimento aos clientes que buscam um advogado.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Marisa Golin da Cunha

Executiva de Gestão para implantação de melhoria de gestão em escritórios de advocacia em resultados operacionais e financeiros.Especializações:Planejamento organizacional visando a melhoria de performance. Desenho e Redesenho de Processos Operacionais de Trabalho. Adoção de indicadores de gestão através da criação da agenda de gestão (plano de negócios)Realização e promoção de cursos, treinamentos e capacitação para adoção de técnicas profissionais

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos