Desembargador determina a impenhorabilidade de imóvel bem de família

07/08/2015 às 01:35
Leia nesta página:

Noticia a respeito do julgamento da Apelação Cível de nº 51856-37.2012.8.09.0137.

No dia 28 de maio de 2015, o desembargador Alan Sebastião de Sena Conceição, ao julgar a Apelação Cível de nº 51856-37.2012.8.09.0137, confirmou a sentença do processo de nº 201290518564, no sentido de não permitir a penhora de um imóvel por se tratar de bem de família.

O demanda se tratava de uma Ação de Execução Fiscal onde o imóvel dos executados fora indicado para penhora a fim de garantir o crédito do Exequente, o Estado de Goiás.

Em sua petição de defesa, os Executados alegaram que o imóvel indicado se tratava de um bem de família, logo, não poderia ser penhorado, como bem determina o artigo 1º e 5º da Lei de nº 8.009/90.

Por lei, o imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam proprietários e neles residam, salvo exceções.

Entretanto, é importante mencionar que para os efeitos de impenhorabilidade, de que trata esta lei, considera-se residência um único imóvel utilizado pelo casal ou pela entidade familiar para moradia permanente.

Em contrapartida, o Procurador do Estado afirmou que o imóvel em questão não se tratava de bem de família, uma vez que os Executados não residiam no local, usando-o para auferir renda através de alugueis.

Entretanto, pela documentação juntada no processo, o desembargador, em consonância com o entendimento do juiz de primeiro grau, concluiu que o imóvel servia sim de moradia para os executados e, tendo eles apenas este bem imóvel, ele seria tratado como bem de família, logo, não seria possível a penhora do mesmo.

Fonte: http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Thales de Menezes

Advogado especialista em Direito Imobiliário, atuante na cidade de Goiânia (GO)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos